O jogador uruguaio Juan Izquierdo morreu, no final da noite desta terça-feira (27), aos 27 anos, em São Paulo. Ele estava internado no hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista, desde a última quinta-feira (22), após sofrer um mal súbito no jogo contra o time do São Paulo das oitavas de final da Libertadores no estádio do Morumbi.
O zagueiro do Nacional do Uruguai caiu no gramado aos 39 minutos, no 2° tempo da partida. Imagens divulgadas mostram o jogador não se sentindo bem, cambaleando e caindo em seguida, sendo ajudado imediatamente por um jogador do São Paulo que estava ao lado. Ele saiu de campo em uma ambulância e precisou ser socorrido e levado às pressas com quadro de “arritmia cardíaca” ao hospital, onde permanecia internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em nota divulgada na sua conta oficial do X, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou a morte do atleta uruguaio. “O futebol brasileiro fará um minuto de silêncio em todas as partidas organizadas pela entidade nesta quarta-feira e se solidariza com os familiares do atleta, com os jogadores, dirigentes e torcedores do Nacional pela perda irreparável”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“A CBF lamenta profundamente a morte do zagueiro Juan Manuel Izquierdo. O futebol brasileiro fará um minuto de silêncio em todas as partidas organizadas pela entidade nesta quarta-feira e se solidariza com os familiares do atleta, com os jogadores, dirigentes e torcedores do Nacional pela perda irreparável”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Nascido em Montevideo, capital do Uruguai, Izquierdo iniciou sua carreira no time Cerro, passou pelo Montevideo Wanderers e depois se transferiu para o time mexicano Atlético San Luis. Em seu retorno ao Uruguai, defendeu de novo o Wanderers, o Nacional, o Liverpool e retornou, neste ano, ao Nacional onde atuou em 25 partidas nessa temporada pelo time uruguaio. Ele deixa esposa e dois filhos pequenos, um de 2 anos e outro de apenas um mês de vida.
Homenagem em Salvador
O triste incidente, inclusive, fez com que o time paulista prestasse uma homenagem ao jogador pela sua recuperação na partida contra o Vitória. O jogo aconteceu, no último domingo (25), no Barradão, em Salvador, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Logo após o anúncio da morte do uruguaio, o São Paulo divulgou uma nota de pesar em suas redes sociais. “Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do @Nacional. Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de dor. Um dia triste para o futebol. Descanse em paz, Juan”.
O time baiano também lamentou a morte do atleta em suas redes sociais. “O Esporte Clube Vitória lamenta profundamente o falecimento do zagueiro Juan Izquierdo, jogador do Nacional – Uruguai. Neste momento de dor, desejamos força e conforto aos familiares, amigos e companheiros de equipe”.
Assim como o São Paulo e o Vitória, o Bahia também se solidarizou à família do atleta que chegou ao país nesta terça, quando ainda estava internado, mas já em estado grave. “Com imenso pesar, o Esquadrão lamenta o falecimento do zagueiro uruguaio Juan Manuel Izquierdo Viana, do Nacional. Izquierdo havia enfrentado o Bahia na Sul-Americana em 2018, enquanto atuava pelo Cerro, clube que o revelou. Toda nossa solidariedade aos familiares, amigos e torcedores. Descanse em paz, Juan”.
Leia também:
Paralimpíada começa nesta quarta-feira com Beth Gomes e Gabriel Araújo de porta-bandeiras do Brasil
Vitória sofre nova derrota no Brasileirão, desta vez para São Paulo
Bahia e Botafogo empatam sem gols pela 24ª rodada do Brasileirão