Policiais civis homenageiam delegada Patrícia Neves em evento sobre assédio

Servidoras fizeram um ‘minuto de silêncio’ pela delegada assassinada no último domingo, vítima de feminicídio


Redação
Redação 16/08/2024 14:05 • Cidades
Policiais civis homenageiam delegada Patrícia Neves em evento sobre assédio -

Investigadoras, escrivães, delegadas e peritas técnicas debateram, nesta quinta-feira (15), o enfrentamento e o combate ao assédio moral e sexual no ambiente da Polícia Civil da Bahia. O seminário, realizado pelo Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), aconteceu na sede do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), no bairro de Itapuã, em Salvador.

As servidoras fizeram um ‘minuto de silêncio’ pela morte da delegada Patrícia Aires no último sábado (10), vítima de feminicídio. Seu noivo Tancredo Neves de Arruda foi preso no domingo (11) em flagrante e, depois de confessar o crime, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça na segunda-feira (12), após uma audiência de custódia em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A investigadora e vice-presidente do Sindpoc, Ana Carla Souza, pontuou que é recorrente “receber” no sindicato servidoras vítimas de assédio na Polícia Civil. A sindicalista relatou um caso de uma policial que, quando chegava na delegacia onde era lotada, tinha que ficar escondida nos corredores da unidade por causa do assédio que sofria. “Quantas Patrícias e quantas Rafaelas vamos continuar tendo que pedir minuto de silêncio? Infelizmente, o assédio cresceu muito nas unidades. O assédio adoece e mata”, lamentou emocionada a vice-presidente.

Christiane Gurgel, vice-presidente da OAB-BA, ressaltou que o assédio precisa ser analisado a partir da perspectiva de gênero e pontuou que, no serviço público, “os casos de assédio são diários e geram sofrimento intenso as vítimas”. “Não é fácil uma servidora pública passar por uma situação de assédio porque ela não pode abrir mão da vaga que conseguiu através de muita luta e dedicação”, disse, ao destacar que, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), “o ambiente de trabalho saudável é àquele que preza pela felicidade dos trabalhadores”.

A escrivã e secretária-geral do Sindpoc, Luciene Rodrigues, frisou que o sindicato, desde 2018, faz o “acolhimento” das vítimas de assédio. Segundo a sindicalista, as vítimas têm medo de denunciar os casos na Corregedoria da Polícia Civil.

“Ficam com receio de represálias. Então, o primeiro passo é procurar acolhimento no sindicato. De imediato, encaminhamos as vítimas ao Departamento Médico da Polícia Civil e disponibilizamos também consultoria jurídica. Temos uma equipe de advogados treinados para isso. Nós diretores acolhemos, damos toda a orientação, mas, também, temos o corpo jurídico que nos apoia, que está por trás de todo esse trabalho da entidade, e que hoje resultou nesse seminário”.

A mesa do evento foi composta por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública (DPE), Procuradoria-geral do Estado (PGE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Estaduais (Planserv), Departamento Médico da Polícia Civil (Demep) e a Ordem dos Advogados (OAB).

Leia também:

Polícia Civil prende em flagrante companheiro de delegada por feminicídio

Sindpoc divulga nota lamentando morte da delegada Patrícia Neves

Suspeito de matar delegada vai continuar preso, segundo a justiça

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Cláusula de contrato da Fonte Nova impede concessão de Pituaçu à iniciativa privada até 2028 -
Esporte 21/05/2025 às 22:00

Cláusula de contrato da Fonte Nova impede concessão de Pituaçu à iniciativa privada até 2028

Contrato da Parceria Público-Privada (PPP) exige que Estádio de Pituaçu funcione como alternativa em casos de indisponibilidade da Arena Fonte Nova


Padre Fábio de Melo desabafa sobre linchamento virtual após polêmica em cafeteria: ‘estou a um passo de desistir’ -
Coluna Ohh! 21/05/2025 às 21:40

Padre Fábio de Melo desabafa sobre linchamento virtual após polêmica em cafeteria: ‘estou a um passo de desistir’

Padre vem sofrendo ataques virtuais após relatar ter sido tratado com grosseria por um gerente de uma cafeteria da rede Havanna, em Joinville (SC)


Bancada de oposição na Câmara de Salvador apresentará emendas coletivas ao PL de reajuste dos servidores -
Política 21/05/2025 às 21:30

Bancada de oposição na Câmara de Salvador apresentará emendas coletivas ao PL de reajuste dos servidores

Projeto deve ser votado nesta quinta-feira (22), durante sessão extraordinária da CMS


OAB-BA empossa Comissão de Direito do Terceiro Setor para triênio 2025-2027 com foco em inovação e justiça social -
Cidades 21/05/2025 às 21:20

OAB-BA empossa Comissão de Direito do Terceiro Setor para triênio 2025-2027 com foco em inovação e justiça social

Advogada Karine Rocha foi reconduzida ao cargo de presidente da Comissão


Alcolumbre diz que PEC do fim da reeleição pode ser votada no Senado na próxima semana -
Política 21/05/2025 às 20:59

Alcolumbre diz que PEC do fim da reeleição pode ser votada no Senado na próxima semana

Proposta estabelece mudanças a partir de 2034 e mantém direito de reeleição até 2030


Morre Dorinha Duval, atriz que interpretou primeira Cuca do Sítio do Picapau Amarelo, aos 96 anos -
Coluna Ohh! 21/05/2025 às 20:40

Morre Dorinha Duval, atriz que interpretou primeira Cuca do Sítio do Picapau Amarelo, aos 96 anos

Com carreira marcada por sucessos na televisão, Dorinha deixou os holofotes após ser condenada por homicídio nos anos 1980


Ex-comandante da Aeronáutica revela ao STF que alertou Bolsonaro sobre ausência de fraudes nas urnas -
Política 21/05/2025 às 20:30

Ex-comandante da Aeronáutica revela ao STF que alertou Bolsonaro sobre ausência de fraudes nas urnas

Depoimento foi prestado como parte das investigações que apuram tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022


Isidório surge com bebê reborn na Câmara e pede que adeptos visitem orfanatos: ‘não vamos trocar o natural por silicone’ -
Política 21/05/2025 às 20:20

Isidório surge com bebê reborn na Câmara e pede que adeptos visitem orfanatos: ‘não vamos trocar o natural por silicone’

Parlamentar afirmou que apego aos bonecos não pode substituir cuidado com crianças reais em situação de vulnerabilidade


Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência em 2026: ‘contribuir para o melhor do Brasil’ -
Política 21/05/2025 às 19:58

Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência em 2026: ‘contribuir para o melhor do Brasil’

De acordo com governador do Rio Grande do Sul, pré-candidatura é uma 'aspiração legítima'


Inelegível, Bolsonaro volta a falar em candidatura à presidência em 2026: ‘qual foi o crime que cometi?’ -
Política 21/05/2025 às 19:40

Inelegível, Bolsonaro volta a falar em candidatura à presidência em 2026: ‘qual foi o crime que cometi?’

Em vídeo, ex-presidente também disse que governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputará reeleição