Incêndio destrói fábrica de fantasias no Rio e deixa nove feridos
Fogo atinge confecção em Ramos e deixa vítimas em estado grave; local abrigava trabalhadores e produzia figurinos para escolas de samba

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta quarta-feira (12), a fábrica Maximus Confecções, em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O local, conhecido pela produção de fantasias para escolas de samba e uniformes militares, foi consumido pelas chamas enquanto cerca de 100 pessoas estavam dentro do galpão.
O incêndio deixou ao menos nove feridos, sendo seis mulheres e três homens, dois deles em estado grave. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. Parte dos trabalhadores estava dormindo no local quando o fogo começou. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 7h39 e mobilizou 13 unidades operacionais para combater as chamas e realizar os resgates. O incêndio avançou rapidamente, ameaçando prédios vizinhos, e o trabalho de contenção seguiu ao longo da manhã.
Resgate difícil: funcionários escapam pelas janelas
O incêndio na Maximus Confecções resultou em momentos de grande tensão. Quatro trabalhadores precisaram se refugiar na parte externa de uma das janelas, cercados pela fumaça densa e pelas chamas que se alastravam. O grupo pedia socorro enquanto as equipes de resgate tentavam chegar até eles.
“Não sei quantas pessoas estão bem ou mal. Tinha senhora de idade, tinha adolescente”, contou. Ele relatou que o incêndio teria começado no térreo, e ele conseguiu ser resgatado por uma janela. “Algumas pessoas pularam, outras saíram pela escada”, disse um dos resgatados.
O acesso ao local foi um grande desafio para os bombeiros, já que as ruas estreitas impediram a aproximação de caminhões com escadas magirus. Diante disso, as equipes utilizaram escadas portáteis para resgatar os funcionários antes que o fogo tomasse o andar onde estavam.
No total, 17 pessoas foram retiradas do imóvel pelos bombeiros. Um dos sobreviventes relatou a rapidez com que o fogo se espalhou.
“O incêndio começou no térreo. Foi muito rápido, lambeu tudo!”, disse o sobrevivente.
Impacto na produção de fantasias e perda total de materiais
A Maximus Confecções é uma das principais fornecedoras de figurinos para escolas de samba da Série Ouro e da Intendente Magalhães. Além das fantasias carnavalescas, a fábrica produzia fardas para as forças de segurança do Rio de Janeiro.
O Império Serrano, uma das escolas impactadas, lamentou o incidente em nota oficial. “O Império Serrano lamenta profundamente o incêndio que ocorre nas dependências da Maximus Confecções, nesta manhã, em Ramos. Informamos que toda a produção das fantasias do carnaval 2025 do Império Serrano se encontram na fábrica. Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos os envolvidos neste acidente. Quando tivermos mais informações sobre os danos ocorridos, informaremos”, disse a escola de samba.
Segundo Hugo Júnior, presidente da LigaRJ, as perdas materiais foram devastadoras. “Tudo indica que a perda de material foi total”, lamentou.
Fogo pode ter começado durante turno de trabalho
Testemunhas relataram que o incêndio teve início no térreo da fábrica, onde havia grande concentração de tecidos inflamáveis. No momento da ocorrência, parte dos trabalhadores estava ativa no turno de produção, enquanto outros dormiam no galpão.
As causas do incêndio ainda serão investigadas, e autoridades avaliam se a fábrica seguia as normas de segurança exigidas para seu funcionamento. O Corpo de Bombeiros segue tentando conter os focos remanescentes e evitar novos riscos.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Prefeitura inicia obras de revitalização do Centro de Camaçari
Tiroteio em perseguição policial na Avenida Paralela deixa dois feridos
Últimas Notícias

Uso excessivo de telas: Especialista revela impactos e como isso pode destruir seu sono e sua saúde
Neuropediatra Fernanda Dubourg explica como luz artificial dos dispositivos eletrônicos impacta na qualidade do sono

Faturamento da indústria cresce 3,3% em janeiro, aponta CNI
Demanda por bens industrializados impulsiona resultados, mas cenário futuro preocupa

Exposição ‘Zumvi – A Bahia em Festa e Resistência’ encerra neste sábado na Casa do Benin
Mostra fotográfica e lançamento de livro celebram cultura negra em Salvador

Terror no campo: denúncias revelam assassinato de indígena e invasões de fazendas na Bahia
Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na AL-BA, denuncia cenário alarmante de violência no Extremo-sul do Estado

Lula questiona preço do ovo e diz querer descobrir quem ‘passou a mão’ no valor
Segundo o petista, governo está empenhado em entender o que está por trás desse aumento

Prefeitura inicia obras de revitalização do Centro de Camaçari
Intervenções incluem novo piso, paisagismo e melhoria na infraestrutura para comerciantes

Médicos realizam parto surpresa em unidade de emergência de Salvador; mãe não sabia que estava grávida
Caso ocorreu no PA do Pau Miúdo, na quinta-feira (13). Mulher chegou à unidade com dores na região pélvica, e equipe médica identificou contrações e aumento do volume abdominal

Revelação sobre Gracyanne deixa Diego Hypolito devastado no BBB25: ‘Me sentindo um idiota’
Após dinâmica da 'Vitrine do Seu Fifi', Renata revelou que familiares do ex-ginasta pediram que Diego e Daniele se afastassem da influenciadora

Otto Alencar diz que vai ‘lutar intensamente’ para manutenção de aliança entre PSD e PT na Bahia em 2026
Senador enfatizou que manutenção da aliança está 'praticamente' certa

Após polêmica com frei Gilson, deputado propõe criminalização de ataques contra religiosos
Projeto surge em resposta a críticas direcionadas ao sacerdote católico que tem ganhado visibilidade nas redes sociais