Lutas pela Independência passam a integrar currículo da Educação Básica
Jerônimo Rodrigues solicitou ao Ministério da Educação que o assunto faça parte dos livros didáticos de todo o país
As lutas pela Independência do Brasil na Bahia passam a integrar o currículo da Educação Básica no estado. A resolução do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE), nº 125/2024, que trata do tema, foi homologada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), conforme publicação no Diário Oficial da última quarta-feira (26).
A iniciativa de inserir as lutas pela Independência do Brasil ocorridas na Bahia no currículo escolar visa uma reparação histórica à data do 2 de julho de 1823, que teve grande importância para a configuração da nação brasileira. A pauta deverá ganhar repercussão nacional a partir da solicitação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ao Ministério da Educação, para que o assunto faça parte dos livros didáticos de todo o país. Ele considera que a verdadeira história do Brasil não pode ser subtraída dos livros didáticos que chegam às escolas públicas brasileiras.
Durante as celebrações pela Independência do Brasil na Bahia, marcadas pela transferência simbólica da sede do governo baiano para o município de Cachoeira, na terça-feira passada (25), o chefe do Executivo estadual anunciou que enviou ao Ministério da Educação o pedido relativo à inclusão dos conteúdos históricos referentes ao Dois de Julho nas publicações didáticas dos ensinos Fundamental e Médio que compõem a política do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, destacou a importância da iniciativa. “Esta é uma ação necessária para que possamos incluir nos editais do Programa Nacional do Livro Didático as lutas pela Independência do Brasil, a partir da ótica da Bahia. A gente orienta o Ministério da Educação nesse sentido para que essa memória não fique restrita apenas à Bahia e para que estudantes do país inteiro passem a conhecer a verdadeira história de independência do povo brasileiro.
A celebração da data do 2 de julho de 1823 se configura como um marco histórico de extraordinária importância para o Brasil, em um processo de luta e batalha do povo baiano. A mobilização em Salvador e em diversas cidades das regiões do Recôncavo, do Litoral Sul e do Sertão Baiano representou a resistência para a emancipação da Bahia com relação ao domínio colonial português, ocorrida em 1823, durante as lutas pela separação política do país.
O processo culminou na data da Independência da Bahia, considerada de grande significado na participação de movimentos ao envolver representantes do povo negro e escravizado que se identificaram com o sonho de estabelecimento de um país independente do jugo português e dos grupos que ainda permaneciam atrelados aos ideais não republicanos e escravocratas.
Para renomados pesquisadores e historiadores brasileiros e internacionais, a Independência do Brasil de Portugal só foi efetivada com as lutas que se iniciaram em Cachoeira, tendo desfecho na Batalha de Pirajá, em Salvador.
O governador destacou que será disponibilizada a estrutura administrativa, acadêmica e educacional vinculada ao Governo da Bahia necessária para compor os conteúdos, sem ônus para o Ministério da Educação. Além disso, ainda conforme o governador, será oferecida a organização do arcabouço histórico e documental, a fim de subsidiar a estratégia de construção dos próximos editais do PNDL.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
PF amplia ofensiva contra Banco Master, cumpre mandados na Bahia e mira Nelson Tanure
Nova etapa da Operação Compliance Zero aprofunda apuração sobre fraudes financeiras e determina bloqueio bilionário
Vixe! Eleição acirrada, os cenários de Coronel e a disputa na base. Jerônimo prega cautela e pragmatismo. Sodré na briga pelo Senado. E as dificuldades de Lula e os impactos na Bahia
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
Resumo BBB 26 de quarta-feira (14/01): Prova de resistência estreia madrugada, briga entre sisters agita a casa e emoções marcam a noite
Primeira disputa pela liderança atravessa a madrugada, tem eliminações em sequência, clima tenso entre participantes, conversas de jogo e reflexos da apresentação prolongada dos Camarotes
Em jogo de baixo rendimento, Vitória empata com Jacuipense e segue sem vencer no Baianão
Copinha 2026: mesmo com atuação valente contra Palmeiras, Rubro-negro é eliminado nos pênaltis em meio à polêmica de arbitragem
Lavagem do Bonfim 2026 altera linhas de ônibus e terá operação especial em Salvador; confira
Semob ajusta linhas de ônibus, amplia horários e oferece opções gratuitas de ascensores durante o cortejo
Bahia de Feira x Bahia: onde assistir, horário e prováveis escalações
Confronto acontece nesta quarta-feira (14), às 19h15, na Arena Cajueiro, pela segunda rodada do Campeonato Baiano 2026
57 Frases de Otimismo: mensagens para enxergar o lado bom da vida e manter a esperança
O otimismo é escolher enfrentar dificuldades com esperança, transformando a forma de viver e abrindo espaço para novas oportunidades.
Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa
Interdições, barreiras e mudanças de circulação serão adotadas até domingo (18) durante a festa religiosa
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Iniciativa utiliza a força da mídia exterior para incentivar doações e apoiar instituições sociais na Bahia