Jerônimo Rodrigues determina investigação sobre operação policial com 12 mortos em Salvador
Secretaria de Segurança Pública e Ministério Público acompanham caso; Capitão Alden sai em defesa de policiais
Equipe M!
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), determinou, nesta quarta-feira (5), a investigação sobre um possível “exagero” da polícia na operação que resultou na morte de 12 suspeitos no bairro Fazenda Coutos, no Subúrbio de Salvador. A ação policial ocorreu, na última terça-feira (4), e o caso tem gerado questionamentos sobre a condução da operação.
“Nós pedimos para que todo estudo seja feito, para averiguar se houve algum exagero da polícia. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe, se reuniu com Ministério Público e Defensoria para poder zelar e o estudo está acontecendo para a gente averiguar algum exagero”, afirmou o petista durante seu programa semanal “Fala Jero”.
Conflitos no bairro motivaram ação policial
Segundo o governador, moradores de Fazenda Coutos já haviam acionado a Polícia Militar para relatar intensos tiroteios nos dias anteriores à operação. O confronto seria resultado da disputa entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas na região.
“A comunidade estava se queixando com a polícia, mandando pedidos de presença e realmente a inteligência detectou através de câmeras a disputa de duas facções. Uma delas, se colocando como vencedora, ganhou espaço e queria mandar, proibindo as pessoas de circularem”, explicou Rodrigues.
A operação foi planejada pela Polícia Militar após a identificação de suspeitos fortemente armados. Os policiais foram recebidos a tiros e revidaram, resultando nas 12 mortes.
Capitão Alden defende ação da PM e critica cobertura da imprensa
A repercussão da operação policial que resultou na morte de 12 suspeitos em Fazenda Coutos continua gerando debates, agora com a manifestação do deputado federal Capitão Alden (PL-BA). O parlamentar saiu em defesa dos policiais envolvidos na ação e fez duras críticas à cobertura jornalística do caso, especialmente ao portal UOL, que, segundo ele, teria tratado o tema “de forma tendenciosa”.
Alden afirmou que a imprensa tem um papel fundamental na sociedade, mas ressaltou que as informações devem ser divulgadas com transparência e responsabilidade. Ele acusou o UOL de induzir o público a interpretações equivocadas sobre a conduta da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e classificou a abordagem do veículo como um “tribunal inquisitório” contra os agentes de segurança.
“Parece que há uma escassez de assuntos pós-carnaval, já que não podem falar sobre a baixa popularidade do ‘descondenado’, faz com que parte da imprensa, especificamente, três jornalistas do UOL, se é que podem ser chamados assim, montaram uma espécie de ‘tribunal inquisitório’ e um estúdio de São Paulo para falar asneiras sobre uma realidade que desconhecem. Ao melhor estilo ‘Os 3 patetas’, reuniram-se para emitir opiniões irresponsáveis sobre a guerra que está acontecendo aqui na Bahia. O pior ainda fizeram ilações levianas sobre a conduta dos honrados policiais militares do nosso estado mostraram com isso claramente que desconhecem a nossa realidade”, afirmou Alden.
Apenas uma pessoa não foi identificada
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, na manhã desta quinta-feira (6), a identidade de 11 dos 12 suspeitos mortos. Eles tinham entre 17 e 27 anos. O 12º indivíduo ainda não foi identificado, pois estava sem documentos.
Lista de suspeitos mortos:
- D.C.A. – 17 anos
- P.R.S.P. – 17 anos
- João Cledison Santos Souza – 18 anos
- Félix de Oliveira Rodrigues – 19 anos
- Uendel Vitor Rodrigues dos Reis – 20 anos
- Jackson Vitor Araújo dos Santos – 20 anos
- Wendel Henrique Nunes dos Santos – 20 anos
- Samuel da Luz Nascimento de Sousa – 24 anos
- Francisco Ariel Freire Santos – 27 anos
- Douglas Campos da Silva Batista – 27 anos
- Leidson Maxwel da Costa Silva – 27 anos
Ao todo, cinco corpos haviam sido liberados, até a manhã desta quinta-feira, pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para sepultamento. Entre eles, os de João Cledison Santos Souza e Francisco Ariel Freire Santos, que foram enterrados no cemitério Bosque da Paz.
