Pular para o conteúdo
Início » Museu do Futebol reabre para visitação nesta sexta-feira

Museu do Futebol reabre para visitação nesta sexta-feira

O espaço reabre agora as novas instalações com mais recursos de acessibilidade.

O novo Museu do Futebol vai reabrir para o público nesta sexta-feira (12), após período de reformas com novidades na exibição.

Inaugurado há 15 anos, o espaço reabre agora as novas instalações com mais recursos de acessibilidade, tornando-o mais inclusivo e diverso, trazendo um espaço especial dedicado ao jogador Pelé, que morreu em 2022.

Outra personalidade que ganhou espaço de destaque também foi a atleta Marta, considerada a melhor do mundo pela Fifa seis vezes. A jogadora vai ser projetada em tamanho real na última sala da exibição para se despedir do público, com as opções de idioma português, inglês, espanhol e em Libras.

De acordo com Marcelo Duarte, um dos curadores do museu, o espaço continua moderno mesmo após 15 anos de sua inauguração, e pontua que a intenção é trazer o futebol para um mundo mais moderno, com destaque para a categoria feminina e também para questões sociais como o racismo dentro da modalidade.

“O novo museu traz temas contemporâneos, temas difíceis. Falar de racismo no futebol é super importante. Falar sobre xenofobia, que os jogadores brasileiros vivem no exterior, também. O museu não terá uma sala específica para isso, mas vai construindo esse diálogo porque nossa ideia é que, na próxima renovação, a gente possa trazer os resultados dessas lutas”, disse Marília Bonas, diretora técnica e uma das curadoras do espaço.

O Museu do Futebol fica localizado no Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, e é um dos museus mais visitados da capital paulista, e recebeu investimento de R$15,8 milhões da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo do estado.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Número de queixas sobre reajustes e cancelamentos dos planos de saúde cresceu em 126%

Benji Gregory, ex-ator mirim do seriado ‘Alf, o ETeimoso’, é encontrado morto dentro de veículo

Rovena Rosa/Agência Brasil