A Polícia Civil prendeu oito pessoas na operação Para-Raios, que investiga o assassinato do cacique Lucas Santos de Oliveira, ocorrido em dezembro de 2023. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram executados no município de Pau Brasil, no sul da Bahia. Como resultado dessas ações judiciais, foram confiscadas duas armas de fogo, 11 celulares, porções de drogas, balanças de precisão e munições.
As investigações revelaram que, em 21 de dezembro de 2023, no território indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, o cacique foi morto em uma emboscada realizada por uma dupla que se aproximou de moto. Através de operações táticas e de inteligência, as ordens judiciais foram cumpridas e os suspeitos identificados.
Cerca de 200 policiais civis participaram da operação, liderada pela Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF/Gemacau). A ação contou com o apoio de equipes dos departamentos de Polícia do Interior (Depin), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Inteligência Policial (Dip), além da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).
Leia também:
MEC divulga 2ª chamada do Prouni nesta terça-feira
Anvisa emite alerta sobre mensagens fraudulentas enviadas por e-mail