Polícia identifica mortos em megaoperação no Rio e diz que 95% tinham ligação com o Comando Vermelho
Levantamento também aponta que 59 dos mortos possuíam mandados de prisão em aberto
PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO
O Governo do Rio de Janeiro concluiu, no último domingo (2), o processo de identificação dos suspeitos mortos na megaoperação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou 121 mortos — sendo 117 suspeitos e quatro agentes de segurança. De acordo com a Polícia Civil, 115 dos 117 corpos identificados têm ligação comprovada com o Comando Vermelho (CV), principal facção criminosa do estado.
Segundo o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, o levantamento aponta que 59 dos mortos possuíam mandados de prisão em aberto, enquanto 97 apresentavam histórico criminal relevante. Outros 17 não tinham registros anteriores, mas 12 deles exibiam indícios de envolvimento com o tráfico em publicações nas redes sociais. Dois laudos tiveram perícia inconclusiva.
Mortos eram de 11 estados e 95% ligados ao tráfico
O balanço divulgado pela Cúpula da Segurança Pública revela ainda que 62 suspeitos mortos eram de outros estados brasileiros, reforçando o caráter interestadual da facção. As origens foram distribuídas da seguinte forma:
- Pará: 19
- Amazonas: 9
- Bahia: 12
- Ceará: 4
- Paraíba: 2
- Maranhão: 1
- Goiás: 9
- Mato Grosso: 1
- Espírito Santo: 3
- São Paulo: 1
- Distrito Federal: 1
A Polícia Civil aponta que o Comando Vermelho mantém chefes de organizações criminosas de 11 estados atuando no Rio de Janeiro, com base nos complexos da Penha e do Alemão, que serviriam como centro de comando e treinamento para criminosos de todo o país.
“Essa mínima fração de narcoterroristas neutralizados que não possuíam anotações criminais, nem imagens em redes sociais portando armas ou demonstrando vínculo com facções criminosas, não significa nada”, afirmou Curi. “Se eles não tivessem reagido à abordagem, teriam sido presos em flagrante por porte de fuzis, granadas e tentativa de homicídio contra os agentes.”
Corpos foram liberados e perícia encerrada
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro informou que todos os 117 corpos dos suspeitos mortos já foram liberados pelo Instituto Médico-Legal (IML). Em nota, o órgão confirmou o encerramento das perícias e afirmou que continua acompanhando o caso e prestando assistência às famílias.
Segundo o governo, quatro das vítimas eram policiais — dois civis e dois militares — e os demais tinham relação direta ou indireta com o tráfico. O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, destacou que os confrontos ocorreram em áreas de mata, afastadas das regiões habitadas.
“Uma estratégia fundamental foi empurrar os bandidos para a mata, no alto do morro, preservando a segurança da população. Foi lá onde se deram os maiores embates. E quem estava na mata, estava em confronto com a polícia”, disse Menezes.
‘Doca’ segue foragido após operação
O principal alvo da operação, Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca, apontado como líder nacional do Comando Vermelho, segue foragido seis dias após o início da Operação Contenção. Um relatório da Polícia Civil indica que o Rio abriga líderes do CV oriundos de quatro das cinco regiões do país, o que mostra a amplitude da estrutura da facção.
Nenhuma das pessoas mortas havia sido denunciada à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Diante das circunstâncias, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) criou um observatório para monitorar o cumprimento da lei pelas polícias Civil e Militar durante a operação.
Moraes chega ao Rio e terá reuniões com autoridades
Em meio às repercussões, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cumpre agenda oficial no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (3) para discutir a operação e o andamento das investigações.
A programação inclui encontros com autoridades estaduais e municipais:
- 11h00: Reunião com o governador Cláudio Castro, o secretário de Segurança Pública, o comandante da PM, o delegado-geral da Polícia Civil e o diretor da Superintendência de Polícia Técnico-Científica.
- 13h30: Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
- 15h00: Procurador-Geral de Justiça do Estado.
- 16h30: Defensor Público-Geral do Estado.
- 18h00: Prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Na véspera, Moraes determinou a preservação integral dos elementos materiais relacionados à execução da Operação Contenção, ressaltando a necessidade de transparência e responsabilidade institucional no processo de apuração.
Mais Lidas
Cidades
Planserv terá ampliação de serviços e rede prestadores na Bahia
Últimas Notícias
Centro Integrado de Comando e Controle da SSP é ativado para monitoramento do Enem 2025
Mais de quatro mil agentes das forças estaduais atuam em 175 municípios para garantir segurança durante o exame
Anitta divulga novas datas de ensaio e mantém Salvador fora; ausência gera críticas nas redes
Cantora anuncia shows extras em novas cidades e frustra fãs baianos com ausência da capital, tradicionalmente incluída nas edições anteriores
Prefeitura de São Paulo veta show de Kanye West em Interlagos após polêmicas antissemitas
Rapper norte-americano teve apresentação cancelada por decisão do município; evento ainda busca novo local para acontecer na capital paulista
Vitória confirma zagueiro Lucas Halter no jogo contra o Botafogo no Barradão
Zagueiro pertence ao clube carioca, mas Rubro-Negro paga multa e garante presença do capitão em jogo decisivo pela Série A
Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento; confira o tema dos anos anteriores
Assunto estimula reflexão sobre os desafios do envelhecimento e o papel da sociedade diante do aumento da expectativa de vida no país
Planserv terá ampliação de serviços e rede prestadores na Bahia
Gestão estadual defende equilíbrio financeiro, justiça contributiva e ampliação de serviços sem alterar direitos de 500 mil beneficiários
Bolívia e Estados Unidos retomam laços diplomáticos após quase 20 anos sem embaixadores
Decisão inclui a volta de embaixadores em Washington e La Paz, algo que não ocorre desde 2008
Lídice da Mata abre votação pública para destinação de R$ 2 milhões em emendas parlamentares
Deputada lança segunda edição de edital pioneiro na Bahia que democratiza uso de recursos públicos e já recebeu mais de 100 projetos inscritos
Governo do Paraná anuncia auxílio de até R$ 50 mil por família atingida por tornado; ministro vai ao estado acompanhar ações de socorro
Tragédia deixou seis mortos, mais de 700 feridos e mil desabrigados em Rio Bonito do Iguaçu; governo federal e estadual articulam medidas de reconstrução
CBF confirma final da Copa do Brasil Feminina para próximo dia 20 em Araraquara
Decisão entre Ferroviária e Palmeiras será disputada na Arena Fonte Luminosa