MEC abre 1,25 milhão de vagas para curso de educação inclusiva para professores
Primeiras 250 mil vagas estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira
Reprodução / Conviva Educação
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira (15), a abertura de 1,25 milhão de vagas para um curso de educação especial voltado à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva. As primeiras 250 mil vagas estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (21), com inscrições abertas nos sites de 50 instituições de ensino superior que aderiram ao programa. A lista completa dessas instituições será divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC. As informações são da Agência Brasil.
O curso, oferecido online, é destinado a educadores que atuam na educação básica, que abrange desde a educação infantil até o ensino médio. A formação tem como objetivo capacitar os professores para aprimorar o trabalho pedagógico com alunos que possuem necessidades educacionais especiais, incluindo aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Segundo o Censo Escolar de 2023, cerca de 1,5 milhão de alunos da educação especial estão matriculados em classes regulares na rede pública de educação básica. O curso visa promover a inclusão desses alunos, proporcionando aos professores as ferramentas necessárias para atender suas demandas específicas e garantir uma educação de qualidade para todos.
A formação será oferecida a partir de março de 2025, com uma carga horária total de 120 horas. O curso será ministrado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). As aulas serão realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes, o que permite que o curso seja oferecido a distância e alcance diversas regiões do país.
A estrutura do curso é composta por quatro módulos, que abordam temas como direitos humanos, diversidade, práticas pedagógicas inclusivas e uso de tecnologias no ensino. Esses módulos serão acompanhados por atividades interativas, estudo de casos, relatos de experiências e avaliação do desempenho dos professores na elaboração de projetos e textos.
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