Hub Salvador lança programa de inovação aberta com foco em startups e parcerias estratégicas
Iniciativa será apresentada durante o evento ‘Conexões que Inovam’, que acontece nesta segunda-feira (16)

O Hub Salvador dará início, nesta segunda-feira (16), ao Programa de Inovação Aberta, que visa fomentar a criação de soluções colaborativas entre empresas, setor público, startups e centros de pesquisa. A iniciativa será apresentada durante o evento “Conexões que Inovam”, que acontece a partir das 14h, na sede do Hub, localizada na Avenida da França, 393, no Comércio.
Durante o encontro, representantes de diferentes setores terão acesso à Plataforma Redes, uma ferramenta digital criada para aproximar agentes do ecossistema de inovação, estimulando o desenvolvimento de projetos conjuntos e a solução de desafios reais do mercado.
Programa visa fortalecer a inovação colaborativa
O diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban, destaca a importância da iniciativa como parte de um novo modelo de gestão do Hub Salvador. “Ao incorporar a colaboração em seu cerne, a Semit, como mantenedora e gestora do Hub Salvador, apoia um modelo de negócio para navegar pelas mudanças constantes e para prosperar em uma era de complexidade”.
Segundo ele, o programa será responsável por “alavancar o uso de ideias internas e externas nos processos de inovação e gerar valor compartilhado visando promover o crescimento do ecossistema de Salvador”, afirma.
O Hub Salvador, instalado em imóvel cedido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), é gerido pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Cepedi). O espaço atua como ambiente facilitador para a formação de conexões estratégicas e estímulo à inovação na capital baiana e na Região Metropolitana.
O CEO e coordenador executivo do Hub Salvador, Antonio Rocha, ressaltou o papel estratégico do programa. Segundo ele, o lançamento do Programa de Inovação Aberta marca uma nova fase de entregas do Hub para o ecossistema da capital baiana.
“Com essa iniciativa, o Hub Salvador reafirma seu compromisso com a construção de uma cultura de inovação aberta e colaborativa, reconhecendo o protagonismo das micro e pequenas empresas nesse processo — especialmente no mês em que se comemora o Dia Nacional das MPMEs Inovadoras, em 27 de junho”, resumiu.
A programação começa com a palestra “Inovação Aberta na Prática: Parcerias que Movem o Mercado”, conduzida por Andreza Rocha. A especialista, fundadora e diretora executiva da AfrOya Tech Hub, vai abordar casos reais de cocriação entre empresas e startups, ressaltando o impacto das parcerias estratégicas. Andreza foi eleita uma das personalidades negras mais influentes da Lusofonia pela Bantumen/Powerlist e recebeu o reconhecimento de Linkedin Top Voice em Inteligência Artificial 2023.
Em seguida, às 15h, Cássio Rodrigues Juvenal e Douglas Freitas Costa comandam o talk “Fomentos e Financiamentos: Oportunidades para MPMEs que Inovam”. Juvenal, administrador com MBA em Gestão de Projetos e gerente de Produtos e Serviços no Hubine – Hub de Inovação do Banco do Nordeste, apresentará políticas públicas e editais de fomento disponíveis para empresas inovadoras.
O analista regional da Finep no escritório Nordeste e Bahia, Douglas Freitas Costa, também participará do painel. Advogado e contador, com especializações nas áreas jurídica e financeira, Costa possui experiência na Finep desde 2012, atuando no acompanhamento técnico e financeiro de projetos de inovação.
Lançamento oficial e apresentação da Plataforma Redes
A partir das 15h45, será realizado o lançamento oficial do Programa de Inovação Aberta do Hub Salvador. Na ocasião, serão detalhadas as diretrizes, metas e parcerias estratégicas envolvidas na iniciativa, além dos próximos passos a serem seguidos.
Na sequência, às 16h15, os participantes conhecerão a Plataforma Redes. A ferramenta digital foi criada para integrar os diversos atores do ecossistema de inovação de Salvador, permitindo a formação de redes colaborativas em torno de projetos e desafios compartilhados.
O evento será encerrado às 17h com um momento dedicado ao networking. A proposta é fortalecer os vínculos entre os participantes, ampliando as oportunidades de parcerias futuras no campo da inovação aberta na capital baiana.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Instituto baiano entra para a maior rede de sustentabilidade do mundo
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança

IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026
É a primeira vez que novo regime de meta contínua, em vigor desde 2025, é desrespeitado