Heloisa Brito detalha avanços e planos e diz que Polícia Civil passa por transformação
Segurança pública ganha reforços com ampliação do efetivo e novas unidades especializadas
A Polícia Civil da Bahia está em um momento de transformação, com investimentos estratégicos para melhorar a segurança pública no estado. Segundo a delegada-geral, Heloisa Brito, o foco está na ampliação do efetivo, criação de novas delegacias e implementação de tecnologias avançadas. Essas ações visam tornar as investigações mais eficientes e fortalecer o atendimento à população.
“Teremos o Instituto de Planejamento e Estatísticas da Polícia Civil que organizará todos os dados e todo o planejamento consequentemente. Vamos ter aqui uma delegacia de furtos e roubos, com uma delegacia emblemática, uma delegacia que trabalha nas grandes investigações, mas também uma delegacia de combate aos crimes contra os coletivos. Além disso, a sede da nossa coordenação de conflitos fundiários que lida a questão dos povos originais. Vamos ter também aqui o departamento de proteção às mulheres e grupos vulnerabilizados, além de um prédio único para a corrededoria, fortalecendo também o sistema de correção, primando aí pela honestidade e hombridade de todos os nossos servidores”, explicou Heloisa Brito.
Ampliação do efetivo da Polícia Civil e novo concurso público
A delegada-geral ressaltou que a corporação tem enfrentado desafios relacionados à falta de efetivo, resultado de um longo período sem concursos e de aposentadorias em massa. No entanto, ações estão em curso para reverter esse quadro.
“Os problemas que nós encontramos, que nós estamos avançando aí com o apoio do governador do Estado, do secretário, Marcelo Werner, é exatamente trazer mais pessoas para as nossas estruturas. Nós ficamos um tempo sem concursos, tivemos um período muito grande de aposentadorias como mudança das regras da Previdência, e agora nós já conseguimos mil novos servidores e esse mês também, em novembro, o governador mandou para a Assembleia, uma mudança legislativa que vai nos permitir fazer o concurso para mais 2.300 servidores”, afirmou.
“Hoje nós temos, então, de 5.860 servidores e queremos chegar àquele que está previsto em lei, que é 8.900. Sepender dessa que vos fala, já vai ser agora em 2025 [o concurso], mas claro que nós já mandamos o pedido, inclusive, para a SAEB e estão sendo feitas aí as questões administrativas. Com certeza o governador já sinalizou que, assim que for possível, ele vai liberar para que a gente consiga fazer um novo concurso”, reforça Heloisa.
Redução de crimes nos transportes coletivos
A delegada destacou também os avanços no combate a crimes nos transportes coletivos em Salvador, com redução significativa nas ocorrências.
“Nós temos reduções enormes, nós estamos aqui com as reduções sendo de 35% nas ocorrências. Quem, como o senhor anda de coletivo, já pegou uma situação que nós tínhamos mais de quase 100 ocorrências por dia em toda Salvador. Então isso tem diminuído muito com a aproximação das equipes da Polícia Civil com a Polícia Militar que trabalha especificamente nisso, mas principalmente a realização de muitas prisões que estão sendo feitas pelas nossas equipes de investigação e a forma que essa parceria também que nós temos feito com as empresas de ônibus”, afirmou Heloisa.
Reconhecimento facial e integração tecnológica
Outro destaque foi o uso de tecnologias como o reconhecimento facial, que tem ajudado a Polícia Civil a aumentar a eficiência nas prisões.
“Nós temos trabalhado com o processo de reconhecimento facial, são mais de 2.100 pessoas que já foram presas aí, fruto do trabalho, principalmente de investigação, porque quando a gente bota o mandado de prisão, ele advém de uma investigação feita pela Polícia Judiciária, então nós temos funcionado muito bem com o reconhecimento facial, mas principalmente a integração entre as instituições. É isso que tem feito e continua fazendo a diferença na nossa”, finalizou.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Catamarã vira em Maragogi, deixando um idoso morto e mobilizando autoridades
STF avalia competência das guardas municipais para policiamento ostensivo
Simm oferece 68 vagas de emprego em Salvador nesta sexta-feira
Mega árvore de Natal da Limpurb será inaugurada na segunda-feira
STF: Moraes veta acesso a prontuários de mulheres que realizaram aborto
Últimas Notícias
STF confirma a constitucionalidade do contrato de trabalho intermitente
Elmar Nascimento adota postura de oposição ao PT após ser preterido na Câmara
Deputado baiano critica petistas durante reunião e aponta divergências na distribuição de emendas parlamentares
Maíra Cardi e Thiago Nigro revelam detalhes da mansão de R$ 40 milhões que compraram de Neymar
Influenciadora apresentou os ambientes da casa e revelou que o local passará por uma reforma completa
STF valida incidência de PIS/Cofins sobre reservas técnicas de previdência complementar
Ministros consideraram que os valores se enquadram nas atividades empresariais típicas das entidades
Catamarã vira em Maragogi, deixando um idoso morto e mobilizando autoridades
Acidente aconteceu na Praia de Barra Grande, envolvendo 50 pessoas; investigações estão em andamento
Presidente Lula já caminha pelo hospital após deixar a UTI, aponta boletim médico
Procedimentos bem-sucedidos garantem evolução clínica do presidente, que segue internado em São Paulo sob cuidados semi-intensivos
AGU aponta desafios para barrar uso de benefícios sociais em apostas esportivas
AGU destaca barreiras práticas e pede esclarecimentos ao STF sobre abrangência da decisão
Fux critica instabilidade legislativa e omissão do Congresso no Brasil
Ministro do STF aponta consequências da 'orgia legislativa' e acusa parlamentares de transferir responsabilidades ao Supremo
Zeca Pagodinho anuncia pausa na carreira para se dedicar à família
Antes de interromper apresentações, cantor realizará três shows de despedida temporária; saiba quando
Câmara dos Deputados aprova castração química para pedófilos; veja como bancada baiana votou
Proposta, que modifica ECA, inclui castração química como punição adicional para pedófilos; dos 39 baianos, apenas 19 votaram a favor
Após críticas de Robinson, Coelba diz que rato provocou curto-circuito interno na AL-BA; veja a foto
Petista atribui episódio no Legislativo como ineficiência da concessionária e defende a não renovação do contrato que termina em 2027