Isabela Suarez é confirmada como candidata à presidência da Associação Comercial da Bahia
Advogada e empresária, Isabela foi escolhida pelo Conselho Superior e pode ser segunda mulher a comandar entidade em mais de dois séculos

A empresária e advogada Isabela Suarez foi oficialmente confirmada, nesta segunda-feira (12), como candidata à sucessão do atual presidente Paulo Cavalcanti na Associação Comercial da Bahia (ACB). Caso seja eleita em julho, será a segunda mulher a comandar a entidade em mais de dois séculos, marcando um capítulo histórico na trajetória da mais antiga associação comercial do Brasil e das Américas.
A confirmação do nome de Isabela se deu após uma reunião do Conselho Superior da entidade, na qual ela foi aclamada pelos membros. Em publicação nas redes sociais, Isabela reforçou o compromisso com a continuidade dos trabalhos, destacando a necessidade de fortalecer o setor empresarial baiano com foco em representatividade e inovação.
“É com imensa alegria e responsabilidade que eu recebo a confirmação do meu nome como candidata à presidência dessa associação comercial, que é a mais antiga do Brasil e das Américas”, disse Isabela, destacando a importância histórica da instituição.
Ela ainda relembrou sua trajetória na ACB, onde atuou como vice-presidente e coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, o que a aproximou dos desafios enfrentados pelo setor.
“Me aproximei ainda mais dos desafios e das oportunidades, razão pela qual eu queria agradecer imensamente a indicação do meu nome pelo Conselho Superior, na certeza de que daremos continuidade ao trabalho iniciado pelo presidente Paulo Cavalcanti”, afirmou.
Compromisso com o associativismo e com a história da ACB
Durante sua fala, Isabela também relembrou sua formação associativista, construída em grande parte dentro da própria instituição. Ela explicou que, embora tenha uma herança familiar nesse campo, foi na ACB que consolidou sua paixão pela causa.
“Aprendi a ser associativista com vocês, embora Cacá saiba que isso seria um assunto de DNA, porque afinal de contas eu tenho uma história de família construída no associativismo, mas foi com vocês que eu aprendi a gostar da Associação Comercial da Bahia”, ressaltou.
Isabela também reforçou o papel da ACB como agente de valorização da classe empresarial e de preservação de uma história centenária. Para ela, é fundamental que a entidade continue contribuindo com o desenvolvimento do estado e do país.
Portal M! antecipou indicação com exclusividade
O Portal M! foi o primeiro a divulgar, com exclusividade, que Isabela seria a escolhida por Paulo Cavalcanti para disputar a presidência da ACB. Em declaração ao site, em novembro do ano passado, o atual presidente destacou o perfil ativo e comprometido da advogada, que já contribui com diversas frentes da entidade.
“Acho que o mais justo seria termos pessoas ativas, que trabalham pela sociedade, como por exemplo a minha candidata Isabela Suarez”, afirmou Cavalcanti, acrescentando que Isabela é “competente, capaz e está se doando muito pelo nosso Estado, pelo país”.
Paulo Cavalcanti defende protagonismo coletivo e educação cidadã
Ao comentar sobre a escolha de Isabela, Paulo Cavalcanti voltou a enfatizar os princípios que guiam sua gestão na ACB. Segundo ele, é fundamental combater a “demonização e criminalização do empresário”, valorizando sua função social, e não apenas econômica.
“Como ativista da função social da empresa, eu fico bastante indignado quando vejo essa demonização. Não existe empresa sem pessoas. Mas também não existe uma empresa sem um empresário, sem uma pessoa que idealize, que acredite e transforme a sociedade”, afirmou.
Cavalcanti também destacou que o protagonismo no associativismo não deve ser individualizado. Para ele, a união dos diversos setores da economia é essencial para a transformação social.
“A palavra protagonista não pode ser individualizada a um líder de qualquer associação ou sindicato, e sim de todos que produzem riqueza nesse país”, reforçou. Ele ainda apontou a educação cidadã como base para a promoção de direitos e deveres.
Associação Comercial da Bahia: 213 anos de história
A Associação Comercial da Bahia, com mais de dois séculos de atuação, tem sido protagonista em iniciativas importantes para o desenvolvimento do estado e do país. Paulo Cavalcanti lembrou que a entidade foi precursora na criação de instituições como câmaras de arbitragem, escolas técnicas e até bancos, sempre com foco em atender às demandas sociais.
“Ela traz uma história brilhante, de exemplos de como os empresários se juntaram e criaram educação, saúde, segurança pública. Câmara de Conciliação e Arbitragem, Escola de Agronomia, banco… tudo que a sociedade precisa está ali”, pontuou.
Por fim, Cavalcanti reiterou que o associativismo é uma ferramenta transformadora, que deve ser guiada por pautas suprapartidárias. Para ele, a união de líderes de diversos setores pode provocar mudanças significativas no país.
“Hoje você pode encontrar presidentes despertando, enxergando que unidos, com pautas de nação, é que vamos transformar o nosso país”, concluiu.
Confira o vídeo publicado por Isabela Suarez:
Mais Lidas
Cidades
Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Últimas Notícias

Baiana Pâmela Lucciola assume o ‘Melhor da Tarde’ após saída de Catia Fonseca
Nova apresentadora do vespertino da Band já havia substituído Catia nas férias e tem passagem pela TVE Bahia

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF

Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos

Mauro Cid tem prisão decretada e revogada em seguida; PF detém Gilson Machado
Ex-ajudante de Bolsonaro é alvo de nova apuração sobre tentativa de obtenção de passaporte português para deixar o país