Jerônimo Rodrigues inaugura complexo eólico e Bahia assume liderança em energia limpa
Novo parque da Enel entre Umburanas e Ourolândia vai abastecer 435 mil casas, gerar empregos e evitar emissão de CO₂

gO governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), inaugurou, neste sábado (7), o Complexo Eólico Pedra Pintada. O empreendimento, localizado entre os municípios de Umburanas e Ourolândia, foi desenvolvido pela Enel Green Power Brasil, divisão de energias renováveis do grupo Enel. O evento contou ainda com a presença do senador Jaques Wagner e de executivos da empresa eólica.
Com capacidade instalada de 194 megawatts (MW), o novo parque é composto por 43 aerogeradores e será capaz de gerar aproximadamente 894 gigawatts-hora (GWh) por ano, energia suficiente para abastecer cerca de 435 mil residências. O projeto recebeu investimentos de R$ 1,8 bilhão e representa um avanço importante para o fortalecimento da matriz energética sustentável do estado.
Durante as obras, foram gerados mais de dois mil empregos, sendo 51% das vagas ocupadas por trabalhadores da região. O impacto econômico local, somado à redução de emissões de gases poluentes — estimadas em 374 mil toneladas de CO₂ por ano —, reforça os benefícios socioambientais do empreendimento.
Governo destaca potencial renovável e políticas de incentivo
Durante o evento de inauguração, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a relevância do complexo não apenas do ponto de vista energético, mas também para o desenvolvimento econômico e social da Bahia. “Um parque como este, que vem se instalar aqui em Ourolândia, representa um investimento de médio prazo. É um símbolo da geração de empregos e da força da Bahia no setor de energias renováveis: energia eólica, solar e biomassa”, afirmou.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, também destacou o ambiente favorável à atração de novos investimentos. “A cada momento, o governador Jerônimo Rodrigues vem atualizando e fortalecendo a política de atração de empreendimentos. Recentemente, lançamos o Proteiner, o programa de transição energética do Estado. A Bahia é pioneira neste programa e atrai atenção internacional pelo seu ecossistema de inovação e recursos naturais favoráveis”, disse.
Enel aposta no potencial eólico baiano
Segundo o CEO da Enel Brasil, Antonio Scala, a escolha da Bahia para sediar mais um parque da companhia está diretamente relacionada ao excelente potencial eólico do estado. “A Bahia, em particular, representa um dos lugares com os melhores recursos, solar e, sobretudo, eólico. Por isso, as condições para desenvolver crescimento, emprego e renda, são ótimas. O suporte por parte do Governo do Estado sempre foi muito positivo para incentivar esse tipo de empreendimento dando visibilidade sobre as áreas com maior recurso eólico”, afirmou Scala.
O Complexo Eólico Pedra Pintada é o 11º parque da Enel na Bahia, sendo nove eólicos e dois solares, o que reforça o compromisso da empresa com a transição energética e com a geração de energia limpa e sustentável no país.
Bahia lidera ranking nacional em geração eólica
Com a entrada em operação do novo complexo, a Bahia segue na liderança da produção de energia eólica no Brasil. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o estado conta atualmente com 227 parques eólicos em operação, somando 5,9 gigawatts (GW) de potência instalada. Os investimentos já superaram os R$ 23 bilhões e foram responsáveis pela geração de mais de 89 mil empregos na fase de construção, em toda a cadeia produtiva.
Além da liderança em energia eólica, a Bahia também vem se destacando em outras fontes renováveis, como a solar e a biomassa. A ampliação da infraestrutura verde e os programas de incentivo à sustentabilidade colocam o estado em posição estratégica para atender às metas climáticas globais e contribuir para um futuro mais limpo e resiliente.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro