Polícia Civil realiza megaoperação contra facção no Complexo de Israel e causa impacto no trânsito do Rio
Ação mira líderes da facção em vigário geral e cidades vizinhas com prisões, apreensões e demolição de pontos estratégicos

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira (10), uma megaoperação no Complexo de Israel, localizado na zona norte da cidade, visando cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra integrantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP). A ação representa um dos maiores esforços recentes para desarticular as atividades do grupo na região.
Impactos no trânsito e ativação do estágio 2 de risco pela prefeitura
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) comunicou que o município entrou, por volta das 6h50, no estágio 2, nível que indica risco elevado de impacto para a população. Em consequência da operação, importantes vias como a Avenida Brasil e a Linha Vermelha foram fechadas em ambos os sentidos, especialmente na altura do bairro Vigário Geral, causando um intenso congestionamento e transtornos no fluxo da cidade durante toda a manhã.
Segundo o COR-Rio, na Avenida Brasil, no sentido centro, o trânsito ficou paralisado desde Barros Filho até o trecho interditado entre Cidade Alta e Vigário Geral. Na Linha Vermelha, os bloqueios também ocorreram na região próxima a Vigário Geral, amplificando os efeitos do caos urbano.
“Na Avenida Brasil, no sentido centro, o trânsito apresenta paradas a partir de Barros Filho até o trecho de interdição, entre Cidade Alta e Vigário Geral. Na Linha Vermelha, os bloqueios acontecem também na região de Vigário Geral”, diz a nota da Polícia Civil.
Liderança e estrutura da facção criminosa investigada pela polícia
As investigações que embasaram a operação foram conduzidas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) com o apoio da Delegacia Antissequestro (DAS), 22ª DP (Penha) e 33ª DP (Realengo). O foco está na organização criminosa comandada por Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, apontado como um dos traficantes mais perigosos do estado. Ele ganhou notoriedade ao estabelecer seu domínio com base em um fundamentalismo evangélico rígido.
O TCP atua intensamente nas comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau. A polícia detalhou que o grupo mantém um sistema de intimidação dos moradores locais, expulsando rivais e promovendo ataques a agentes de segurança pública.
Ações coordenadas para obstrução da polícia e uso de armamento pesado
Além das prisões, as investigações revelaram a existência de um núcleo especializado responsável por monitorar viaturas policiais, queimar ônibus e organizar protestos simulados com o intuito de dificultar a atuação das forças de segurança. Também foi constatada a presença de criminosos treinados para o abate de aeronaves policiais, equipados com armamento pesado e técnicas específicas.
“Foi apurada, ainda, a existência de um núcleo especializado na tentativa de abate de aeronaves policiais, composto por criminosos com armamento pesado e treinamento específico”, afirmaram as autoridades.
Objetivos da operação e medidas complementares contra TCP
A operação visa apreender armas de fogo, drogas, rádios comunicadores, aparelhos eletrônicos, documentos e outros materiais que possam fortalecer a responsabilização penal dos envolvidos. Conforme autorização judicial, duas construções irregulares utilizadas como pontos estratégicos de abrigo e ataque pela facção serão demolidas, com o propósito de desestruturar a estrutura defensiva do grupo.
O esforço operacional conta com a participação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), além do suporte de delegacias da capital, da Baixada Fluminense e do interior do estado, evidenciando a complexidade e amplitude da ação.
Polícia Civil realiza megaoperação no Complexo de Israel (RJ) para combater a facção Terceiro Comando Puro (TCP). Avenida Brasil e a Linha Vermelha são interditadas, e duas pessoas ficam feridas.
— Hugo Gloss (@HugoGloss) June 10, 2025
📹: @bandnewstv; Reprodução/Redes Sociais pic.twitter.com/a44LASVFkd
Mais Lidas
Cidades
Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Últimas Notícias

Terceira fase da Operação Bastilha combate comunicação ilegal de PMs presos na Bahia
Ação integra um esforço concentrado para reforçar o controle sobre os presos militares

Baiana Pâmela Lucciola assume o ‘Melhor da Tarde’ após saída de Catia Fonseca
Nova apresentadora do vespertino da Band já havia substituído Catia nas férias e tem passagem pela TVE Bahia

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF

Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos