Polícia Civil cumpre mandados judiciais contra grupo criminoso em Salvador
Além da Bahia, policiais também realizam operações simultâneas em Pernambuco e Sergipe

Uma operação integrada entre o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) das polícias civis da Bahia e de Sergipe mobiliza, nesta terça-feira (11), cerca de 130 agentes para o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em diversos bairros de Salvador. Batizada de Operação Tela Fria, a ação tem como alvo uma associação criminosa especializada em furtos e roubos.
Ação em três estados
Além da Bahia, policiais também realizam operações simultâneas em Pernambuco e Sergipe. Ao todo, estão sendo cumpridos 43 mandados de prisão e 55 de busca e apreensão. As investigações apontam que o grupo atuava de forma recorrente na capital baiana, praticando delitos patrimoniais e causando prejuízos às vítimas. Além das prisões, os mandados visam apreender provas e recuperar bens subtraídos pela organização criminosa.
A operação coordenada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Salvador) conta com o apoio dos departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), e das coordenações de Operações e Recursos Especiais (CORE) e de Polícia Judiciária (COPJ). A ação também conta com o suporte do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e das polícias civis baiana e pernambucana.
Modus operandi da quadrilha
De acordo com a delegada da Polícia Civil de Sergipe, Luciana Pereira, a organização criminosa operava de maneira estruturada, contando com especialistas em furto, desbloqueio de dispositivos e movimentação financeira ilegal. “Conforme apurado, os criminosos agiam em diferentes frentes. Primeiro, recrutavam pessoas com habilidade para furtar celulares em meio à multidão durante os eventos. Em seguida, entravam em contato com as vítimas, enviando mensagens ameaçadoras para forçá-las a fornecer as senhas dos aparelhos e das contas na nuvem”.
Segundo ainda a delegada, “com o acesso liberado, especialistas da quadrilha desbloqueavam os dispositivos, permitindo que o grupo acessasse redes sociais, contatos e, principalmente, contas bancárias”. “Os criminosos realizavam compras fraudulentas e transferências bancárias antes de revender os aparelhos no mercado ilegal”, explicou.
Nesta fase da operação, os esforços estão concentrados nos suspeitos do bairro Massaranduba e em parte dos envolvidos do bairro Uruguai, considerados peças-chave da organização criminosa.
Operação em Ilhéus
Paralelamente à Operação Tela Fria, outra ação foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (11). Denominada Operação Rota de Colisão, a investigação tem como objetivo coibir o desvio de objetos postais do Centro de Distribuição dos Correios (CDD) na cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia.
A PF cumpre quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Ilhéus para colher provas. Segundo estimativas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o prejuízo decorrente das indenizações pagas em razão dos desvios das mercadorias chega a mais de R$ 270 mil.
Durante as investigações, foram reunidas evidências de que parte das mercadorias desviadas do fluxo postal foi revendida no comércio local. Os delitos apurados incluem peculato desvio, inserção de dados falsos em sistemas informatizados da administração pública e receptação de produtos furtados.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano
Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro
Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Verão Costa a Costa transforma Arembepe em centro de diversão e esporte
Últimas Notícias

Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia
Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos
Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)

Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar
Programa é voltado para alunos da rede pública da Bahia, com foco na preparação para o Enem e vestibulares

Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM
Ex-presidente criticou escolha de Verônica Abdalla Sterman para Superior Tribunal Militar, afirmando que ela segue linha de pensamento da atual presidente da Corte

Colisão entre aves e aviões no Brasil é ameaça constante à segurança aeronáutica
Medidas como manejo de fauna e uso de cães e falcões têm ajudado a reduzir os riscos de incidentes