Mais de 600 estudantes de todo Brasil participam de festival de ciência e tecnologia em Salvador
Ao todo, 83 escolas brasileiras marcam presença no evento que segue até este sábado
O I Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Informação (CTI) foi oficialmente aberto, na manhã desta última sexta-feira (13), na Escola Djalma Pessoa, no bairro Piatã, em Salvador. O evento, que reúne mais de 600 estudantes de 83 escolas de diferentes estados do Brasil, destaca o potencial da juventude na produção de conhecimento e pesquisa científica, promovendo uma imersão única no universo da ciência e tecnologia.
Na cerimônia de abertura, realizada diante de um ginásio repleto de estudantes entusiasmados, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, destacou a missão do SESI de formar jovens para o futuro. “Fazer ciência e robótica é parte do cotidiano das escolas SESI. Nossa missão é educar, compartilhar experiências e multiplicar aprendizados que transformem vidas”, afirmou.
Participaram também do evento Fausto Augusto Júnior, presidente do Conselho Nacional do Sesi; Wisley João Pereira, superintendente de Educação do Sesi nacional; Armando da Costa Neto, superintendente executivo do Sesi Bahia; Rowenna Brito, secretária estadual de Educação; e Cléssia Lobo, superintendente executiva de Educação e Cultura do Sesi Bahia.
Atrações e programação
O festival oferece diversas atividades, incluindo a 1ª Feira Nacional de Iniciação Científica (Fenic) e o Torneio Regional de Robótica First Lego League (FLL). Outras atrações incluem o museu interativo SESI LAB, torneios de cubo mágico, jogos de tabuleiro na luderia São Jogue, oficinas de robótica no Buzu Tec e apresentações no Palco Cultura e Tecnologia.
As atividades seguem neste sábado (14), das 9h às 15 horas, com ingressos gratuitos disponíveis pelo Sympla ou no local. O evento também oferece estacionamento e translado gratuitos na AABB (Piatã).
Ciência transformadora
Cléssia Lobo enfatizou como a educação e a ciência são fundamentais para enfrentar problemas sociais. “Os jovens estão preocupados com questões como poluição, meio ambiente e desigualdade. As soluções que eles estão propondo aqui são a prova de que a educação transforma e que precisamos continuar investindo nesse caminho”, declarou.
Armando da Costa Neto, superintendente do Sesi Bahia, revelou planos de criar uma premiação especial para escolas públicas em 2025. “Queremos abrir ainda mais espaço para as escolas públicas e, no próximo ano, esperamos levar uma delas para um evento nacional”, anunciou.
Histórias de superação e inovação
Entre os jovens cientistas presentes, Pedro Arruda, de 17 anos, aluno do Sesi Maringá (PR), destacou a importância do evento para sua carreira. “Estar aqui pode mudar minha vida. Nunca teria condições de vir do Sul ao Nordeste para apresentar meu projeto. Isso é uma grande oportunidade para quem quer crescer na ciência”, disse.
A equipe do Sesi de Vitória da Conquista (BA) impressionou ao desenvolver um incenso natural feito de pó de café e extrato de citronela para combater o mosquito Aedes aegypti. “Fazer ciência no Brasil é um desafio. Mas saber que ainda existem pessoas que acreditam e querem apoiar faz tudo valer a pena”, afirmou Lavínia Tavares, de 16 anos.
Inclusão e democratização
Um destaque especial foi a participação de escolas públicas apoiadas pelo Sesi, como a CMEI Mário Altenfelder, do bairro do Lobato, em Salvador. Mirian Pinheiro, de 11 anos, integrante da equipe “Lobato que Transforma”, celebrou a experiência: “Nunca pensei que pudesse participar de algo assim. Aprendi muito sobre biodiversidade e conheci pessoas incríveis.”
O clima vibrante de competição e inovação tomou conta das arenas de robótica e das apresentações científicas. O evento reforça a importância da educação científica como ferramenta de transformação social e desenvolvimento humano, consolidando-se como um marco no cenário educacional brasileiro.
Mais Lidas
Cidades
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Últimas Notícias
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro
Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus
Governo Trump intensifica políticas anti-imigração; inicialmente, voo teria como destino final Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte