Pedro Maia é nomeado para segundo mandato à frente do MP-BA e permanece no cargo até 2028
Nomeação realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (10)
Divulgação
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reconduziu o promotor de Justiça Pedro Maia ao cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira (10), do Diário Oficial do Estado (DOE). Responsável pela chefia da Instituição desde 2024, o procurador-geral continuará na função por mais dois anos, com mandato válido entre 2026 e 2028.
A renovação ocorreu após Pedro Maia receber o maior número de votos na eleição interna do MP-BA, realizada no dia 4 de dezembro. Na ocasião, ele registrou 613 votos, resultado que representou quase 98% do total possível entre os membros do Ministério Público.
Pedro Maia celebra nomeação em meio à Semana do MP da Bahia
Ao comentar a recondução, Pedro Maia destacou a importância da nomeação ocorrer em meio a Semana do MP. Segundo ele, o período é marcado pela construção de diversos “diálogos com todos os segmentos sociais para implementação de direitos fundamentais”.
“Recebo com muita alegria a notícia da minha nomeação, em dia muito especial para nós. Hoje é a abertura oficial da Semana do MP da Bahia, quando a Instituição discutirá com seus próprios integrantes e representantes da sociedade e órgãos públicos o papel presente e futuro da Instituição, que tem hoje uma nova forma de atuação, por meio da construção de diálogos com todos os segmentos sociais para implementação de direitos fundamentais”, afirmou.
A Semana do MP ocorre entre esta quarta (10) e sexta-feira (12) e reúne debates sobre diversos temas relacionados ao papel e aos desafios do Ministério Público. A programação inclui discussões sobre a história da velhice no Brasil, garantia da verdade na era da realidade sintética, desdobramentos da intervenção qualificada da Instituição, além de reflexões sobre a história de Canudos e sua relevância, segurança pública e defesa do patrimônio público na contemporaneidade.
Relembre a atuação de Pedro Maia à frente do MP-BA
A gestão de Pedro Maia no comando do MP baiano está estruturada em três eixos centrais: Segurança Pública, Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade. Esses pilares abrangem as dez áreas de atuação do Ministério Público e norteiam projetos e ações implementadas ao longo dos últimos dois anos.
Nesse período, diversos projetos estratégicos foram lançados para fortalecer o trabalho desenvolvido pelos promotores de Justiça em diferentes regiões da Bahia. Entre eles está o Raízes da Cidadania, que busca contribuir para a melhoria de indicadores sociais no interior do estado. A iniciativa envolve áreas como Direitos Humanos, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Criança e Adolescente.
Outra iniciativa em destaque é o Município Seguro, vinculado ao programa estadual Bahia pela Paz. O projeto tem como objetivo colaborar para a redução da criminalidade e incentivar ações voltadas à construção de uma cultura de paz social. A proposta estrutura-se em parcerias com diferentes setores públicos e municipais.
A gestão também implementou o Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor), marco importante para ampliar métodos consensuais e fortalecer práticas de diálogo entre diferentes setores da sociedade e o Ministério Público.
Ações integradas no combate ao crime organizado
O período também foi marcado pela continuidade das ações de combate à criminalidade organizada e do aprimoramento do controle externo da atividade policial, estratégia iniciada em 2020. As iniciativas mantêm caráter especializado e envolvem integração entre as Promotorias de Justiça e forças de segurança pública.
Esse trabalho é conduzido pelos Grupos de Atuação Especial, que incluem o Gaeco (Combate ao Crime Organizado), o Geosp (Segurança Pública) e o Gaep (Execução Penal). As ações operam de forma articulada para intensificar investigações, promover responsabilização e reforçar mecanismos de atuação conjunta no território baiano.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Edilson Capetinha tem crise de choro e diz que entrou no BBB 26 por estar ‘precisando do dinheiro’
Ex-jogador chorou após se apresentar aos colegas e lamentou decisões financeiras do passado
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça