Heloisa Brito detalha avanços e planos e diz que Polícia Civil passa por transformação
Segurança pública ganha reforços com ampliação do efetivo e novas unidades especializadas
A Polícia Civil da Bahia está em um momento de transformação, com investimentos estratégicos para melhorar a segurança pública no estado. Segundo a delegada-geral, Heloisa Brito, o foco está na ampliação do efetivo, criação de novas delegacias e implementação de tecnologias avançadas. Essas ações visam tornar as investigações mais eficientes e fortalecer o atendimento à população.
“Teremos o Instituto de Planejamento e Estatísticas da Polícia Civil que organizará todos os dados e todo o planejamento consequentemente. Vamos ter aqui uma delegacia de furtos e roubos, com uma delegacia emblemática, uma delegacia que trabalha nas grandes investigações, mas também uma delegacia de combate aos crimes contra os coletivos. Além disso, a sede da nossa coordenação de conflitos fundiários que lida a questão dos povos originais. Vamos ter também aqui o departamento de proteção às mulheres e grupos vulnerabilizados, além de um prédio único para a corrededoria, fortalecendo também o sistema de correção, primando aí pela honestidade e hombridade de todos os nossos servidores”, explicou Heloisa Brito.
Ampliação do efetivo da Polícia Civil e novo concurso público
A delegada-geral ressaltou que a corporação tem enfrentado desafios relacionados à falta de efetivo, resultado de um longo período sem concursos e de aposentadorias em massa. No entanto, ações estão em curso para reverter esse quadro.
“Os problemas que nós encontramos, que nós estamos avançando aí com o apoio do governador do Estado, do secretário, Marcelo Werner, é exatamente trazer mais pessoas para as nossas estruturas. Nós ficamos um tempo sem concursos, tivemos um período muito grande de aposentadorias como mudança das regras da Previdência, e agora nós já conseguimos mil novos servidores e esse mês também, em novembro, o governador mandou para a Assembleia, uma mudança legislativa que vai nos permitir fazer o concurso para mais 2.300 servidores”, afirmou.
“Hoje nós temos, então, de 5.860 servidores e queremos chegar àquele que está previsto em lei, que é 8.900. Sepender dessa que vos fala, já vai ser agora em 2025 [o concurso], mas claro que nós já mandamos o pedido, inclusive, para a SAEB e estão sendo feitas aí as questões administrativas. Com certeza o governador já sinalizou que, assim que for possível, ele vai liberar para que a gente consiga fazer um novo concurso”, reforça Heloisa.
Redução de crimes nos transportes coletivos
A delegada destacou também os avanços no combate a crimes nos transportes coletivos em Salvador, com redução significativa nas ocorrências.
“Nós temos reduções enormes, nós estamos aqui com as reduções sendo de 35% nas ocorrências. Quem, como o senhor anda de coletivo, já pegou uma situação que nós tínhamos mais de quase 100 ocorrências por dia em toda Salvador. Então isso tem diminuído muito com a aproximação das equipes da Polícia Civil com a Polícia Militar que trabalha especificamente nisso, mas principalmente a realização de muitas prisões que estão sendo feitas pelas nossas equipes de investigação e a forma que essa parceria também que nós temos feito com as empresas de ônibus”, afirmou Heloisa.
Reconhecimento facial e integração tecnológica
Outro destaque foi o uso de tecnologias como o reconhecimento facial, que tem ajudado a Polícia Civil a aumentar a eficiência nas prisões.
“Nós temos trabalhado com o processo de reconhecimento facial, são mais de 2.100 pessoas que já foram presas aí, fruto do trabalho, principalmente de investigação, porque quando a gente bota o mandado de prisão, ele advém de uma investigação feita pela Polícia Judiciária, então nós temos funcionado muito bem com o reconhecimento facial, mas principalmente a integração entre as instituições. É isso que tem feito e continua fazendo a diferença na nossa”, finalizou.
Mais Lidas
Cidades
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Últimas Notícias
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Senador era acusado de interferir para criação de legislações favoráveis a Richard Klien, empresário do setor portuário
Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência
Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X