Maurício Bacelar ressalta importância da conectividade aérea e diz que governo trabalha para captar novos voos
Novos voos diretos de Salvador a cidades do interior foram anunciados nesta segunda-feira (6)

O titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Maurício Bacelar, destacou nesta segunda-feira (6) a importância da conectividade aérea para o desenvolvimento do Estado. Durante o lançamento de novos voos diretos de Salvador às cidades de Guanambi, Lençóis e Barreiras, Bacelar enfatizou que o governo estadual tem trabalhado ativamente para captar voos internacionais, nacionais e regionais, promovendo o acesso a diversos destinos. Na construção, recuperação e modernização dos aeroportos e aeródromos já foram investidos cerca de R$ 350 milhões pelo governo baiano.
“Hoje, duas zonas turísticas ficam diretamente ligadas por voos aéreos com Salvador: a zona turística Caminhos do Oeste, com a conectividade com Barreiras e Guanambi, e a zona turística da Chapada Diamantina, com conexão direta com Lençóis”, destacou Bacelar.
Incremento ao fluxo do turismo
O secretário ressaltou o impacto positivo dessas iniciativas para o desenvolvimento econômico regional. “Vamos ter nessas duas zonas turísticas um incremento no fluxo do turismo, mais pessoas visitando essas regiões e um reflexo direto na geração de emprego e renda”, afirmou. A estratégia busca aumentar o número de visitantes e estimular a movimentação em áreas menos exploradas do estado.
A sazonalidade é outro desafio que o governo está empenhado em enfrentar. Embora o verão seja a alta temporada, Maurício Bacelar acredita na possibilidade de um turismo mais constante ao longo do ano. “Temos a expectativa de que essa sazonalidade seja reduzida, e as viagens aconteçam sempre ao longo do ano”, disse ele, reforçando a importância de diversificar a oferta turística.
Impacto econômico
A Bahia trabalha com mais de 50 segmentos turísticos, o que contribui para manter o fluxo de visitantes. O secretário destacou o potencial do estado para atrair turistas em diferentes épocas. “É óbvio que o verão é a alta estação por conta do extenso litoral, mas estamos atentos para garantir uma movimentação constante e diversificar as opções”, explicou Bacelar.
Os esforços do governo baiano são respaldados por números expressivos. Segundo dados do Ministério do Turismo e das principais plataformas de vendas, a Bahia deve alcançar um novo recorde durante a alta estação. “Mais de 9 milhões de turistas virão para o nosso estado, o que acrescentará 27 bilhões de reais à economia baiana”, revelou o secretário.
Esse fluxo de recursos impactará diretamente a qualidade de vida da população. “É dinheiro de fora que entra na economia da Bahia e se reflete na vida de todos os bairros, com a geração de mais emprego e renda”, frisou Bacelar. O turismo, portanto, consolida-se como um motor essencial para o desenvolvimento econômico do estado.
Aeroporto de Lençóis fortalece turismo na Chapada Diamantina
O aeroporto de Lençóis, reaberto em parceria com o governo estadual após o fechamento durante a pandemia, tem desempenhado um papel fundamental no turismo da Chapada Diamantina. “Eu costumo dizer que o aeroporto não é de Lençóis, é da Chapada. Lençóis vive 90% do turismo”, destacou a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna (PSD).
Com dois voos semanais para Belo Horizonte e a retomada da rota Salvador-Lençóis, agora operada pela Azul, a região se torna mais acessível tanto para turistas nacionais quanto internacionais.
Vanessa enfatizou a importância do novo hub de voos internacionais em Salvador, que contribui para atrair visitantes de outros países à Chapada. “Estamos recebendo muitos turistas estrangeiros. Esses voos não só interligam a região, mas também fomentam o turismo em toda a Bahia”, afirmou.
Alta temporada e redução da sazonalidade
O período pós-pandemia trouxe uma redescoberta da Chapada pelos próprios baianos, que tradicionalmente preferiam o litoral. “A Chapada está bombando. O pós-pandemia tem sido muito importante porque o baiano descobriu a Chapada também”, disse Vanessa. No verão, a região opera com 80% a 90% de lotação, e a prefeita acredita que a conectividade aérea ajudará a manter esse fluxo ao longo do ano.
“Com esses voos, queremos diminuir a sazonalidade. A acessibilidade aumenta a tranquilidade das pessoas para viajar em qualquer época, e isso pode elevar nossa ocupação em 20% a 30%”, explicou a prefeita.
Mais Lidas
Cidades
Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Tragédia em SC: queda de balão deixa 8 mortos no sul do país
Últimas Notícias

Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje
Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa
Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus
Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira
A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado
A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia
Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina

Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny
Mistura de forró, samba-reggae e sertanejo anima milhares no Centro Histórico de Salvador em mais uma noite dos festejos juninos

Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Imóvel histórico na Rua dos Perdões já havia sido afetado por incêndio em fevereiro e aguarda demolição autorizada pelo Iphan

ACM Neto recebe apoio de petista e amplia articulações no interior durante os festejos juninos
Ex-prefeito de Salvador é recebido por lideranças de diferentes partidos no Recôncavo e reforça planos para 2026 com filha ao seu lado

Léo Estakazero critica presença de artistas não nordestinos no São João e defende valorização do forró baiano
Cantor afirma que a festa deve priorizar ritmos típicos do Nordeste e ressalta desafios de representar o forró na Bahia