A jogadora Marta pode ficar fora da semifinal de futebol feminino das Olimpíadas de Paris, que acontece na próxima terça-feira (6), às 16 horas (horário de Brasília), contra a Espanha. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi notificada que a camisa 10 e capitã da seleção brasileira foi punida com mais um jogo de suspensão, mas vai recorrer da decisão do comitê disciplinar da Fifa.
A notificação foi dada logo após a seleção brasileira vencer a França por 1 a 0 e se classificar para as semifinais. A rainha acompanhou, das tribunas do estádio em Nantes, o jogo polêmico com inexplicáveis 19 minutos de acréscimo no segundo tempo.
A CBF, que comanda o futebol nacional, emitiu uma nota, na noite deste sábado, sobre o caso, informando que a Diretoria Jurídica vai entrar com um pedido de efeito suspensivo no Comitê Disciplinar da Fifa para contar com a jogadora na semifinal olímpica. A brasileira foi punida depois de dar uma entrada dura com o pé alto na cabeça de uma adversária espanhola no duelo e levou cartão vermelho direto.
O parágrafo 11.5 da regra da Fifa no futebol olímpico diz: “se jogadores ou dirigentes de equipe forem expulsos como resultado de um cartão vermelho direto ou indireto, eles serão automaticamente suspensos do próximo jogo de sua equipe. Além disso, outras sanções poderão ser impostas pelo Comitê Disciplinar da Fifa.” Esse foi o caso da veterana Marta, mas conforme nova notificação, recebeu mais um jogo de suspensão, pois sua entrada foi considerada violenta.
Aposentadoria
A rainha já anunciou que 2024 será seu último ano com a seleção brasileira de futebol feminino, que foi medalha de prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008, perdendo ambas as finais para os Estados Unidos. No entanto, mesmo que a CBF não consiga reverter punição, a jogadora brasileira deve ser despedir com a camisa 10 em campo, pois mesmo que perca da Espanha o Brasil terá mais um jogo, seja pela disputa da medalha de bronze ou de ouro.
Leia também:
Boxeadora baiana Bia Ferreira conquista medalha de bronze após perder para irlandesa
Brasil vence Itália no judô por equipes e conquista o bronze em Paris