Investimentos em infraestrutura devem bater R$ 277,9 bilhões em 2025, mas caem em relação ao PIB

Valor representa um avanço de 4,16% em relação a 2024


Redação
Redação 13/06/2025 23:00 • Cidades
Investimentos em infraestrutura devem bater R$ 277,9 bilhões em 2025, mas caem em relação ao PIB - Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Brasil deverá investir R$ 277,9 bilhões em infraestrutura ao longo de 2025, segundo projeção divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta sexta-feira (13). O valor representa um avanço de 4,16% em relação a 2024, quando os aportes somaram R$ 266,7 bilhões. As informações são da Agência Brasil.

Apesar do crescimento nominal, a participação desses investimentos no Produto Interno Bruto (PIB) deve recuar de 2,27% para 2,21%, segundo o levantamento realizado em parceria com a consultoria Inter B.

A análise da CNI inclui tanto recursos públicos quanto privados, destacando que os níveis de investimento seguem aquém do necessário para a modernização da infraestrutura nacional. O analista da entidade Ramon Cunha observa que o país ainda enfrenta dificuldades históricas para suprir sequer a depreciação dos ativos existentes.

Em algumas atividades, o país investe menos do que o necessário para suprir a própria depreciação desses ativos. Isso se reflete, na prática, em estradas com conservação inadequada, instabilidade em termos de fornecimento de energia e serviços de telecomunicações, e, ainda, em precariedade no abastecimento de água e no tratamento de esgoto”.

Saneamento e transportes lideram projeções de alta

Entre os setores com maior expectativa de crescimento no volume de investimentos estão o saneamento básico e os transportes, áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento estrutural do país. A CNI aponta que esses segmentos concentram uma parcela significativa dos projetos em andamento, com potencial de expansão nos próximos meses.

A predominância da iniciativa privada deve se manter como principal fonte de financiamento para os projetos de infraestrutura. A confederação estima que 72,2% dos investimentos previstos para 2025 serão realizados por empresas privadas, mantendo a tendência observada desde 2019, quando o setor privado passou a responder por mais de 70% do total investido no setor.

Apesar de avanços pontuais, a CNI avalia que a infraestrutura brasileira ainda apresenta gargalos significativos que limitam a competitividade do país. Entraves regulatórios, demora nos processos de licenciamento ambiental e volume insuficiente de recursos aplicados continuam sendo obstáculos para a ampliação da capacidade logística e operacional do Brasil.

Estudo propõe mudanças estruturais

O estudo divulgado pela CNI propõe um conjunto de oito medidas consideradas fundamentais para reverter esse cenário. Entre as sugestões estão a transformação do investimento em infraestrutura em política de Estado, o aprimoramento da governança dos projetos e a ampliação dos aportes públicos com base em critérios técnicos e racionalidade econômica.

O ambiente de negócios deve ser mais atrativo. Hoje, lidamos com juros altíssimos, que desestimulam o investimento produtivo e encarecem o crédito. São 2 dos maiores problemas do Custo Brasil, que freiam nossa capacidade de modernizar a infraestrutura. E uma infra melhor reduz desigualdades, traz competitividade e impulsiona o crescimento da economia”, disse Ricado Alban, presidente da CNI.

A entidade também recomenda que o governo adote maior rigor na seleção de projetos públicos e de parcerias público-privadas, além de garantir segurança jurídica aos investidores e modernizar a regulação dos serviços de infraestrutura. Outra prioridade destacada é a ampliação do acesso ao mercado de capitais como alternativa de financiamento.

Entre os pontos destacados no estudo está ainda o fortalecimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como estruturador de projetos sustentáveis. A CNI defende que o país avance gradualmente até atingir um volume de investimentos equivalente a pelo menos 4% do PIB, considerado o patamar mínimo para suprir as demandas estruturais.

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