PF prende americano condenado por abuso sexual infantojuvenil em Salvador
Detenção ocorreu após diligências da PF constatarem que ele não cumpria determinações judiciais

A Polícia Federal prendeu, nesta última sexta-feira (7), em Salvador, um cidadão americano condenado por crimes sexuais contra menores e exploração de conteúdo de abuso infantojuvenil. A detenção ocorreu após diligências da PF constatarem que ele não cumpria as determinações judiciais que garantiam sua permanência no Brasil.
Americano não cumpria determinação judicial
O Ministério da Justiça havia determinado a expulsão do homem em 2019, mas sua defesa conseguiu na Justiça o direito de permanecer no país até a execução da medida de retirada compulsória. No entanto, a PF verificou que ele não comparecia às intimações judiciais e não apresentava justificativas plausíveis para suas ausências. Diante disso, a 17ª Vara Federal Criminal de Salvador determinou sua prisão cautelar até a conclusão do processo de expulsão.
Em nota, a Polícia Federal esclareceu que a expulsão, diferentemente da extradição, é um ato administrativo fundamentado na legislação brasileira, que visa proteger a ordem pública e a segurança nacional. Com a decisão, o estrangeiro será retirado compulsoriamente do território nacional, impedido de retornar ao Brasil.
A identidade do detido não foi divulgada, e a PF não forneceu mais detalhes sobre o local exato e as circunstâncias da prisão até o momento da publicação desta reportagem. O caso reforça a atuação das autoridades brasileiras na cooperação internacional para o combate a crimes sexuais e a proteção de crianças e adolescentes.
Prisão de foragido em Salvador
Policiais do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) prenderam, ainda na sexta-feira, um homem que possuía mandado de prisão em aberto por roubo, crime cometido no estado de Goiás. A captura ocorreu durante a quarta fase da Operação Proteger e contou com o apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom).
A ação incluiu diligências nos bairros da Gamboa, Garcia e Federação. Durante a operação, as forças de segurança apreenderam drogas, munições, balaclavas, balanças de precisão, celulares, embalagens para armazenamento de entorpecentes e máquinas de cartão de crédito, que possivelmente eram utilizadas para transações ilegais relacionadas ao tráfico de drogas.
A Operação Proteger tem como alvo suspeitos de envolvimento direto com a logística do tráfico de drogas na capital baiana. As investigações apontam que os imóveis onde os mandados foram cumpridos serviam como pontos de reuniões estratégicas de grupos criminosos, locais de arrecadação de dinheiro do tráfico e bases para planejamento de ações ilícitas.
Confronto no bairro da Paz
No bairro da Paz, também na sexta-feira, um suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas foi localizado por policiais militares e entrou em confronto com as forças de segurança. De acordo com informações da Polícia Civil, o homem estava armado com uma submetralhadora artesanal e, ao ser atingido no tiroteio, foi socorrido para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos.
O caso foi registrado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo a corporação, a ação fazia parte da Operação Alatus, conduzida em conjunto com unidades da Rondas Especiais (Rondesp) e do Grupamento Aéreo da PM (Graer). Durante a incursão em uma área de vegetação, os policiais foram recebidos a tiros, o que resultou na troca de disparos.
Testemunhas relataram o intenso tiroteio na região. Em áudios gravados por moradores, é possível ouvir rajadas de tiros, característica de armamento pesado. “A coisa está pegando aqui, família. Muitos tiros no fundo da minha casa”, afirmou um morador enquanto registrava o som dos disparos.
A Polícia Civil informou que peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados para realizar a análise da cena do crime e a remoção do corpo. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no tráfico de drogas na área e desarticular possíveis células criminosas operando na região.
As operações realizadas nesta sexta-feira reforçam os esforços das autoridades para combater crimes diversos na capital baiana, desde a captura de criminosos foragidos até a repressão ao tráfico de drogas e a execução de mandados de prisão de condenados internacionais. O desdobramento dos casos segue sob investigação das forças de segurança.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Justiça congela R$ 640 mil de facção em Camaçari e revela esquema milionário
Bahia tem um dos piores salários do Brasil em 2024, aponta IBGE
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'