PF prende Daniel Vorcaro após tentativa de fuga em jatinho antes da operação que levou à liquidação do Banco Master
Ação policial desencadeia afastamentos, novas prisões e amplia investigação sobre suspeitas de fraudes e emissão de créditos falsos
Divulgação
A Polícia Federal (PF) prendeu, na noite desta última segunda-feira (17), o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A prisão ocorreu de forma antecipada após os investigadores detectarem que Vorcaro tentava embarcar em um jatinho particular com destino ao exterior, sob suspeita de que a informação sobre o mandado de prisão havia vazado.
A PF deflagrou, já na manhã desta terça-feira (18), o restante da operação, batizada de Compliance Zero, para apurar crimes financeiros e suspeitas de emissão de títulos de crédito falsos pelo Banco Master vendidos ao BRB (Banco de Brasília). Em decorrência do caso, o Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master e a Justiça Federal determinou o afastamento do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Daniel Vorcaro tentou fugir um dia antes da operação da PF
Investigadores da Polícia Federal monitoravam os passos do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. Na véspera da deflagração da operação Compliance Zero, porém, os policiais detectaram que o empresário organizava uma tentativa de fuga para o exterior por meio do Aeroporto de Guarulhos. A suspeita é de que Vorcaro já tinha informações sobre o mandado de prisão e tentava escapar do cumprimento da ordem judicial.
Diante da possível fuga, os investigadores tiveram que antecipar o cumprimento da prisão. Na noite de segunda-feira (17), por volta das 22h, o dono do Banco Master foi interceptado pela Polícia Federal no aeroporto enquanto tentava embarcar em seu jatinho particular.
Vorcaro foi levado para a Superintendência da PF em São Paulo. Procurada, a defesa do empresário ainda não se manifestou.
Cumprimento de mandados e prisão de outro sócio
A Polícia Federal foi às ruas, na manhã desta terça-feira (18), para cumprir o restante da operação. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão.
Outro alvo de prisão na operação é Augusto Lima, sócio de Vorcaro no Banco Master. Lima não foi encontrado em sua residência pela PF no momento da deflagração, mas foi preso pouco depois.
Crimes financeiros e operação Compliance Zero
A operação Compliance Zero investiga crimes financeiros complexos que envolvem a gestão do Banco Master. A suspeita da investigação é que o Banco Master fabricou carteiras falsas de crédito para vendê-las ao BRB. Após a fiscalização do Banco Central (BC), esses títulos teriam sido substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada.
Entre os crimes financeiros investigados estão gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa, dentre outros. Diretores do Master também foram alvos de mandados de prisão na operação.
Liquidação e afastamentos: consequências para Banco Master e BRB
As investigações da Polícia Federal rapidamente tiveram desdobramentos no setor financeiro e na política:
Liquidação extrajudicial do Banco Master
O Banco Central (BC) decretou nesta terça-feira (18) a liquidação extrajudicial do Banco Master. A medida de intervenção foi tomada menos de um dia depois de o Grupo Fictor ter indicado interesse em comprar a instituição.
Desde o anúncio da operação, especialistas viam a potencial compra do Banco Master pelo BRB, um banco público, como uma forma de socorro da instituição privada. Em setembro, o BC já havia reprovado a compra de uma fatia do Banco Master pelo BRB, após cinco meses de análise. Segundo apurou o Estadão, um ponto central da decisão foi o risco de o BRB ser contaminado pelos ativos do Master considerados “podres”.
Afastamento do presidente do BRB
A operação da Polícia Federal resultou também no afastamento do cargo do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. A ordem de afastamento foi proferida pela Justiça Federal de Brasília, que também autorizou o cumprimento de busca e apreensão contra o presidente do banco estatal do governo do Distrito Federal.
Os investigadores chegaram a solicitar a prisão de Paulo Henrique, mas a Justiça não autorizou a medida. De acordo com a PF, as suspeitas de crimes financeiros na operação de venda do Banco Master para o BRB apontam que o Master criou carteiras de crédito falsas e as vendeu para o banco público, sem garantias para o negócio.
Paulo Henrique Costa, funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF), foi indicado para a presidência do BRB no início do governo de Ibaneis Rocha (MDB), com o aval do Centrão. A defesa do presidente do BRB ainda não foi localizada para se manifestar.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Últimas Notícias
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral
Sunlenca passa a integrar o arsenal de prevenção do HIV com aplicação a cada seis meses
Jacuipense x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações
Duelo em Feira de Santana, às 19h15, coloca frente a frente duas equipes em busca da primeira vitória no Campeonato Baiano 2026
Simm oferece 382 vagas emprego em Salvador com salários de até R$ 3,2 mil nesta terça-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Enxaguada de Yemanjá 2026 reúne Carlinhos Brown e convidados no Rio Vermelho; veja detalhes
Evento acontece em 2 de fevereiro, na Vila Caramuru, com Carlinhos Brown e convidados; ingressos estão à venda online e no Shopping Barra
Transalvador inicia credenciamento presencial de veículos para o Carnaval 2026
Transalvador abre postos no Shopping Barra e na Ferreira Costa para credenciamento de veículos que circularão nas áreas de restrição do Carnaval 2026