Detalhes da operação e investigações
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, a operação foi previamente planejada para neutralizar a presença de criminosos fortemente armados. Os suspeitos foram encontrados em uma área de mata e em duas residências, que teriam sido usadas como pontos estratégicos para atacar os policiais.
Moradores chegaram a ser retirados de suas casas e mantidos reféns pelos criminosos antes da chegada da polícia. No entanto, segundo as autoridades, não há relatos de feridos entre a população.
Os suspeitos baleados foram socorridos e levados ao Hospital do Subúrbio, onde as mortes foram confirmadas. A polícia apreendeu 12 armas, incluindo submetralhadoras, pistolas e revólveres, além de rádios comunicadores, drogas, balanças de precisão e balaclavas.
Conflito entre facções antecedeu ação policial
As investigações indicam que, antes da operação, ao menos dois intensos tiroteios ocorreram entre grupos criminosos rivais na região, desde a noite de segunda-feira (3), moradores de Teotônio Vilela, área próxima à Fazenda Coutos, relataram disparos frequentes entre facções.
Investigação em andamento
A Polícia Civil e o Ministério Público da Bahia acompanham o caso. Segundo a delegada-geral Heloísa Brito, policiais que participaram da ação já prestaram depoimento, assim como duas testemunhas. De acordo com ela, os militares “retratam com muita clareza como o evento aconteceu quando eles chegaram no local”.
O inquérito está sob responsabilidade do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ainda não há previsão para a conclusão da apuração.
Transporte público afetado
Devido ao confronto, o transporte público na região foi temporariamente suspenso. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), os ônibus estão circulando apenas pela entrada do bairro, desviando o trajeto normal até Vista Alegre.
Mais Lidas
Cidades
Seminário sobre Exú abre programação da Caminhada pela Paz em Salvador
Últimas Notícias
Com ACM Neto, Bruno Reis participa da Festa da Padroeira de Valença e afirma: ‘Há na Bahia um desejo profundo de mudança’
Declaração ocorre após trégua com governador, quando ambos deixaram 2026 em 2° plano e anunciaram ações contra facções e em apoio a ambulantes
Mais Infância inicia entrega de material didático 2026 e lança edital de creches no Bahia Sem Fome
Programa das Voluntárias Sociais amplia ações pedagógicas e de segurança alimentar em 120 creches comunitárias baianas
Brasil brilha no Parapan de Jovens e quebra recorde mundial em dia de 12 medalhas
Com destaque para mineiro Charles Eduardo Santos no halterofilismo, país mantém liderança isolada no quadro geral dos jogos em Santiago
Tornado mortal no Paraná: Ratinho Júnior decreta luto oficial e número de feridos passa de 750
Estado mobiliza forças de saúde, segurança e assistência para atender vítimas em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastado
Governo do Paraná suspende Enem em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastada por tornado
Prova será remarcada após destruição causada por ventos de até 250 km/h; governador decreta calamidade e Lula promete apoio à reconstrução
Derrite endurece projeto antifacção do governo Lula e equipara facções a terrorismo
Relator inclui equiparação de facções a organizações terroristas, amplia penas e reforça medidas de controle e confisco de bens ilícitos
Enem 2025: veja como descobrir local de prova e confira esquema de transporte especial em Salvador
Candidatos terão metrô e ônibus gratuitos e reforço na frota na capital baiana nos dois domingos de aplicação do exame
Seminário sobre Exú abre programação da Caminhada pela Paz em Salvador
Encontro no Terreiro do Cobre discute liberdade religiosa e combate à intolerância antes do tradicional cortejo no Engenho Velho da Federação
Caetano Veloso e Maria Bethânia indicados ao Grammy 2026: dupla baiana pode trazer troféu inédito ao país
Kendrick Lamar lidera indicações em nove categorias; veja lista completa
Governo do Paraná decreta calamidade após tornado de 250 km/h devastar Rio Bonito do Iguaçu: seis mortos e mais de 400 feridos
Presidente Lula expressa apoio às famílias afetadas e destaca empenho do governo na reconstrução das áreas atingidas