As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2024 serão realizadas entre os dias 7 e 25 de outubro. A partir desta segunda-feira (30), órgãos públicos de administração prisional ou socioeducativa interessados em aplicar as provas do Exame devem aderir ao Enem PPL 2024. O prazo encerra em 18 de outubro. As informações são da Agência Brasil.
O processo deve ser feito por meio de um ofício enviado ao Inep, com o assunto “Adesão Enem PPL 2024”, contendo as informações exigidas no edital e reconhecidas pelos responsáveis das instituições.
As provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, conforme o cronograma divulgado pelo Inep. Somente os estabelecimentos que atendam às condições de segurança e logística estabelecidas no Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso poderão realizar o exame.
O Enem PPL é uma oportunidade para pessoas em privação de liberdade ou em cumprimento de medidas socioeducativas acessarem a educação superior. As notas obtidas podem ser utilizadas para ingressar em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, as notas também são aceitas por instituições de ensino superior portuguesas que têm acordo com o Inep. Participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, e nesse caso, as notas servem apenas para autoavaliação.
Logística
Na quarta-feira (25), o ciclo de reuniões regionais focadas na logística e segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi encerrado. O último encontro foi realizado em Vitória (ES), abordando as medidas para garantir a integridade do exame nos estados do Sudeste. Anteriormente, reuniões ocorreram em Manaus (AM), Recife (PE) e Curitiba (PR).
Durante as reuniões, foram discutidos aspectos logísticos que envolvem a seleção dos locais de prova, infraestrutura e acessibilidade, além das estratégias para garantir a segurança e evitar fraudes. O Inep também destacou a importância da distribuição segura dos cadernos de prova e outros materiais, além da capacitação de mais de 300 mil colaboradores responsáveis pela aplicação do exame, que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro.
O Enem 2024 será aplicado em 1.753 municípios, com cerca de 10 mil locais de prova e 140 mil salas. Serão distribuídos aproximadamente 9 milhões de cadernos de prova, com 18 versões diferentes, e 65 mil malotes de segurança. Ao longo de mais de duas décadas, o exame se consolidou como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil.
Leia também:
Casa do Sol: educação infantil transforma realidades em Cajazeiras
Governo do Estado abre processo seletivo para 1.624 profissionais de educação
Colégio estadual de tempo integral é entregue em Santo Amaro da Purificação