Prazo para inscrição no Fies termina nesta sexta-feira
Resultado será divulgado em 18 de fevereiro

O prazo para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 se encerra nesta sexta-feira (7). O processo deve ser realizado online, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até às 23h59 (horário de Brasília). O resultado será divulgado em 18 de fevereiro.
Vagas e critérios de inscrição
Para esta seleção, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 67.301 vagas. Outras 44.867 vagas serão abertas nos próximos meses. Para se inscrever, é necessário preencher os dados pessoais e a escolaridade na plataforma. Candidatos que desejam concorrer às vagas reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD) devem marcar essa opção na autodeclaração do perfil étnico-racial.
Além disso, o candidato deve indicar até três cursos de interesse, por ordem de prioridade, informando estado, município e instituição de ensino desejada.
Funcionamento do Fies
Criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies é um programa do MEC que financia estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Diferentemente do Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fies não oferece bolsas de estudo, mas funciona como um financiamento. Após a conclusão do curso, o estudante deve quitar a dívida em parcelas proporcionais à sua renda.
Para concorrer ao financiamento, é necessário ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. O candidato também deve ter obtido média de pelo menos 450 pontos nas quatro provas objetivas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), além de nota superior a zero na redação.
Outro critério é a renda familiar bruta mensal per capita, que deve estar entre um e três salários mínimos.
Em 2023, o Fies contemplou 50.186 estudantes. Desses, 68,23% eram mulheres e 56,1% se autodeclararam pretos ou pardos. Desde sua criação, o programa tem sido uma alternativa para o financiamento de cursos superiores em instituições privadas com avaliação positiva pelo Sinaes.
Federais brasileiras são destaque no The World University Rankings 2025
As universidades federais brasileiras se destacaram no The World University Rankings by Subject 2025, divulgado na quarta-feira (22). O ranking avaliou 18 áreas do conhecimento, considerando qualidade de ensino, impacto da pesquisa e internacionalização. No Brasil, as universidades federais dominaram várias áreas, incluindo Artes e Humanidades, Medicina e Saúde, Ciências da Vida, e Ciências Sociais, destacando-se instituições como a UFMG, UFRJ e UFSC.
Em Artes e Humanidades, 16 das 21 universidades brasileiras ranqueadas são federais, representando 76,1% das instituições classificadas. Na área de Medicina e Saúde, 24 universidades federais figuraram entre as 44 universidades brasileiras ranqueadas, totalizando 55,5%. A UFMG, a UFRJ e a UFSC foram algumas das principais universidades brasileiras em diversas áreas.
As universidades federais também dominaram em Ciências da Vida e Ciências Sociais, com 32 das 48 universidades ranqueadas em Ciências da Vida sendo federais, ou seja, 62,5%. Em Ciências Sociais, 24 das 36 universidades brasileiras ranqueadas eram federais, representando 66,6% das classificadas, com destaque para a UFRJ, a UFMG e a UFSC. A UFRJ se destacou entre as melhores do País em várias áreas.
Na área de Engenharia, 29 universidades federais ocuparam 69,5% das vagas brasileiras, com a UFRJ liderando. Além disso, em áreas como Ciência da Computação, Direito e Educação, as universidades federais também se destacaram, com destaque para a UFMG, UFRJ e UFSC. A forte presença das universidades federais no ranking reafirma o seu papel de liderança no ensino superior brasileiro.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Justiça congela R$ 640 mil de facção em Camaçari e revela esquema milionário
Bahia tem um dos piores salários do Brasil em 2024, aponta IBGE
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'