Morar Melhor Entidades requalifica instituição que atende 125 crianças em Pernambués
Espaço oferece apoio educacional, social e alimentação para crianças de baixa renda

O Clube de Mães Creche e Escola Nossa Senhora da Luz, em Pernambués, recebeu uma série de melhorias estruturais por meio do programa Morar Melhor Entidades. A instituição, que atende 125 crianças com até cinco anos de idade, foi contemplada com reformas que visam proporcionar mais conforto e segurança para alunos e educadores. A intervenção foi entregue nesta sexta-feira (7).
A Creche e Escola Nossa Senhora da Luz oferece apoio educacional, social e alimentação para crianças de baixa renda. O prédio, que conta com três pavimentos, inclui cinco salas de aula, cozinha, banheiros e espaço para recreio.
As melhorias realizadas na estrutura contemplaram desde a instalação de cobertura e forro até pintura interna e externa, revestimento cerâmico e construção de alvenaria, entre outras intervenções que visam melhorar as condições de uso da instituição.
Durante a visita à instituição, o prefeito Bruno Reis (UB) destacou o compromisso da administração municipal com as organizações comunitárias.
“As instituições comunitárias são grandes parceiras, porque conhecem de perto as necessidades da população e chegam onde, muitas vezes, o poder público não consegue estar presente de forma imediata. Por isso, o Morar Melhor Entidades existe para apoiar e fortalecer essas instituições, garantindo que tenham a estrutura necessária para continuar transformando vidas”, afirmou o prefeito.

Reformas garante melhorias ao espaço
Fundadora da Creche e Escola Nossa Senhora da Luz, Luciene Alves comemorou as mudanças realizadas. “Antes do Morar Melhor, eu só chorava muito porque eu tinha um sonho de ver essa instituição toda organizada, mas não tinha condições de fazer reforma. Agora está tudo lindo e maravilhoso. Já tinha ouvido falar no programa e ficava na expectativa se minha creche ia se encaixar. Aí um dia recebi a notícia que seria contemplada também. Eu só tenho que agradecer a Deus e ao prefeito”.
Entenda o programa
O programa Morar Melhor Entidades tem impactado várias comunidades em Salvador, transformando o espaço de diversas organizações locais. Em 2024, o programa cadastrou 282 instituições, incluindo creches, associações comunitárias, terreiros, cooperativas de reciclagem e lares de idosos.
Até o momento, 97 obras foram concluídas, beneficiando 37 instituições e 60 terreiros. Essas reformas são essenciais para garantir que as organizações continuem a desempenhar suas funções sociais e educacionais.
Seleção e critérios de participação
Para ser contemplada pelo Morar Melhor Entidades, uma organização precisa atender a alguns critérios estabelecidos pelo programa.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão, explicou que as instituições precisam ser registradas nos órgãos competentes e, se o imóvel for alugado, deve haver autorização do proprietário, além de garantir que a instituição permaneça fixa por dois anos. Também são avaliados os riscos construtivos do prédio.
“Por exemplo, a gente tem que entender se o imóvel é próprio ou se é alugado. Neste último caso, é preciso autorização do proprietário e garantia se a instituição estará fixa por dois anos. Também verificamos se existem riscos construtivos, se a instituição está devidamente registrada nos órgãos competentes”, disse.
A coordenação do programa conta com a colaboração de diversos órgãos municipais, incluindo Prefeituras-Bairro, vereadores, lideranças comunitárias e a população, que podem indicar organizações que necessitam das reformas. O investimento para cada obra pode chegar a até R$ 30 mil, dependendo das necessidades estruturais das instituições.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Justiça congela R$ 640 mil de facção em Camaçari e revela esquema milionário
Bahia tem um dos piores salários do Brasil em 2024, aponta IBGE
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'