MPBA lança campanha contra racismo institucional e por diversidade em cargos de liderança
Até o fim de novembro, a ação será divulgada em mídias como TVs, rádios e sites
Divulgação
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) lançaram nesta terça-feira (19) uma campanha voltada ao combate ao racismo institucional. A iniciativa questiona a presença de pessoas negras em cargos de liderança, destacando que “não existe igualdade sem oportunidade”.
A campanha busca alertar sobre as dificuldades de ascensão profissional para negros, conforme estudo do Dieese, que aponta o mercado de trabalho como um “espaço de reprodução da desigualdade”.
A promotora Lívia Sant’Anna Vaz, responsável pela Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, ressaltou a importância de enfrentar o racismo institucional para que a democracia brasileira avance.
Ela afirmou que “o racismo institucional atualmente é um dos principais entraves para que nós possamos de fato falar de uma democracia no Brasil” e enfatizou a necessidade de uma representatividade mais justa nos espaços públicos e privados.
A campanha, criada em homenagem ao Novembro Negro, tem como objetivo sensibilizar a população sobre a relevância da diversidade étnico-racial nos espaços de poder e decisão. Além disso, busca promover a mobilização contra a violência silenciosa que impacta a autoestima e a ascensão de negros a cargos de liderança, além de melhores salários.
Até o dia 30 de novembro, a ação será divulgada em mídias como TVs, rádios e sites. Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH), também destacou a importância de as instituições se conscientizarem sobre a promoção da igualdade étnico-racial.
“Precisamos nos debruçar sobre o legado histórico que nos conduziu a essa realidade que vivemos atualmente. Racismo estrutural é algo real e concreto que impele pessoas negras a uma realidade completamente diversa das pessoas brancas”, afirmou.
O MPBA tem um histórico de ações voltadas para o enfrentamento do racismo. A instituição criou a primeira Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo do país e foi a segunda a estabelecer cotas raciais em concursos públicos para promotores. Em sua mais recente ação, o MPBA divulgou o 1º Censo Étnico-Racial, que revelou que 34% dos promotores de Justiça da Instituição são negros, um número ainda abaixo da representatividade de negros na população baiana, que corresponde a aproximadamente 80%, segundo o IBGE.
Esse censo faz parte do Programa de Enfrentamento ao Racismo Institucional (Peri), instituído em 2021. A divulgação desses dados reforça o quanto ainda há de disparidade na representatividade racial nos cargos de liderança dentro das instituições públicas.
Em setembro de 2023, o Diagnóstico Étnico-Racial do Poder Judiciário revelou dados alarmantes sobre a representatividade negra entre os magistrados no Brasil. Apenas 1,7% dos juízes e juízas se declararam pretos, enquanto 12,8% se identificaram como pardos. A maioria (83,3%) se identificou como branca. A pesquisa também mostrou que apenas 0,5% dos magistrados ativos ingressaram na carreira por meio das cotas raciais, o que evidencia a grande competitividade enfrentada por juízes negros para conquistar suas posições.
O estudo do Dieese, divulgado em novembro de 2023, aponta que, apesar de os negros representarem 56,1% da população em idade de trabalhar, eles ocupam apenas 33,7% dos cargos de direção e gerência. A pesquisa destacou ainda que a ascensão profissional é mais difícil para negros, que frequentemente ocupam postos precários no mercado de trabalho.
“Na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida, não se pode deixar que mais da metade dos brasileiros seja sempre relegada aos menores salários e a condições de trabalho mais precárias apenas pela cor/raça ou pelo gênero”, conclui o estudo.
Mais Lidas
Cidades
Planserv terá ampliação de serviços e rede prestadores na Bahia
Últimas Notícias
Centro Integrado de Comando e Controle da SSP é ativado para monitoramento do Enem 2025
Mais de quatro mil agentes das forças estaduais atuam em 175 municípios para garantir segurança durante o exame
Anitta divulga novas datas de ensaio e mantém Salvador fora; ausência gera críticas nas redes
Cantora anuncia shows extras em novas cidades e frustra fãs baianos com ausência da capital, tradicionalmente incluída nas edições anteriores
Prefeitura de São Paulo veta show de Kanye West em Interlagos após polêmicas antissemitas
Rapper norte-americano teve apresentação cancelada por decisão do município; evento ainda busca novo local para acontecer na capital paulista
Vitória confirma zagueiro Lucas Halter no jogo contra o Botafogo no Barradão
Zagueiro pertence ao clube carioca, mas Rubro-Negro paga multa e garante presença do capitão em jogo decisivo pela Série A
Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento; confira o tema dos anos anteriores
Assunto estimula reflexão sobre os desafios do envelhecimento e o papel da sociedade diante do aumento da expectativa de vida no país
Planserv terá ampliação de serviços e rede prestadores na Bahia
Gestão estadual defende equilíbrio financeiro, justiça contributiva e ampliação de serviços sem alterar direitos de 500 mil beneficiários
Bolívia e Estados Unidos retomam laços diplomáticos após quase 20 anos sem embaixadores
Decisão inclui a volta de embaixadores em Washington e La Paz, algo que não ocorre desde 2008
Lídice da Mata abre votação pública para destinação de R$ 2 milhões em emendas parlamentares
Deputada lança segunda edição de edital pioneiro na Bahia que democratiza uso de recursos públicos e já recebeu mais de 100 projetos inscritos
Governo do Paraná anuncia auxílio de até R$ 50 mil por família atingida por tornado; ministro vai ao estado acompanhar ações de socorro
Tragédia deixou seis mortos, mais de 700 feridos e mil desabrigados em Rio Bonito do Iguaçu; governo federal e estadual articulam medidas de reconstrução
CBF confirma final da Copa do Brasil Feminina para próximo dia 20 em Araraquara
Decisão entre Ferroviária e Palmeiras será disputada na Arena Fonte Luminosa