Polícia prende suspeito de atentado que tinha diretor de presídio como alvo na Bahia
Suspeito de ataque contra motorista do diretor de presídio foi capturado durante operação em Itapebi

O principal suspeito de atirar contra o motorista do diretor do Conjunto Penal de Eunápolis, no Extremo-sul da Bahia, foi capturado, na manhã desta quarta-feira (21), durante uma tentativa de fuga na cidade de Itapebi, a cerca de 50 quilômetros do local do crime. O homem, que já possui diversas passagens pela polícia por homicídio, ocultação de cadáver e roubo, foi alcançado por equipes das forças de segurança estaduais e federais que atuam em uma operação integrada deflagrada após o atentado.
As investigações preliminares apontam que o verdadeiro alvo da tentativa de homicídio seria o diretor da unidade prisional, Jorge Magno Alves. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido encomendado por uma facção criminosa com atuação consolidada na região, a mesma que foi responsável por uma fuga em massa registrada no final de 2024 no presídio.
Mulher também é presa em ação
Além do suspeito, uma mulher também foi presa durante a ação. Com eles, a polícia apreendeu uma pistola, munições e um carregador. A ofensiva é resultado de ações de inteligência coordenadas pelas forças de segurança da Bahia em conjunto com órgãos federais, que já identificaram o mandante do crime e continuam em busca de outros envolvidos.
O ataque, ocorrido na noite da última terça-feira (20), teve como alvo o motorista terceirizado do diretor do presídio de Eunápolis, que foi atingido por disparos de arma de fogo enquanto dirigia nas imediações da unidade. A vítima, funcionário da empresa cogestora Reviver, foi socorrida e permanece internada em estado gravíssimo no hospital local.
Operação integrada mobiliza mais de 100 agentes
Logo após o ataque, uma operação de grande porte foi iniciada envolvendo cerca de 100 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). As ações se estendem a cidades vizinhas a Eunápolis, com reforço na segurança do entorno do conjunto penal e foco na localização dos suspeitos.
As autoridades afirmam que o atentado confirma a atuação contínua da facção que organizou a fuga de dezembro. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) monitoram a situação, mantendo equipes especializadas em alerta para prevenir novos ataques e acelerar as investigações.
Histórico de fuga e tensão no sistema prisional
O Conjunto Penal de Eunápolis tem enfrentado sucessivos episódios de instabilidade desde a fuga registrada em dezembro de 2024. Na ocasião, oito criminosos fortemente armados invadiram o presídio para libertar 16 detentos, incluindo Ednaldo Pereira Souza, o “Dadá”, apontado como líder da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE).
A fuga resultou na morte de um dos fugitivos em confronto com a polícia e na prisão da ex-diretora da unidade, Joneuma Silva Neres, por suposta colaboração com o grupo criminoso. Até o momento, 15 foragidos continuam sendo procurados pelas forças de segurança.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima
A SSP-BA reforça o apelo à população para que contribua com informações que possam levar à captura dos foragidos e de demais envolvidos no atentado ao motorista. Denúncias podem ser feitas gratuitamente e de forma anônima por meio do telefone 181, disponível 24 horas por dia.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira
Instituto baiano entra para a maior rede de sustentabilidade do mundo
Últimas Notícias

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira
Chuvas fortes, ventos e risco de alagamentos motivam alerta para Salvador e outras 90 cidades até o início da próxima semana

Morre cantora Sol, rival de Gretchen nos anos 1980, aos 59 anos em São Paulo
Artista fez sucesso nos anos 80 e viveu no Japão por 20 anos

Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Trump assistiu ao jogo ao lado da esposa Melania e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A presença do ex-presidente exigiu esquema especial de segurança no estádio

Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Entrega no Residencial Vitória da União marca retomada de obras paralisadas desde 2017 e reforça parceria entre governos federal e estadual

Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
Ex-presidente vinculou tarifa de 50% aplicada por Trump a valores ideológicos e liberdade

Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas
Cardiologista aponta os impactos da tecnologia na detecção precoce de arritmias, adesão ao tratamento e atenção contínua ao paciente

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Preta Gil chegou a Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio, para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer de intestino

Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei
Brasil encerrou fase classificatória com 29 pontos, desempenho que lhe assegura uma posição de destaque entre as melhores seleções do torneio

Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas
Entrega do primeiro lote foi feita em Minas Gerais e marca o início da produção nacional com tecnologia indiana

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais