IML do Rio de Janeiro identifica 100 dos 121 mortos durante megaoperação
Todos os corpos passaram por necropsia, exame responsável por determinar a causa e as circunstâncias das mortes
Tomaz Silva/Agência Brasil
O Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro confirmou, nesta quinta-feira (30), a identificação de 100 dos 121 mortos na Operação Contenção, ocorrida na última terça-feira (28). Todos os corpos passaram por necropsia, exame responsável por determinar a causa e as circunstâncias das mortes, mas os laudos devem ser divulgados em um prazo de 10 a 15 dias úteis. As informações são da Agência Brasil.
Segundo informações divulgadas por deputados federais e estaduais após uma diligência realizada no IML da capital nesta quinta-feira (30), sessenta corpos já foram liberados para sepultamento.
Deputados cobram divulgação da lista de identificados
Durante a visita, parlamentares cobraram a divulgação de uma lista com os nomes dos mortos já identificados. O deputado federal Henrique Vieira (PSOL) relatou que a direção do IML informou que essa divulgação é responsabilidade da Secretaria de Polícia Civil.
“Se já tem um número de identificados e um número de liberados, por que isso ainda não é público? A única conclusão é que o Secretário de Polícia Civil ainda não autorizou”, afirmou.
A deputada federal Talíria Petroni (PSOL) acrescentou que a justificativa dada foi de que a operação “foi parte de uma investigação”. “E por isso eles não podem identificar os mortos. O que mostra que eles já têm uma pré-caracterização de quem são esses mortos, de que há o envolvimento deles em algum crime”.
Parlamentares pedem que famílias possam ver os corpos
A comitiva também solicitou que os familiares tenham acesso aos corpos antes da retirada pelas funerárias. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) destacou a situação de um casal que teve dificuldades para reconhecer o filho, vítima de decapitação.
“Eles não estavam conseguindo entrar para reconhecer o corpo. Isso é um direito constitucional. O argumento dito é que o problema é de espaço físico e que a perícia é técnica, e que a identificação é por papiloscopia, por DNA ou por radiografia ortodôntica e a família só vai ver quando sair no caixão. Mas nós apelamos porque a dor das famílias é muito grande”.
Força-tarefa busca concluir identificação até o fim de semana
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos, a identificação dos mortos deve ser concluída até o fim de semana. O secretário informou que foi criada uma força-tarefa no IML para agilizar os procedimentos. Os nomes dos 100 já identificados ainda não foram divulgados.
“No IML, foi montada uma força-tarefa para fazer a identificação. Existem processos de identificação: identificação da própria parente, que reconhece a vítima, a pessoa morta; tem o processo da dactiloscopia; e os mais complexos, de DNA e outros tantos. Então, não é fácil, não é rápido, mas a gente acredita que até o final de semana, dentro dessa rotina, a gente consiga fazer a identificação de todos”, afirmou Santos.
As declarações foram feitas em entrevista coletiva após uma reunião com parlamentares no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Polícia Militar. O encontro contou com a presença de dez deputados federais, nove estaduais e quatro vereadores do Rio de Janeiro.
Identificação de corpos de outros estados leva mais tempo
O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, afirmou que parte dos mortos é oriunda de outros estados, o que dificulta o processo de identificação. “A identificação leva mais tempo, justamente porque a gente tem que falar com a polícia técnica desses estados correspondentes, para obter mais dados e ter a identificação precisa desses corpos. Por isso, que está levando um pouco mais de tempo”, explicou.
Questionado sobre a divulgação da lista de mortos, Curi afirmou que a relação “será divulgada no momento oportuno”.
Mais Lidas
Cidades
Brasil conquista prêmio internacional com projeto de restauração de florestas
Últimas Notícias
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)
Rio Jequitinhonha: Rui diz que governo executa obras simultâneas na ponte para reduzir impacto no trânsito
Segundo o ministro, o governo federal realiza duas frentes de trabalho simultâneas para minimizar o impacto sobre os motoristas que trafegam na área e reduzir os desvios
STF adia julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos com contratos antigos
Julgamento, que vinha sendo acompanhado de perto por entidades do setor e por associações de defesa do consumidor, ainda não tem maioria formada