Pânico na Pituba: tentativa de assalto termina em tiroteio em praça cheia de famílias e pets
Troca de tiros ocorreu no domingo, por volta das 11h30, em espaço que costuma ficar lotado nos fins de semana com feiras, pets e atividades esportivas

Um tiroteio assustou, na manhã deste último domingo (25), frequentadores da Praça Ana Lúcia Magalhães, no bairro da Pituba, em Salvador. O episódio aconteceu por volta das 11h30, horário em que o local costuma estar cheio, com a realização de feiras, tutores passeando com seus pets e pessoas praticando atividades físicas.
De acordo com informações da Polícia Civil, a confusão começou durante uma tentativa de assalto, quando um homem tentou roubar a corrente de um pedestre. Durante a ação, outro homem, que não foi identificado, reagiu e disparou contra o suspeito. No entanto, um terceiro homem, que passava pela praça, acabou baleado na perna.
A vítima foi socorrida e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo a polícia, o ferido não corre risco de morte. Vídeos gravados por pessoas que estavam no local mostram o momento de desespero, com famílias, crianças e frequentadores correndo e se protegendo enquanto aguardavam socorro.
Pânico tomou conta da praça
O tiroteio causou pânico entre quem estava na praça, que é conhecida por ser um dos principais pontos de lazer da Pituba, especialmente nos fins de semana. Frequentadores relataram momentos de terror, com muitas pessoas se jogando no chão ou se escondendo atrás de árvores, postes e bancos para tentar se proteger dos disparos.
“Foi muito tiro, todo mundo se jogou no chão. Achei que não ia sair dali viva”, contou uma mulher que estava passeando com o marido e preferiu não se identificar.
Ela chegou a se machucar na mão e no joelho ao cair durante a correria, precisando de atendimento médico.
Moradores relatam versões diferentes da polícia
Apesar da versão oficial, moradores e testemunhas afirmam que a situação foi mais grave do que o divulgado. Relatos apontam que três homens estariam realizando uma série de assaltos na região, quando um morador armado tentou intervir, gerando a intensa troca de tiros.
Ainda segundo essas testemunhas, o homem baleado seria, na verdade, um dos suspeitos que tentava cometer os roubos — versão que diverge da informação repassada pela Polícia Civil. Até o momento, essa hipótese não foi confirmada oficialmente.
Após os disparos, o suspeito da tentativa de assalto conseguiu fugir e, até agora, não foi localizado. A Polícia Civil informou que está analisando imagens de câmeras de segurança da região para tentar identificar os envolvidos.
Aumento da violência preocupa moradores
O episódio reacende o alerta sobre a violência armada em Salvador. Dados do Instituto Fogo Cruzado mostram que, até a última terça-feira (20), foram registrados 659 tiroteios em Salvador e na Região Metropolitana somente em 2025, resultando em 555 mortos e 123 feridos.
No último dia 17 de maio, a capital baiana atingiu a marca de 5 mil tiroteios desde julho de 2022, quando o monitoramento começou na Bahia. Nesse período, foram contabilizadas 3.839 mortes e 998 feridos por armas de fogo.
Polícia pede colaboração da população
A investigação segue em andamento. A Polícia Civil solicita que testemunhas ou pessoas que tenham informações sobre o caso entrem em contato com os canais oficiais, de forma anônima, para colaborar com a identificação dos responsáveis.
O portal M! também procurou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para mais informações, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Bruno Reis inaugura 641ª praça e emociona comunidade com homenagem a Zé Bim
Últimas Notícias

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando
Apresentadora entra na emissora com participação no Dança dos Famosos e deve ganhar programa original nas manhãs da TV aberta

Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’
Deputado federal critica medida dos EUA e diz que Brasil não deve se submeter à pressões externas

Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa
Peças começaram com mensagens que destacavam a divisão entre ricos e pobres, e pediam a taxação dos super-ricos

Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular
Vereadora cobra documentos e plano participativo da Sedur sobre revisão do planejamento urbano de Salvador

Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável
Temporada coincide com a migração das jubartes da Antártida para o Atlântico Sul

Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance
Peça convida público a acompanhar a transformação de um artista idolatrado em algo monstruoso, provocando reações de encantamento e desconforto

Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado
Medida do governo foi parcialmente validada por Moraes, que considerou inconstitucional tributar operação usada por varejistas

Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos
Ministério da Previdência Social informou que os pagamentos dos valores descontados começarão a ser feitos a partir de 24 de julho

Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI
Doação foi anunciada nesta quarta-feira (16), poucas horas depois de Lexa ter pedido sugestões de meninas chamadas Sofia que pudessem receber itens personalizados

Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB
Durante assembleia, professores elaboraram uma contraproposta com modificações no texto discutido