Heliópolis se prepara para retomada das atividades escolares após tragédia que matou quatro adolescentes
Atendimento multidisciplinar e suporte emocional são prioridades para o retorno escolar

A comunidade escolar de Heliópolis deu início, nesta sexta-feira (25), a uma série de encontros com foco na preparação para a retomada das aulas. Em um esforço conjunto, equipes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação do Estado (SEC) e da Prefeitura Municipal estão atuando para apoiar a comunidade, que vive um momento de luto após a morte de quatro jovens, alunos de uma escola da cidade.
As aulas na rede municipal de ensino serão retomadas na próxima terça-feira (29) de outubro. No início desse retorno, as atividades serão voltadas para o acolhimento e a escuta dos alunos e professores. Desde o dia 18 de outubro, quando o ocorrido abalou a comunidade, uma equipe multidisciplinar da SEC e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), composta por psicólogos e assistentes sociais, tem atuado no município para oferecer suporte.
Coordenada por Sarah Vieira, psicóloga e representante do MEC à frente do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Unidades Escolares (NRRUE), a ação conta com a experiência dela em lidar com situações semelhantes no país. Sarah enfatiza o valor desse recomeço: “A maioria dos profissionais está motivada para esse retorno, com algumas modificações e com todo o suporte que nós estamos sendo capazes de proporcionar para eles. É um exemplo de como a união realmente faz acontecer as coisas. Resiliência comunitária nos dá essa grande lição de como a gente se reergue, não esquecendo o que aconteceu, não negando o que aconteceu, pelo contrário, honrando as vítimas que se foram e dando toda assistência.”
Os profissionais foram divididos em grupos para participar de reuniões em todas as escolas municipais, ouvindo funcionários e compreendendo suas demandas. Lucas Rocha, professor de Matemática e pai de um adolescente de 14 anos, expressa a necessidade desse diálogo: “A gente tem que retomar. Nunca foi tão necessário falar sobre as emoções como hoje aqui. É muito enriquecedor para a gente como profissionais. A gente também, que somos pais, nos preocupamos, claro, com os nossos filhos. Mas a gente tem que se preocupar, também, com a Educação. Se eles ficarem só em casa, vão ficar muito preocupados. Então, é interessante estar no meio escolar porque a educação transforma.”
Josefa Barbosa, professora do 4° ano, compartilha que se sente mais segura para reencontrar seus alunos após as reuniões. “Eu vejo que necessitam tanto de amor, tanto de pessoas presentes no seu cotidiano, na escola, em casa. Então a gente tem que estar um pouco preparada pra poder retornar. Essas reuniões que estão acontecendo são de fundamental importância pra gente, nos fortalece. Pra poder chegar com mais ânimo, com mais força, com mais energia e com palavras certas.”
Trabalho em conjunto
Na sexta-feira, mais profissionais do MEC, com especialização em gestão de situações traumáticas e violentas em ambientes escolares, chegaram a Heliópolis para acompanhar a comunidade escolar durante a volta às aulas.
Adenildes Oliveira, gestora de uma escola, explica que o apoio conjunto oferece maior segurança. “O governo está atuando diretamente junto com o município. Isso passa segurança para a gente, para os nossos profissionais que estão em sala de aula. Os nossos alunos precisam ser acolhidos, se sentirem seguros na nossa escola. Então a gente está preparando toda a equipe para que possamos acolher no momento oportuno e que sejamos felizes no nosso retorno à escola.”
A secretária municipal de educação, Eluiza Mendes, reforçou o sentimento de união entre os órgãos públicos e a comunidade. “A gente está se unindo, mais do que nunca, para poder ajudar a comunidade e, também, ajudar nossa rede municipal de ensino. Na verdade, toda a educação do nosso município está em luto e precisamos nos unir para que o retorno seja o mais tranquilo possível.”
A superintendente de recursos humanos da SEC e coordenadora do Programa de Atenção e Valorização à Saúde do Professor, Rosário Muricy, sublinha a atuação da equipe multidisciplinar na região. “A Secretaria da Educação dispõe, através deste programa, de equipes multidisciplinares, com trabalhos voltados à promoção da saúde mental e à prevenção a todo tipo de violência e irá permanecer no município enquanto for necessário.”
A escola onde o ocorrido se deu permanece sem previsão de reabertura para atividades letivas, mas segue realizando atendimentos de apoio à comunidade escolar.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Sete curiosidades sobre a Páscoa que você provavelmente não sabia
Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia
Fiéis acompanham ritos da Paixão de Cristo no Centro Histórico de Salvador
Últimas Notícias

Oposição cobra investigação sobre asilo de Lula à ex-primeira-dama do Peru condenada por corrupção
Caso gerou reação imediata no Congresso Nacional e resultou em pedidos de explicações ao Itamaraty

Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Ex-presidente está sob vigilância intensiva e não tem previsão de alta; equipe médica relata melhora progressiva e ausência de dor

Tiago Correia vê intervenção federal como prova do colapso na segurança: ‘atestado de fracasso’
Líder da Oposição na AL-BA afirma que medida é 'indicativo claro da perda de controle do governo estadual diante da violência'

Brasil registra 6 mil mortes e 84 mil feridos em acidentes nas rodovias federais; Bahia está em 2°
Estatísticas de acidentes e mortes variaram significativamente entre estados

Sete curiosidades sobre a Páscoa que você provavelmente não sabia
Semana Santa é mais do que religião: veja curiosidades da celebração e como ela ganha vida na Bahia

Guilherme resiste por 12 horas e conquista primeira vaga na final do BBB 25
Resultado foi definido com desistência de Renata, última adversária na disputa, após 11h59 de prova

Tensão agrária vira embate político: Éden defende Força Nacional e acusa ACM Neto de ‘desespero eleitoral’
Ex-prefeito afirmou que governador precisou ‘pedir socorro’ devido à grave situação em conflitos agrários no Extremo-sul

Glauber Braga encerra greve de fome após Câmara adiar votação sobre cassação
Deputado do PSOL-RJ passou 15 dias em jejum como protesto e permanecerá em recuperação enquanto segue mobilização contra orçamento secreto

Conta de luz vai subir na Bahia: veja quanto sua fatura vai aumentar com novo reajuste
Nova tarifa da Coelba foi aprovada pela Aneel e afeta mais de 6,7 milhões de unidades consumidoras no Estado

Governador participa da Procissão do Fogaréu em Serrinha, que completa 95 anos
Celebração litúrgica remete à última ceia de Jesus com os discípulos