Homenagens a Divaldo Franco destacam seu legado de amor e caridade; sepultamento acontece durante todo dia na Mansão do Caminho
Autoridades e artistas usaram suas redes sociais para prestar homenagens ao médium e líder espírita, falecido nesta última terça-feira (13)

Autoridades e artistas usaram as redes sociais, entre a noite de terça-feira (13) e a manhã desta quarta-feira (14), para prestar homenagens ao médium e líder espírita Divaldo Franco, que faleceu aos 98 anos, por falência múltipla dos órgãos. Desde 2023, ele enfrentava problemas de saúde, incluindo o diagnóstico de câncer de bexiga em novembro do ano passado. Entre as personalidades que se despediram do médium estão o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil); além de cantores como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown.
O velório de Divaldo irá acontecer nesta quarta-feira, das 9h às 20h, no ginásio de esportes da Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima, em Salvador. Será aberto ao público e seguirá um pedido feito pelo médium, para que as cerimônias fúnebres fossem de curta duração, sem cortejo em carro aberto e com o caixão fechado. O sepultamento ocorrerá na quinta-feira (15), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz, na capital baiana
Jerônimo Rodrigues
O governador da Bahia, que atualmente está na China participando da comitiva do presidente Lula, destacou a trajetória de Divaldo, afirmando que o líder religiosos teve uma trajetória única e deixa um grande legado para o espiritismo. Jarônimo ainda afirmou que o legado do médium se equipara aos de papa Francisco e do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.
“Sua partida se soma à recente despedida do papa Francisco e de Pepe Mujica – líderes com trajetórias marcadas pelo amor, respeito e cuidado ao próximo”, escreveu o petista.
O governador destacou que ele e sua esposa, a primeira-dama Tatiana, se solidarizam com os familiares, amigos e seguidores do médium e pediu que seus ensinamentos continuem vivos dentro “entre nós”.
Bruno Reis
O prefeito de Salvador lamentou a morte de Divaldo Franco em nota oficial. No texto, Bruno Reis destacou o papel do médium como um dos maiores líderes espirituais do Brasil e exaltou seu exemplo de dedicação à paz e à dignidade humana. Ele também frisou que o legado do médium, especialmente com a Mansão do Caminho, seguirá inspirando gerações.
Para o prefeito, a atuação de Divaldo ultrapassou fronteiras religiosas e tocou corações com sabedoria e humildade. Ele também expressou solidariedade aos familiares, amigos e admiradores do líder espírita.
“Divaldo Franco foi um incansável defensor da fraternidade e da solidariedade. Sua atuação ultrapassou fronteiras religiosas, tocando corações e mentes com sua sabedoria e humildade”.
“Que sua luz continue a nos inspirar na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e compassiva”, completou o prefeito.
ACM Neto
O ex-prefeito de Salvador e atual vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, também homenageou Divaldo Franco. Em sua mensagem, destacou o carisma e a atenção do médium com todos, além de sua postura firme na defesa da paz, do respeito e da tolerância.
ACM Neto ainda relembrou a importância da Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima, em Salvador, como um espaço transformador que ofereceu dignidade, educação e esperança para milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social.
“Para quem não conheceu, vale à pena visitar a Mansão do Caminho, em Salvador, obra grandiosa que ele ajudou a construir, onde acolheu milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo dignidade, educação e esperança”, destacou Neto.
Ana Paula Matos
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvado, Ana Paula Matos (PDT), homenageou Divaldo ressaltando o legado de amor, fé, esperança e compromisso com a caridade. Carinhosamente chamando o médium de “Tio Di”, Ana Paula relembrou os encontros que teve com o líder religioso, com quem mantinha um contato próximo.
“Fico com as lembranças dos nossos encontros, sempre marcados por fé, amizade e sorrisos. Sua missão na Terra foi cumprida com grandeza, e sua mensagem de amor e esperança permanecerá viva em nossos corações”, declarou Ana Paula.
Ana Paula ainda se despediu de Divaldo afirmando que o “mundo se despede de um verdadeiro mensageiro da paz. Que a espiritualidade o receba de braços abertos, com a mesma luz que ele espalhou entre nós”.
Ivana Bastos
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), também comentou a partida de Divaldo. Durante a homenagem Ivana destacou o trabalho do médium, focado na caridade, educação e espiritualidade.
“Sua vida foi marcada por um compromisso profundo com a caridade, a educação e a espiritualidade. Fundador da Mansão do Caminho, Divaldo acolheu milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, transformando realidades com afeto, disciplina e oportunidade”, declarou.
José Medrado
O professor, fundador e presidente da fundação Cidade Luz, José Medrado, também presou homenagens ao líder religioso. Segundo ele, o médium pode descansar em paz sabendo que sua missão foi cumprida.
“Desencarna Divaldo Franco . Certamente, um dos seus últimos haustos de vida deve ter sido a conclusão: missão cumprida. Que siga sob o amparo dos amigos espirituais”, escreveu Medrado.
Ivete Sangalo
A cantora Ivete Sangalo usou suas redes sociais para lamentar a morte do médium e exaltar sua trajetória de vida. Em uma publicação, ela escreveu que Divaldo sempre se dedicou a acolher e transformar vidas com sabedoria, doçura e propósito. Afirmou ainda que a caminhada do líder espírita servirá de exemplo para todos os que compreendem a mensagem da caridade.
“Sua vida dedicada a abrigar, acolher e transformar tantos sem medir quaisquer esforços, sempre com doçura, sabedoria, resiliência e propósito, servirá de exemplo àqueles que, assim como você, entendem a mensagem da caridade”, escreveu Ivete.
Carlinhos Brown
O cantor Carlinhos Brown homenageou Divaldo com uma imagem em que ambos aparecem. No texto, o cantor escreveu que o médium foi um canal entre os céus e a terra, sempre atento às dores dos outros, promovendo melhoramentos espirituais. O cacique ressaltou que, mesmo após a partida, ele permanece presente no afeto dos que o chamarem.
“Ele, que já escutava entre os céus e a terra aqueles que buscavam se comunicar, para ditar em nós melhoramentos e correções precisas, para nos aproximar de Deus, da paz — agora mais do que nunca. Podemos recorrê-lo, chamar por ele. Ele nos escuta, em todo o afeto na sua volta para o feto”, destacou Brown.
Federação Espírita Brasileira
A Federação Espírita Brasileira (FEB) publicou uma nota nas redes sociais exaltando o legado espiritual de Divaldo Franco e o impacto de sua obra no Brasil e no exterior. A entidade agradeceu pelos ensinamentos deixados e expressou solidariedade à comunidade espírita.
“Lembrarmos de nosso querido amigo, mas não esquecermos que a libertação se fez. Enquanto aqui ficamos saudosos, imaginamos a festa no Plano Espiritual com a sua chegada depois de uma existência exitosa, completista, deixando esse imenso legado para a humanidade”, escreveu o presidente da FEB, Jorge Godinho.
Trajetória de fé e dedicação
Divaldo iniciou sua missão espiritual em 1952, com a fundação da Mansão do Caminho, espaço criado por ele. Desde então, a instituição se transformou em um grande complexo educacional e de acolhimento social. No local, são oferecidos ensino fundamental e médio, cursos profissionalizantes e atendimento de saúde, beneficiando milhares de crianças, jovens e famílias de baixa renda.
A obra é mantida com recursos da venda de livros psicografados por Divaldo, gravações de palestras, seminários e entrevistas. Ao longo da vida, ele publicou mais de 250 títulos. Em 2015, ganhou uma biografia escrita pela jornalista Ana Landi. Divaldo não teve filhos biológicos, mas era reconhecido como pai por cerca de 685 pessoas que acolheu e orientou ao longo dos anos.
Mais Lidas
Cidades
Tragédia em SC: queda de balão deixa 8 mortos no sul do país
Elevador do Hospital Português despenca com duas funcionárias em Salvador
Últimas Notícias

