A partir desta segunda-feira (2), uma nova frota de ônibus, adquirida e disponibilizada pelo Governo do Estado, começará a operar na região do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Esses veículos realizarão o serviço circular gratuito que conecta os órgãos públicos estaduais ao sistema de transporte coletivo intermunicipal, urbano e metroviário. A iniciativa visa proporcionar mais conforto aos mais de 10 mil cidadãos que utilizam o serviço diariamente e também ajudará a melhorar a qualidade do ar na região.
Com um ônibus a mais, a nova frota aumentará a capacidade de atendimento à população. Ao todo, serão seis ônibus zero quilômetro, cinco operando regularmente e um reserva para emergências. Cada coletivo terá 41 assentos, três a mais do que os veículos usados anteriormente.
O modelo da nova frota é mais moderno e reduz em até cinco vezes o volume de emissões de óxido de nitrogênio. Os veículos atendem às exigências da fase 8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve) e do Euro 6, a versão mais recente de normas para diminuir a emissão de poluentes de veículos a diesel.
Os ônibus são equipados com ar-condicionado, wi-fi gratuito, assentos para cadeirantes e elevadores de acessibilidade. Eles também possuem telemetria e um serviço interno de self TV, que permite monitorar em tempo real todas as atividades dentro do veículo.
Trajeto
Os ônibus percorrerão diariamente um trajeto de 240 km que liga as três avenidas do CAB a pontos de ônibus e às estações CAB e Pituaçu do Metrô. O serviço funcionará ininterruptamente de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, atendendo os 26 pontos de transporte público já existentes no CAB, que servem às secretarias estaduais e a prédios públicos. A previsão é que os ônibus cheguem a cada seis minutos nas paradas, e a volta completa leva 30 minutos.
O circuito terá dois roteiros distintos. O primeiro parte do prédio do antigo Colégio Estadual Bolívar Santana, próximo à Estação CAB do Metrô, e vai até a sede da Embasa, perto da Estação Pituaçu do Metrô. O segundo roteiro segue o caminho inverso. Nos feriados, um ônibus estará disponível para a população.
Leia também:
Incêndio em Lauro de Freitas deixa pai e filhos carbonizados
Chuvas causam deslizamentos de terra e outras ocorrências em Salvador