Por unanimidade, STF decide que não incide imposto de herança sobre previdência privada
Com a decisão, o imposto não pode ser aplicado aos valores de planos de previdência privada (PGBL e VGBL) em razão do falecimento do titular
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), conhecido como imposto de herança, não pode ser aplicado aos valores de planos de previdência privada (PGBL e VGBL) em razão do falecimento do titular. A análise foi realizada em plenário virtual, que encerrou às 23h59 de ontem (13). Todos os 11 ministros votaram a favor do relatório apresentado por Dias Toffoli.
Origem do caso
O caso teve início no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que declarou inconstitucional uma lei estadual que determinava a cobrança do imposto sobre dois tipos de previdência privada: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).
No julgamento, o TJRJ considerou que o VGBL possui características de seguro, o que o afastaria do caráter de herança e, portanto, da incidência do ITCMD. Já no caso do PGBL, o Tribunal entendeu que seria válido tributá-lo, uma vez que poderia ser comparado a uma aplicação financeira.
Voto do relator
Para o relator do caso no STF, ministro Dias Toffoli, tanto o PGBL quanto o VGBL possuem natureza de seguro de vida, o que os exclui da incidência do imposto de herança. Ele destacou que, em ambos os casos, o segurado tem liberdade para indicar o beneficiário, independentemente de vínculo sucessório.
“O PGBL cumpre sua função principal (cobertura por sobrevivência) quando o participante-assistido goza do benefício. De outro giro, se o titular do plano falece, sobressai do PGBL (tal como no VGBL) o caráter de seguro de vida no qual há estipulação em favor de terceiro”, justificou Toffoli em seu voto.
O ministro também ressaltou que a ausência da obrigatoriedade de o beneficiário ser um herdeiro legal reforça o caráter de seguro, protegendo os valores do alcance do ITCMD.
Impactos da decisão
A decisão do STF tem repercussão geral, o que significa que deverá ser seguida por todas as instâncias judiciais do país em casos semelhantes. Assim, leis estaduais que atualmente preveem a cobrança do ITCMD sobre valores de planos de previdência privada em razão de morte terão que ser ajustadas.
Estados que já arrecadavam o imposto nesses casos deverão reavaliar suas legislações, enquanto segurados e beneficiários desses planos podem considerar a decisão um marco importante para a segurança jurídica nos contratos de previdência privada.
Mais Lidas
Cidades
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Últimas Notícias
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro
Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus
Governo Trump intensifica políticas anti-imigração; inicialmente, voo teria como destino final Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte
Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento
Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Alok e grandes encontros são destaques desta edição que acontece neste sábado e domingo
Israel liberta segunda leva de prisioneiros palestinos como parte de acordo de cessar-fogo
Entre libertados, 70 foram deportados ou exilados e não poderão retornar à Faixa de Gaza ou à Cisjordânia