Luiz Maurício da Silva se classificou para a final do lançamento de dardo em Paris. Na manhã desta terça-feira (6), o brasileiro avançou em quarto no Grupo B e sexto no geral, com a marca de 85m91. Com essa marca, Luiz Maurício quebrou o recorde sul-americano, que já era dele, anteriormente em 85m57. A final está marcada para quinta-feira (8), às 15h25 (horário de Brasília).
O atleta também encerrou um jejum de 92 anos sem representantes do Brasil na disputa por medalhas no lançamento de dardo. A última vez havia sido com Heitor Medina, em Los Angeles-1932.
Na mesma competição, o brasileiro Pedro Henrique Rodrigues participou do Grupo A, mas foi eliminado, pois apenas os 12 melhores avançavam para a final.
Luiz Maurício da Silva chegou a Paris em grande forma, após alcançar 85m57 no Troféu Brasil de Atletismo 2024, em junho, garantindo o índice olímpico para Paris 2024 com o recorde sul-americano. Agora, ele melhora ainda mais sua marca e segue para a final.
“Um PB (recorde pessoal) nas Olimpíadas, eu não sei nem o que falar. Foi uma surpresa muito grande, competindo com os melhores aqui, que eu assistia na televisão. Agora estou aqui competindo com eles, estar na final junto com eles, não tem nem o que falar. Agora é voltar agora para final com outra cabeça, foi um bom lançamento e é isso, até o final”, disse Luiz Maurício da Silva após a prova em entrevista ao Sportv.
Leia também:
Seleção feminina de vôlei vai semifinal nas Olimpíadas depois de vencer República Dominicana