Missas e festas populares marcam celebrações a Santo Antônio no Centro Histórico de Salvador
Tradicional festa em devoção a Santo Antônio já conta com decoração especial no Largo e atividades que combinam manifestações religiosas e atrações culturais

O bairro de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, recebe, até o dia 13 de junho, uma programação especial em homenagem ao santo que dá nome à localidade. A tradicional festa em devoção a Santo Antônio já conta com decoração especial no Largo e atividades que combinam manifestações religiosas e atrações culturais.
Neste ano, a celebração ganha um significado ainda maior com a elevação da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo à condição de Santuário Arquidiocesano. A mudança, oficializada no último sábado (31), marca um novo capítulo na história do primeiro templo dedicado ao santo no Brasil, com reflexos na vida religiosa, turística e cultural da cidade.
Igreja é reconhecida como Santuário Arquidiocesano
De acordo com o pároco, padre Jailson Jesus dos Santos, a nova designação representa um reconhecimento da importância do local, e coloca a igreja de Santo Antônio Além do Carmo como a principal igreja de Santo Antônio em Salvador.
“Com o título de santuário, ela então se torna lugar de peregrinação, lugar de romaria e lugar de indulgência. Ou seja, se torna um ponto referencial para a espiritualidade, para a religiosidade popular e também para a cultura de Salvador”.
Programação teve início em 1º de junho
A programação religiosa é conduzida pela Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo e pela SOLE Produções, com apoio da Associação dos Empreendedores do Centro Histórico (ACHE) e da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
Entre os dias 1º e 12 de junho, o Santuário celebra a Trezena de Santo Antônio, com missas diárias às 19h, bênçãos temáticas, pregadores convidados e ações solidárias. A iniciativa reforça o caráter religioso do evento e atrai fiéis de diversas regiões da cidade.
Altar tem inspiração nos oratórios do interior baiano
Responsável pela ambientação, Rodrigo Guedes destaca os elementos do altar montado para o período, que neste ano tem o tema ‘Santo Antônio: Esperança e Fé do Povo Nordestino’.
“A leitura do altar é de um grande oratório, retratando os oratórios domésticos e pessoais que existem no interior da Bahia e da região Nordeste. Além de Santo Antônio, temos as figuras de São João e São Pedro, que são os santos juninos. E, aos pés do Cristo Crucificado, temos três benditos populares comuns de as pessoas rezarem”, contou Rodrigo.
O espaço permanece aberto à visitação até o dia 13. Durante a semana, a visita pode ser feita das 18h às 21h30. Aos finais de semana, o horário vai das 15h às 21h30. A estrutura montada no largo permite o acesso de moradores e turistas interessados na tradição.
Nos dias 11, 12 e 13 de junho ocorre o tríduo em homenagem ao santo. Na abertura, uma apresentação especial do Coral do Mosteiro de São Bento, em comemoração aos 60 anos de fundação do grupo, acontece às 18h30. Em seguida, haverá procissão pelo Largo e celebração religiosa às 19h30.
Tríduo e festa popular encerram celebrações
Rodrigo Guedes também abordou sobre a expectativa para os momentos finais da festa. Segundo ele, sempre é pedido ao Santo que nada falte para ser distribuído aos mais necessitados.
“Este ano, contaremos mais uma vez com a participação do Coral do Mosteiro de São Bento, abrindo o tríduo e consequentemente estaremos homenageando o coral pela passagem de 60 anos da fundação dele. Então será algo muito bonito. E no último dia teremos o encerramento às 19h30 com tudo o que Santo Antônio merece”, complementou.
Além das missas e atos litúrgicos, o Largo de Santo Antônio Além do Carmo receberá uma programação cultural paralela. De 9 a 13 de junho, sempre das 17h à meia-noite, serão realizadas apresentações musicais e uma festa popular com barracas e comidas típicas.
A animação musical acontece todos os dias, das 21h à meia-noite, reunindo artistas locais e convidados. A iniciativa busca valorizar as tradições juninas e fomentar o turismo cultural e religioso na capital baiana.
Mais Lidas
Cidades
Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Últimas Notícias

Tássio Brito garante campanha propositiva à presidência do PT Bahia: ‘vamos apresentar propostas, e não atacar ninguém’
Pré-candidato disse que pretende percorrer o estado para debater desafios e estratégias com a base petista

Terceira fase da Operação Bastilha combate comunicação ilegal de PMs presos na Bahia
Ação integra um esforço concentrado para reforçar o controle sobre os presos militares

Baiana Pâmela Lucciola assume o ‘Melhor da Tarde’ após saída de Catia Fonseca
Nova apresentadora do vespertino da Band já havia substituído Catia nas férias e tem passagem pela TVE Bahia

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF