Mais Infância inicia entrega de material didático 2026 e lança edital de creches no Bahia Sem Fome

Programa das Voluntárias Sociais amplia ações pedagógicas e de segurança alimentar em 120 creches comunitárias baianas


Daniel Freitas
Daniel Freitas 08/11/2025 17:33 • Cidades
Mais Infância inicia entrega de material didático 2026 e lança edital de creches no Bahia Sem Fome -
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O Programa Mais Infância, iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), deu início, neste sábado (8), à distribuição do novo material didático que será utilizado no ano letivo de 2026 em 120 creches comunitárias do Estado. O lançamento ocorreu durante o 6º Encontro de Formação Pedagógica de Educadores e Educadoras, no teatro da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador.

O encontro marcou também o anúncio de uma parceria entre o Mais Infância e o programa estadual Bahia Sem Fome, que tem como foco erradicar a fome em territórios com altos índices de vulnerabilidade social. A iniciativa reforça o papel das creches comunitárias não apenas como espaços de educação infantil, mas também como pontos de apoio à segurança alimentar e nutricional das famílias atendidas.

“A importância das creches comunitárias não está só na garantia do direito das crianças à educação infantil, do acolhimento às famílias, está na estrutura que garante a segurança alimentar e nutricional. Fortalecendo esse papel das creches, a gente enfrenta a fome, que ainda é um grande desafio. Saímos do mapa da fome, mas precisamos avançar, garantindo o direito a uma alimentação saudável”, pontuou a primeira-dama Tatiana Velloso, presidente da VSBA.

Distribuição gratuita do material didático 2026

O novo material pedagógico do Mais Infância foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e financiado com emendas parlamentares. A ação prevê a distribuição gratuita de 15 mil livros para estudantes e professores da rede de creches comunitárias.

Cada unidade receberá três tipos de material:

  • Diário de bordo dos estudantes, que permitirá a comunicação entre o professor e as famílias sobre o desenvolvimento das crianças;
  • Caderno de planejamento pedagógico do professor, voltado ao aprimoramento do trabalho em sala;
  • Livro didático para crianças em processo de alfabetização, com conteúdos contextualizados e voltados para a realidade social das comunidades.

“As Voluntárias Sociais começam agora a distribuição desse material didático de forma gratuita para todos os estudantes e professores. Esses professores atuam com crianças de zero a cinco anos e esse encontro mensal, que acontece aqui na Uneb, é uma oportunidade de a gente capacitar os professores para um atendimento melhor e mais qualificado para as nossas crianças”, comentou Manoel Calazans, coordenador do Mais Infância.

O material será utilizado por professores que atendem crianças de zero a cinco anos, faixa etária priorizada pelo programa. A formação contínua dos educadores também faz parte da metodologia do Mais Infância, com encontros mensais realizados na Uneb para promover capacitação, troca de experiências e atualização pedagógica.

Integração com Bahia Sem Fome amplia alcance social

Durante o evento, foi apresentado o Edital Bahia pela Infância, resultado da parceria entre o Bahia Sem Fome e as Voluntárias Sociais da Bahia. A ação tem como objetivo melhorar as condições estruturais das creches comunitárias e ampliar o acesso à alimentação de qualidade na educação infantil.

A partir desta segunda-feira (10), as instituições interessadas poderão se inscrever para receber kits de Equipamentos para o Combate à Fome, que incluem fogões e fornos industriais, panelas, liquidificadores industriais, armários, mesas e pias de inox, freezers e refrigeradores. A medida visa modernizar as cozinhas e refeitórios das creches, garantindo a oferta de refeições seguras e balanceadas às crianças.

“Nossa expectativa é a partir da estruturação dessas creches e escolas com equipamentos e utensílios, capacitar os educadores sobre o tema da segurança alimentar e nutricional. As creches cumprem um papel importante nas periferias das cidades, então é uma forma do Estado chegar em cada canto dos grandes centros, assegurando direitos e combatendo a fome”, ressaltou Tiago Pereira, coordenador do Bahia Sem Fome.

O edital prevê o apoio a 200 creches comunitárias em todo o Estado, com foco em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica. Além da entrega dos equipamentos, está prevista a capacitação de educadores sobre segurança alimentar e nutricional, fortalecendo o papel das instituições na promoção da cidadania e do desenvolvimento infantil integral.

Inscrições abertas até dezembro

As inscrições para o Edital Bahia pela Infância ficam abertas até o dia 10 de dezembro. As unidades escolares interessadas devem realizar o cadastro através do site oficial do programa. Após o preenchimento do formulário, os responsáveis devem enviar ofício, proposta e declarações complementares para o e-mail.

Daniel Freitas

Daniel Freitas

Formado em jornalismo pela Universidade Salvador (Unifacs), é apaixonado por esportes, com experiência em assessoria de imprensa. Chegou à equipe do Portal Muita Informação em 2024 com uma vontade imensa de aprender e agregar.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Daniel Farias lança livro de poesia ‘Tudinho’ com evento performativo no Rio Vermelho -
Cultura 11/12/2025 às 21:48

Daniel Farias lança livro de poesia ‘Tudinho’ com evento performativo no Rio Vermelho

Obra reúne poemas escritos entre 2020 e 2025 e será apresentada na Livraria midialouca com intervenção artística nas calçadas da Fonte do Boi


Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com exigência de venda de lojas em São Paulo -
Negócios 11/12/2025 às 21:15

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com exigência de venda de lojas em São Paulo

Decisão impõe condições para limitar concentração e preservar competitividade no varejo pet presente em quase 20 estados, entre eles a Bahia


Noites Brasileiras estreia em Salvador e ocupa Casa de Castro Alves com música e diversidade no dia 19 de dezembro -
Cultura 11/12/2025 às 20:42

Noites Brasileiras estreia em Salvador e ocupa Casa de Castro Alves com música e diversidade no dia 19 de dezembro

Evento chega ao Centro Histórico da capital baiana com DJs de Alagoas, Bahia e Sergipe em uma noite de diversidade cultural


Expulsão de Carol Lekker quebra recorde do reality e reação da modelo expõe bastidores tensos de A Fazenda -
Coluna Ohh! 11/12/2025 às 20:20

Expulsão de Carol Lekker quebra recorde do reality e reação da modelo expõe bastidores tensos de A Fazenda

Programa registrou seu próprio recorde de expulsões a uma semana da final


Estudantes de Feira de Santana vencem o Outdoor Universitário 2025 e conquistam prêmios e estágio -
Cidades 11/12/2025 às 20:00

Estudantes de Feira de Santana vencem o Outdoor Universitário 2025 e conquistam prêmios e estágio

Dupla obteve o melhor desempenho geral ao longo das etapas do concurso


Guarda compartilhada ultrapassa decisão exclusiva da mãe pela 1ª vez no Brasil, aponta IBGE -
Cidades 11/12/2025 às 19:30

Guarda compartilhada ultrapassa decisão exclusiva da mãe pela 1ª vez no Brasil, aponta IBGE

Nova dinâmica familiar aparece em meio a mudanças nas taxas de divórcios, casamentos e no tempo médio das uniões


Flávio Bolsonaro diz que aliança com Tarcísio é indispensável e mira 2026 com plano próprio -
Política 11/12/2025 às 19:00

Flávio Bolsonaro diz que aliança com Tarcísio é indispensável e mira 2026 com plano próprio

Parlamentar fala em sobrevivência política e apresenta propostas para segurança no país


Após Câmara manter Zambelli, STF prepara ações para fazer valer decisão de perda de mandato -
Política 11/12/2025 às 18:44

Após Câmara manter Zambelli, STF prepara ações para fazer valer decisão de perda de mandato

Zambelli foi condenada em dois processos criminais no STF


Lula confirma recriação do Ministério da Segurança Pública caso PEC avance no Congresso -
Política 11/12/2025 às 18:30

Lula confirma recriação do Ministério da Segurança Pública caso PEC avance no Congresso

Presidente detalhou intenção de reorganizar a área e comentou reunião marcada com líderes dos Três Poderes sobre feminicídio


Jammil celebra início do Verão com show na Ponta de Humaitá e promessa de convidados especiais -
Cultura 11/12/2025 às 18:10

Jammil celebra início do Verão com show na Ponta de Humaitá e promessa de convidados especiais

Banda pede que público leve presentes para doar a crianças de uma instituição da Cidade Baixa