Mercado reduz projeção de inflação para 2025, mas índice segue acima da meta do BC
Projeção considera a média das expectativas dos analistas econômicos ouvidos semanalmente pelo BC

O mercado financeiro reduziu a previsão de inflação para 2025, mas o índice continua acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. De acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Banco Central, a mediana das estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do próximo ano caiu de 5,44% para 5,25%. Ainda assim, o número permanece 0,75 ponto percentual acima do limite superior da meta contínua, que é de 4,5%.
A projeção considera a média das expectativas dos analistas econômicos ouvidos semanalmente pelo BC. Entre as 115 estimativas mais recentes, atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a mediana caiu de 5,34% para 5,24%, indicando uma tendência de desaceleração mais forte nas revisões mais atuais. O número reflete uma leve melhora no cenário inflacionário para o próximo ano, mas ainda demonstra desconfiança do mercado quanto à eficácia das políticas de controle de preços e da política fiscal em curso.
Projeções para anos seguintes seguem estáveis
Para 2026, a expectativa se manteve em 4,50% pela quinta semana consecutiva, alinhada ao teto da meta. A mesma estabilidade foi observada entre as 112 previsões mais recentes. Já para 2027, a projeção ficou inalterada em 4,00% pela 17ª semana seguida, e, para 2028, a estimativa permaneceu em 3,85%. Um mês atrás, a mediana para o IPCA daquele ano era de 3,80%, o que revela um leve aumento nas projeções de mais longo prazo.
O próprio Banco Central, em seu último comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgado em maio, projetou uma inflação de 4,8% para 2025 e de 3,6% para 2026, dentro do intervalo de tolerância, mas ainda acima do centro da meta de 3%.
Nova regra da meta de inflação
Desde este ano, a meta de inflação no Brasil passou a ser contínua, com base no IPCA acumulado em 12 meses. A nova sistemática estabelece um centro de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Caso o IPCA ultrapasse esse limite por seis meses consecutivos, o Banco Central será obrigado a divulgar publicamente uma carta explicando os motivos para o descumprimento e as medidas que pretende adotar.
O Copom se reúne novamente nesta semana, entre terça (17) e quarta-feira (18), e deve atualizar suas projeções econômicas. Na última reunião, o comitê elevou a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual.
Percepção negativa sobre a economia
A percepção da população sobre a economia brasileira voltou a piorar e atingiu seu patamar mais alto desde o início da série atual do instituto Ipsos-Ipec. Segundo levantamento divulgado no sábado (14), 49% dos brasileiros acreditam que a situação econômica do país se deteriorou nos últimos seis meses. O número representa um crescimento expressivo de nove pontos percentuais em comparação à pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2024, quando essa fatia era de 40%.
A nova rodada da pesquisa revela um clima de desânimo mais acentuado em meio a um cenário de inflação ainda acima da meta, juros altos e incertezas fiscais. Enquanto quase metade da população percebe piora no quadro econômico, apenas 23% disseram notar alguma melhora, o que representa uma queda em relação aos 27% que tinham essa percepção em dezembro. Outros 26% afirmaram que a situação permanece a mesma, e 3% não souberam ou preferiram não responder.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro