Operação identifica fábrica irregular e apreende 24 garrafas de uísque supostamente adulterado em Salvador
Estabelecimento mantinha itens com prazo de validade vencido e descumpria normas de fabricação, distribuição e apresentação
Feijão Almeida/GOVBA
Um estabelecimento que fabrica e envasa bebidas alcoólicas no bairro de Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, foi autuado, nesta segunda-feira (6), durante a Operação “Bebidas Etílicas”, ação que busca coibir a comercialização irregular de bebidas alcoólicas adulteradas ou falsificadas na cidade.
Durante a fiscalização, agentes da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) recolheram amostras de produtos e vasilhames para análise. O órgão autuou o estabelecimento por manter itens com prazo de validade vencido e por descumprir normas de fabricação, distribuição e apresentação, colocando em risco a segurança do consumidor.
Garrafas de uísque suposta falsificadas são apreendidas
Em Periperi, no bairro de Nova Constituinte, a Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) identificou outro alvo. Com autorização do morador, as equipes encontraram 24 garrafas de uísque supostamente falsificadas, além de lacres, tampas, plásticos e rótulos usados na adulteração. O responsável foi conduzido à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), e os materiais foram enviados ao DPT para perícia de autenticidade.
A operação tem como foco identificar produtos que representem risco à saúde, especialmente aqueles contaminados com metanol, substância altamente tóxica capaz de causar cegueira ou morte.
“O comércio de mercadorias impróprias para o consumo é crime. Já é uma missão da polícia, fiscalizar, investigar esse tipo de conduta. É uma missão permanente, sobretudo da Delegacia de Defesa do Consumidor. E nós vamos continuar esse trabalho”, afirmou o titular da Decon, Thiago Costa.
O trabalho conjunto permitiu a coleta de amostras para análise técnica e reforçou o alerta sobre a importância de adquirir produtos apenas de procedência conhecida.
“O DPT tem equipes envolvidas nesse processo para dar as respostas que a sociedade precisa e na velocidade que o caso requer”, disse o diretor do Laboratório Central do DPT, Jacob Cabus. Ele frisou que análises não são realizadas a pedido de terceiros, e os produtos são recebidos apenas via guia policial.
Operação reúne diversas forças de segurança
O grupo responsável pela operação inclui Procon-BA, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Polícia Civil, por meio do DPT, Decon e CFPC; Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA); e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A ação integra fiscalização, perícia técnica e monitoramento da comercialização de bebidas alcoólicas.
Equipes da Polícia Civil também atuaram na Feira de São Joaquim, com apoio da Vigilância Sanitária Municipal, Guarda Civil Municipal e Semop. Na sexta-feira (3), foram apreendidas nove garrafas de bebidas destiladas e um galão de material irregular, e no sábado (4), novas diligências resultaram na apreensão de 11 garrafas e um galão contendo substância não identificada, todos encaminhados ao DPT para perícia.
Sesab descarta suspeitas de intoxicação por metanol
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, no último domingo (5), que os dois casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados no estado foram descartados após análises técnicas realizadas em reunião emergencial no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Os casos investigados ocorreram em Feira de Santana e Salvador. De acordo com a Sesab, não houve contaminação nem adulteração das bebidas consumidas. O encontro contou com representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Polícia Civil, das secretarias municipais de Saúde e das diretorias de vigilância das duas cidades envolvidas.
Durante a reunião, também estiveram presentes o Procon-BA, a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon-BA), a Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom) e o Conselho Estadual de Saúde, em articulação com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os órgãos avaliaram estratégias para ampliar o monitoramento de bebidas alcoólicas adulteradas e prevenir novas ocorrências. Segundo a Sesab, a Bahia recebeu 90 unidades de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, distribuídas pelo Ministério da Saúde.
Mais Lidas
Cidades
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)