Preço do diesel da Petrobras cai 21,6% em 2024, após fim do PPI

Decisão de descontinuar o PPI foi tomada em maio de 2023 pela gestão da Petrobras, sob a liderança de Jean Paul Prates e mantida por Magda Chambriard


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Estadão Conteúdo e Redação 04/01/2025 19:50 Cidades
Preço do diesel da Petrobras cai 21,6% em 2024, após fim do PPI - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A Petrobras encerrou o ano de 2024 com o preço do diesel a R$ 3,549 por litro, uma redução de mais de 21,6% em relação ao valor de R$ 4,528 registrado em dezembro de 2022. Este declínio ocorre após o fim do regime de Paridade de Preços de Importação (PPI), que vigorou entre 2016 e 2022. A informação é de um levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Federação Única dos Petroleiros (FUP).

A decisão de descontinuar o PPI foi tomada em maio de 2023 pela gestão da Petrobras, sob a liderança de Jean Paul Prates e mantida por Magda Chambriard. O PPI, que vinculava os preços do diesel à cotação internacional do petróleo e do dólar, foi substituído por uma política interna que considerou as condições do mercado nacional.

Essa mudança foi favorecida pela queda sustentada no preço internacional do petróleo, além da entrada do diesel russo no mercado brasileiro a preços mais baixos, o que possibilitou a redução dos valores praticados pela estatal.

Concorrência e efeitos

Com o fim do PPI, as refinarias privadas, como Acelen e Atem, adotaram uma estratégia de precificação entre a referência externa e os valores praticados pela Petrobras para evitar a perda de mercado. A situação foi mais evidente em regiões como a Bahia, onde o diesel da Acelen é predominante, devido à proximidade logística com a refinaria.

Comportamento de preços em outros combustíveis

A pesquisa também aponta quedas nos preços da gasolina e do GLP (gás liquefeito de petróleo) pela Petrobras, embora de forma mais moderada. A gasolina teve uma redução de 0,9% no período, enquanto o GLP teve uma queda mais expressiva de 16,9%.

Entretanto, o comportamento foi diferente nas refinarias privatizadas, como a Acelen, na Bahia, e a Atem, em Manaus. O preço do botijão de GLP de 13 kg da Acelen aumentou 2,6%, enquanto na gasolina houve um aumento de 0,3%. Na refinaria Atem, o preço da gasolina subiu 4,8%, alcançando R$ 3,7171.

A promessa de “abrasileirar” preços

Em comunicado, a FUP afirmou que a Petrobras cumpriu a promessa do presidente Lula de “abrasileirar” os preços dos combustíveis. A redução nos valores do diesel, gasolina e GLP tem sido vista como uma forma de estabilizar os preços no mercado interno, contrastando com a volatilidade observada sob o regime do PPI.

Com a mudança na política de preços, a Petrobras foi a empresa que mais reduziu os preços, sem comprometer suas margens de lucro. A Acelen e a Atem, por outro lado, registraram quedas menores, com o diesel da Acelen sendo comercializado a R$ 3,7024 e o da Atem a R$ 4,1295, conforme levantamento do Dieese e da FUP.

Margens de lucro e oferta

A redução nos preços do diesel pela Petrobras não comprometeu suas margens de lucro, o que permitiu que a empresa mantivesse sua competitividade no mercado. A introdução do diesel russo e a queda no preço do petróleo ajudaram a estabilizar os preços no Brasil, evitando grandes distorções na oferta do produto.

Levantamento aponta alta nos preços do diesel no Brasil em 2024

O preço do diesel no Brasil registrou um aumento em 2024, segundo a análise mais recente do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL). O diesel comum teve um crescimento de 3,85% ao longo do ano, enquanto o tipo S-10 subiu 2,79%. Com isso, os preços médios dos combustíveis fecharam o ano em R$ 6,20 para o diesel comum e R$ 6,27 para o S-10.

O aumento nos preços do diesel foi impulsionado por reajustes ao longo do ano e pela valorização recente do dólar em relação ao real. A elevação da moeda americana, especialmente nas últimas semanas de 2024, foi um dos fatores que impactou diretamente os custos. Além disso, a estrutura logística também tem um papel importante na formação do preço final nos postos de combustível.

Metodologia do IPTL

O IPTL é um índice que avalia os preços de combustíveis com base em abastecimentos realizados em 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log. A análise se apoia em uma estrutura robusta de data science, o que garante a precisão da média de preços apresentada. A Edenred Ticket Log administra mais de 1 milhão de veículos, com uma média de oito transações por segundo, o que confere grande confiabilidade aos dados obtidos.

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