Prazo para pagar inscrição do Enem 2025 termina nesta quarta-feira; veja como quitar taxa
Pagamento pode ser quitado por meio de boleto bancário, via Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até quarta-feira (18) para efetuar o pagamento da taxa de R$ 85 e garantir a participação nas provas. O período de inscrições foi encerrado na sexta-feira (13). O valor deve ser quitado por meio de boleto bancário gerado na Página do Participante, a plataforma oficial do exame. As informações são da Agência Brasil.
Além do boleto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que o pagamento também pode ser feito via Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança. Para a opção Pix, o candidato deve utilizar o QR Code presente no boleto. O Inep destaca que o sistema não emitirá boleto em nenhuma hipótese para os estudantes concluintes do ensino médio em 2025 de escolas públicas.
Enem 2025 ultrapassa 5 milhões de inscritos
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 contabilizou 5.345.070 inscritos em todo o país. O número foi registrado até as 14h30 da última quinta-feira (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Entre os inscritos, 2.958.032 tiveram isenção da taxa, enquanto 2.387.038 efetuaram ou devem efetuar o pagamento para participar da edição deste ano. Esse volume representa o maior número parcial de inscrições desde 2020, superando inclusive o total alcançado no ano passado.
Em 2024, o Enem registrou 4.325.960 candidatos, número que já foi ultrapassado nesta edição. Após a queda provocada pela pandemia de covid-19, que afetou diretamente as edições de 2021 e 2022, o exame voltou a registrar aumento em 2023, com 3.933.970 inscrições.
O total parcial atual só é inferior ao de 2020, quando 5.783.357 pessoas se inscreveram. O recorde histórico continua sendo o de 2014, com 8.722.290 inscritos. Alunos do 3º ano do ensino médio em escolas públicas, mesmo com dados pré-preenchidos automaticamente pela plataforma, precisam acessar a Página do Participante, verificar e confirmar as informações solicitadas para que a inscrição seja validada.
Enem pode ser usado para certificação do ensino médio
Em 2025, o Enem volta a permitir que candidatos usem o exame como forma de obtenção do certificado de conclusão do ensino médio ou para declaração parcial de proficiência. Para isso, os interessados devem ter mais de 18 anos e não terem concluído formalmente essa etapa da educação. Os critérios exigem que o candidato atinja no mínimo 450 pontos em cada área do conhecimento e pelo menos 500 pontos na redação.
O calendário de aplicação das provas do Enem 2025 está confirmado para os dias 9 e 16 de novembro. O exame será realizado em todo o Brasil, com aplicação em dois domingos consecutivos. As cidades de Belém, Ananindeua e Marituba terão provas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá durante a aplicação regular do exame.
Segundo o Inep, o exame segue sendo a principal porta de entrada para o ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies, além de poder ser usado em universidades estrangeiras que reconhecem o resultado da avaliação.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Instituto baiano entra para a maior rede de sustentabilidade do mundo
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança