Mulheres ocupam a Paulista em ato nacional contra feminicídio
Mobilização denuncia crimes recentes e integra agenda nacional do Levante Mulheres Vivas
Manifestantes ocuparam a Avenida Paulista na tarde deste domingo (7) em protesto contra o feminicídio e para denunciar o avanço dos casos no Brasil. O ato foi impulsionado pela repercussão de crimes registrados nas últimas semanas em diferentes estados e mobilizou movimentos de mulheres, familiares de vítimas e organizações sociais.
A manifestação destacou casos ocorridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Pernambuco e Recife, reforçando o crescimento dos índices de violência de gênero. O movimento também incorporou o calendário nacional de mobilizações do Levante Mulheres Vivas, que promove atos em diversas cidades do país entre os dias 6 e 14 de dezembro.
“Nenhuma de nós pode ficar fora. Não adianta se revoltar só na rede social. É preciso ir às ruas no dia 7, por justiça para todas as mulheres vítimas de feminicídio, por mais políticas públicas eficazes, por investimento na rede de atendimento às mulheres, por educação e respeito. Para o fim das violências, autonomia e emancipação das mulheres, porque nós queremos viver, queremos criar nossas filhas e filhos em paz, queremos um país onde ser mulher não seja uma sentença de risco” afirmou a secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura.
Feminicídios recentes impulsionam protestos
Os crimes de maior repercussão envolveram mulheres de diferentes cidades. Em São Paulo, Taynara Santos de 31 anos teve as pernas amputadas após ser atropelada e arrastada por um quilômetro na Marginal Tietê. A defesa da vítima e um amigo do agressor afirmam que o autor agiu de forma intencional com objetivo de matar a mulher. Ainda na capital, Evelyn de Souza Saraiva de 38 anos foi morta a tiros pelo ex-companheiro enquanto trabalhava na zona norte.
No Rio de Janeiro, duas funcionárias do Centro Federal de Educação Tecnológica foram assassinadas por um servidor da instituição. Em Brasília, a cabo do Exército Maria de Lourdes Freire Matos de 25 anos foi encontrada carbonizada após o soldado Kelvin Barros da Silva confessar o crime. No Recife, uma mulher grávida e quatro filhos morreram em um incêndio cujo principal suspeito é o pai das crianças.
O feminicídio é tipificado pela Lei 13.104/2015 e corresponde ao assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou motivação de gênero.
Aumento dos casos preocupa autoridades e movimentos
Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram que a capital registrou em dez meses o maior número de feminicídios desde o início da série histórica em 2015. Os números já ultrapassam todos os demais anos, incluindo 2024, que havia encerrado com 51 casos.
Em escala nacional, o Ministério das Mulheres registra mais de 1.180 feminicídios em 2025 e quase 3 mil atendimentos diários pelo Ligue 180. O Mapa Nacional da Violência de Gênero também indica que cerca de quatro mulheres foram assassinadas por dia em 2024 em razão do gênero.
A Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo DataSenado com o Observatório da Mulher contra a Violência, aponta que 3,7 milhões de brasileiras sofreram violência doméstica nos últimos 12 meses. Em 71 por cento dos casos, a agressão ocorreu na presença de outras pessoas, muitas delas crianças.
Segundo o estudo, 58 por cento das vítimas sofrem violência há mais de um ano e 38 por cento foram agredidas pela primeira vez antes dos 20 anos.
“Nós não podemos mais aceitar que o Brasil siga sendo um país que mata mulheres. Cada feminicídio é um alerta, um grito interrompido, uma vida arrancada pela misoginia, pela violência e pela omissão do Estado e da sociedade. Nós estamos vivendo um momento de muita crueldade contra as mulheres e meninas e é justamente agora que precisamos estar juntas, vivas, fortes e mobilizadas” completou Anne.
A convocação também relembra a mobilização do movimento Ele Não, que levou milhares de mulheres às ruas em 2018.
A agenda nacional de atos segue entre os dias 6 e 14 de dezembro, com atividades em cidades do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. No Nordeste, os atos ocorrem em Maceió, Fortaleza, São Luís, Parnaíba, Teresina, Natal, Recife, Aracaju, João Pessoa e Salvador. No Sudeste, São Paulo concentrou mobilizações neste domingo (7). Em outras regiões, os atos passam por Belém, Marabá, Manaus, Boa Vista, Palmas, Santarém, Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá.
Mais Lidas
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Cidades
Enem 2025: Inep libera notas e 428 mil baianos já podem consultar resultados
Homem morre após ser baleado durante a Lavagem do Bonfim, em Salvador
Últimas Notícias
Enem 2025: Inep libera notas e 428 mil baianos já podem consultar resultados
Resultados já estão disponíveis e permitem acesso a vagas no ensino superior e programas federais
Resumo BBB 26 de sexta-feira (16/01): Cowboy divide VIP e Xepa, Big Fone empareda Ana Paula e Aline, e Quarto Branco tem desistência
Primeira liderança movimenta o jogo, Big Fone acelera formação do paredão e dinâmica paralela chega a 72 horas com sete candidatos na disputa
Passagens intermunicipais sobem na Bahia e novos valores entram em vigor neste sábado
Aumento de tarifas impacta diferentes linhas e a tarifa de embarque nos terminais rodoviários do Estado
59 Frases de Saudades: mensagens para expressar ausência, carinho e lembranças que ficam
A saudade é a continuação do amor na ausência, mistura dor e carinho e mantém vivas as lembranças de quem marcou nossa história.
Ensaio do Cortejo Afro terá participações de Alinne Tosa e Sambaiana nesta segunda-feira no Pelourinho
Apresentação acontece na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, com início do show às 21h
Após recuo de Toffoli, STF e TCU adotam cautela diante do avanço do caso Banco Master
Investigações avançam, decisões do Banco Central entram no radar e tensão cresce entre Judiciário e órgãos de controle
Projeto ‘Cutucar o MAM’ retoma oficinas criativas com programação gratuita neste final de semana
Oficina de Cerâmica Fria será realizada ao longo de três encontros, a partir deste sábado (17)
Expresso Salvador terá cinco linhas e inicia venda antecipada de passagens para Carnaval nesta sexta
Vendas começam nesta sexta-feira nos shoppings Salvador e Salvador Norte; operação do transporte oficial ocorre entre 12 e 17 de fevereiro
Um ano sem celular em sala: MEC vai medir efeitos da lei que mudou rotina escolar no Brasil
Ministério da Educação prepara levantamento nacional para avaliar impactos da restrição aos aparelhos
Defeso do caranguejo-uçá em 2026 começa neste domingo e atinge a Bahia e mais dez estados
Proibição atinge captura, transporte e comércio do crustáceo durante o período reprodutivo