O que se sabe até agora sobre acidente aéreo que matou 62 pessoas?
Polícia Militar informou que não houve nenhum sobrevivente

Um avião da companhia Voepass Linhas Aéreas caiu, nesta sexta-feira (9), por volta das 13h (de Brasília), em um bairro residencial de Vinhedo, interior de São Paulo. A aeronave carregava 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes, em um voo com desembarque em Cascavel, no Paraná, e destino em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
Segundo a prefeitura de Cascavel e a Polícia Militar paulista, não houve sobreviventes. Do mesmo modo, a Força Aérea Brasileira (FAB) registrou que esse é o acidente com o maior número de vítimas, desde a queda da aeronave da TAM, em São Paulo, no dia 17 de junho de 2007, que teve 199 mortos.
Onde o avião caiu?
De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o avião caiu na região da Rua Edueta, número 2.500, no bairro Capela, em Vinhedo. Local próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).
A aeronave caiu em região residencial, conforme relatos de moradores e a divulgação de vídeos nas redes sociais. Vinhedo fica a aproximadamente 95 quilômetros do Aeroporto de Cumbica, onde o avião pousaria, e 927 quilômetros de Cascavel, de onde saiu.
Quantas vítimas no acidente?
O comandante geral da Polícia Militar, Coronel Cassio, diz que “a informação preliminar é que não há sobreviventes” do avião. Ou seja, 62 pessoas morreram no acidente.
Sete equipes de bombeiros estão participando da ocorrência. Até o momento, não há informações se moradores do bairro Capela foram atingidos, ou apenas os passageiros do avião.
O que causou a queda?
A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na investigação da queda do avião. Porém, ainda não há nenhuma informação sobre a causa do acidente.
“Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência”, notificou.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que “acompanha os desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)”.
Além disso, a Anac também afirmou que “está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.
Qual o modelo do avião?
A aeronave é um ART 72-500, um avião de médio porte, com capacidade para 68 passageiros. A matrícula do voo é PTB 2283, da Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo).
Conforme descrição do site Flight Radar, que rastreia voos, ele levantou voo às 11h58 desta sexta-feira (9), em Cascavel, e tinha pouso previsto para às 13h50, em Guarulhos. Em suma, a queda aconteceu por volta das 13h20, em Vinhedo.
Declaração da Voepass
A companhia aérea Voepass diz que “acionou todos os meios para apoiar os envolvidos” e que “não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”.
Assim também, a empresa diz que está prestando atendimento pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h. As informações constam à todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
Outros acidentes aéreos desta proporção
Conforme o Cenipa, estes foram os acidentes aéreos com mais de 10 mortes no Brasil desde 2000:
- 30 de agosto de 2002 – Rico Linhas Aéreas – Rio Branco (AC) – 23 vítimas;
- 14 de maio de 2004 – Rico Linhas Aéreas – Floresta Amazônica – 33 vítimas;
- 31 de março de 2006 – TEAM – Rio Bonito (RJ) – 19 vítimas;
- 29 de setembro de 2006 – Gol – Serra do Cachimbo (PA) – 154 vítimas;
- 17 de julho de 2007 – TAM – São Paulo (SP) – 199 vítimas;
- 7 de fevereiro de 2009 – Embraer – Manacapuru (AM) – 24 vítimas;
- 13 de julho de 2011 – Noar – Recife (PE) – 16 vítimas;
- 16 de setembro de 2023 – Embraer – Barcelos (AM) – 14 vítimas;
- 29 de outubro de 2023 – Cessna – Rio Branco (AC) – 12 vítimas.
Leia também:
Bitucas de maconha causam incêndio em ônibus no sul da Bahia
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Cidades
Últimas Notícias

Nova faixa do Minha Casa, Minha Vida libera imóveis para quem ganha até R$ 12 mil por mês
Mudança amplia limite de renda e reduz juros para financiamentos habitacionais em áreas urbanas e rurais

Jerônimo pode ir à China para acordo final da Ponte Salvador-Itaparica e diz que Via Bahia deixará concessão em maio
Segundo o petista, governo estadual já concluiu todas etapas técnicas e jurídicas necessárias para início das obras da ponte

Servidores do Detran-BA são exonerados após suspeita de fraudes em provas e vistorias
Operação do MP-BA revela esquema criminoso que atuava na 10ª Ciretran em Barreiras para favorecer candidatos à habilitação e adulterar processos

Lula e comitiva brasileira prestam última homenagem ao papa Francisco na Basílica de São Pedro
Delegação conta com a ex-presidente Dilma Rousseff, o presidente do STF, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além de ministros e parlamentares

Sábado é Dia D da vacina da gripe em Salvador: lista completa de postos e quem deve se vacinar
Campanha é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde e terá 118 pontos fixos, além de cinco equipes volantes distribuídas por toda cidade

Ídolo do forró pé de serra, Flávio José emociona ao lembrar início da carreira e exalta amor pela Bahia
Carreira do artista é marcada por sucessos como Tareco e Mariola, Caboclo Sonhador e Caia por Cima de Mim

Fim dos descontos indevidos: aposentado do INSS não precisa mais pedir cancelamento
Após operação da PF, governo federal suspende todos convênios com associações e garante que benefícios serão devolvidos

Luto na TV: Lúcia Alves morre após 10 dias internada e deixa legado de 40 anos nas novelas brasileiras
Conhecida por papéis em novelas da TV Globo, atriz teve carreira marcada por papéis marcantes, como a índia Potira de Irmão Coragem

Novo CRAS em Narandiba promete atendimento digno e moderno para 5 mil famílias
Ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), marcando início da obra, que tem prazo de conclusão previsto para 12 meses

Vereador critica insegurança após vandalismo no Parque Pedra de Xangô: ‘triste Bahia’
André Fraga diz que ataque recente faz parte de cenário preocupante da crise na segurança pública na Bahia