Multidão lota o Pelourinho em noite de forró e emoção no São João da Bahia

Flávio José e Jorge e Mateus arrastam multidão no terceiro dia do São João de Santo Antônio de Jesus, que reuniu mais de 100 mil pessoas
Momento mais aguardado ficou por conta da dupla Jorge e Mateus, que fez o público cantar em coro seus maiores sucessos

China condena ataques dos EUA ao Irã e alerta para risco de guerra nuclear no Oriente Médio
Bombardeios a instalações nucleares iranianas provocam reação internacional; China, UE e Omã pedem cessar-fogo e diálogo imediato

Clubes brasileiros brilham no Mundial de Clubes 2025: veja as chances de classificação após a 2ª rodada
Times do Brasil seguem invictos e lideram seus grupos; Flamengo já está nas oitavas, enquanto Fluminense surpreende e assume a liderança do grupo mais equilibrado da competição

Deputada de oposição a Trump pede impeachment do presidente após ataque ao Irã
Decisão unilateral do presidente norte-americano provoca reação no Legislativo e alerta da ONU sobre risco de escalada internacional

Camaforró 2025 promove inclusão com intérpretes de Libras e espaço acessível para pessoas com deficiência
Festa junina de Camaçari adota medidas inéditas de acessibilidade e fortalece diversidade com destaque para o Caramanchão

Lula vai participar pela 4ª vez seguida do 2 de Julho; aposta é de conter desgaste político e reforçar apoio no Nordeste
Presidente deve marcar presença no desfile cívico de Salvador e retomar discurso sobre nova leitura da independência do Brasil

Estados Unidos bombardeiam instalações nucleares do Irã e elevam tensão global
Ataques atingem principais centros de enriquecimento de urânio iranianos; Israel endurece restrições e Congresso dos EUA avalia resposta institucional

Camaforró 2025 atrai mais de 80 mil pessoas e celebra o forró com shows até o amanhecer
Segunda noite do evento em Camaçari reúne grandes nomes do forró e conta com forte esquema de segurança e clima de tranquilidade

Tony Salles e Filomena Bagaceira são destaques no São João da Bahia; noite de sábado teve mistura de pagodão e forró
Apresentações no Parque de Exposições atraem multidão e celebram os ritmos do axé, pagode e forró na noite de sábado

Com chapéu icônico e hits apaixonados, Natanzinho Lima agita São João 2025 em Salvador
Apresentação no subúrbio de Paripe marca estreia do cantor cearense nas festas juninas da capital baiana