Junior Marabá participa do ‘Dia de Campo Oilema’ e destaca inovações no agronegócio de Luís Eduardo Magalhães
O evento, tradicional na região, tem como objetivo apresentar os resultados das variedades de sementes utilizadas na produção local

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá (PP), marcou presença no ‘Dia de Campo Oilema’ realizado no último sábado (8). O evento, tradicional na região, tem como objetivo apresentar os resultados das variedades de sementes utilizadas na produção local. A participação do prefeito reforça o compromisso da gestão municipal com o setor agropecuário.
Segundo o prefeito, o evento é fundamental para acompanhar de perto as inovações que impulsionam o agronegócio.
“O evento é uma grande oportunidade para conferir de perto as inovações que impulsionam o agronegócio na nossa região. Seguimos firmes no fortalecimento desse setor essencial para a economia, sempre ao lado dos produtores e de iniciativas que fazem a diferença no campo”, destacou Junior Marabá.
Luís Eduardo Magalhães: referência no agro baiano
Localizado a 953 km de Salvador, Luís Eduardo Magalhães se consolidou como um polo agropecuário no Oeste da Bahia. A cidade se destaca por sua produtividade e pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável, além de ser referência em tecnologias aplicadas ao campo.
Entrega de kits de irrigação fortalece pequenos agricultores
Complementando as ações voltadas ao campo, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Agricultura, entregou recentemente 12 kits de irrigação para agricultores da comunidade de Galinhos. Entre os beneficiários está Antonio Carlos Ferreira, que cria gado e cultiva mandioca e capim de corte. “Esse kit vai ser de extrema importância para a melhoria do meu trabalho”, afirmou.
O casal Josefa e Antonio Carlos Pereira também celebrou a iniciativa. Com dificuldades para manter o cultivo de limão, eles enfrentavam perdas frequentes. “Aqui nós regamos de balde, de mangueira, mas não é a mesma coisa, sempre um pé morre. A chegada do kit irrigação é uma benção”, disse Josefa.
Projeto Terra Gentil oferece suporte completo
Cada kit de irrigação é composto por uma caixa d’água, mangueiras e demais conexões, atendendo uma área de até 250 metros quadrados. A ação faz parte do projeto Terra Gentil, que não apenas distribui kits, mas também oferece assistência técnica na produção agrícola e na piscicultura, além de fornecer adubo orgânico gratuitamente.
“Os pequenos agricultores são fundamentais, pois produzem os alimentos que chegam à nossa mesa. O grande produtor foca em culturas como algodão e soja, mas os alimentos mais delicados, como hortaliças e frutas, vêm dos pequenos”, explicou o secretário de Agricultura, Jaime Cappellesso. Até o momento, cerca de 90 produtores já foram beneficiados.
Como acessar o programa
Para receber o kit, os agricultores familiares precisam realizar um cadastro na Secretaria de Agricultura. Após a inscrição, uma equipe técnica visita a propriedade para avaliar se ela atende aos requisitos necessários. Caso aprovado, o agricultor entra no cronograma de entrega e continua recebendo acompanhamento durante todo o ano produtivo.
Secretaria de Sustentabilidade orienta sobre plantação de espécies do Cerrado
Uma resolução do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) de Luís Eduardo Magalhães determina que a liberação de loteamentos e condomínios esteja condicionada ao plantio de pelo menos uma árvore nativa do bioma cerrado em frente a cada lote. A medida, que integra uma série de requisitos ambientais, tem como objetivo promover a arborização urbana, respeitar a fauna e flora nativas, melhorar a qualidade do ar e criar um ambiente mais saudável e agradável para os moradores.
A resolução estabelece que a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo exija a comprovação do plantio da árvore durante a vistoria para a emissão do Habite-se. A medida visa garantir o cumprimento da norma e a efetiva contribuição para a arborização da cidade.
Espécies recomendadas para plantio em áreas urbanas
A medida, que faz parte de uma série de requisitos da mesma natureza, tem como objetivo promover a arborização do município, respeitando a fauna e flora nativa, melhorando a qualidade do ar e promovendo um ambiente mais saudável e agradável para os moradores.
Para orientar a população sobre as melhores espécies para o plantio, o biólogo da Secretaria de Sustentabilidade, Cleber Antunes Cruz, recomenda árvores como o oiti, o falso pau-brasil e a aroeira-pimenteira. Outra grande preocupação é a altura dessas árvores, em função dos fios de energia.
“O que vai determinar a altura de cada árvore, é o cuidado de cada pessoa. É necessário dar manutenção sempre que necessário e fazer podas regulares”, explicou. As espécies estão disponíveis gratuitamente no Viveiro Municipal.
diretor de Defesa Civil do município, Wanderson Santana, elogiou a iniciativa da Secretaria de Sustentabilidade. “Muito importante esse esclarecimento por parte da Secretaria de Sustentabilidade, o que vai evitar futuros transtornos para a nossa cidade. Temos um município em franca expansão e a escolha das espécies e o cuidado dessas árvores que estão sendo plantadas hoje, vai fazer a diferença daqui a 10, 30 anos”, disse.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira
STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete
MPF pressiona governo federal sobre demarcação de terras indígenas na Bahia
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio