Governo do Estado inicia implantação de ‘Coletivos Bahia pela Paz’ em Jequié para fortalecer juventude e combater violência
Projeto é voltado para adolescentes e jovens de 12 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, além de suas famílias

O programa Coletivos Bahia pela Paz deu início à fase de mapeamento em Jequié, no território do Médio Rio de Contas. A equipe técnica do projeto permanece no município até esta sexta-feira (4), realizando um diagnóstico territorial que irá subsidiar a implantação da iniciativa na cidade. O projeto é voltado para adolescentes e jovens de 12 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, além de suas famílias.
Diagnóstico local orientará implantação
O mapeamento territorial inclui a análise do perfil socioeconômico, dados demográficos, cultura local, mobilização comunitária e iniciativas já existentes voltadas à juventude. Também são identificados os principais desafios enfrentados pelos jovens, como acesso a saúde, educação, assistência social e segurança pública.
De acordo com o coordenador geral dos Coletivos em Feira de Santana e Interiorização, Frank Ribeiro, a chegada a Jequié representa um passo significativo na promoção de direitos e no fortalecimento de políticas para a juventude. “Com a implantação do Coletivo, os jovens e suas famílias terão acesso a acolhimento, escuta qualificada, orientação para políticas públicas e acompanhamento psicossocial“, afirmou.
Interação com equipamentos e lideranças locais
A coordenadora pedagógica Jaqueline Santos explicou que o processo também inclui entrevistas com moradores e visitas a equipamentos públicos, como escolas, associações comunitárias e unidades de saúde. As visitas ajudam a construir um panorama completo que orientará a atuação dos Coletivos no município.
“Nosso objetivo é construir um diagnóstico da realidade local, realizando um levantamento que vai orientar a implantação do Coletivo na cidade”, disse.
Na última terça-feira (1º), foram visitadas escolas, unidades do CRAS, o projeto Neojiba e outros serviços locais. Houve também diálogo com o comando local da Polícia Militar sobre possíveis espaços para a instalação do Coletivo.
Expectativa nas comunidades
Para o gestor do Colégio Estadual Dr. Milton Santos, Jefferson Andrade Rosa, a chegada do projeto como uma resposta às demandas sociais dos estudantes.
“Receber o Coletivo Bahia pela Paz, para a gente, é uma satisfação grande. Precisamos de parceiros para as nossas demandas enquanto colégio estadual, onde atendemos 700 alunos que precisam de apoio, de assistência, de afeto, proteção, de ações. E quanto mais a gente puder oferecer pra eles, melhor. É isso que a gente quer, uma sociedade com maior estrutura”, afirmou.
Expansão do programa pelo interior
Os Coletivos Bahia pela Paz estão presentes em Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana e, agora, em processo de interiorização. O projeto contempla 24 unidades distribuídas em municípios como Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Dias D’Ávila, Jequié, Santo Antônio de Jesus e Valença.
Sobre o programa Bahia pela Paz
Coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o programa Bahia pela Paz promove cidadania e direitos humanos em territórios vulneráveis da Bahia. A proposta é construir novas abordagens para a segurança pública, com foco em justiça social, cultura de paz e inclusão juvenil. Os Coletivos atuam por meio de serviços comunitários e formações para adolescentes e jovens.
Em Salvador, os Coletivos funcionam nos bairros de Águas Claras, Liberdade, São Caetano e Paripe. Em Feira de Santana, estão localizados nos bairros da Mangabeira e da Conceição.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Instituto baiano entra para a maior rede de sustentabilidade do mundo
Últimas Notícias

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança

IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026
É a primeira vez que novo regime de meta contínua, em vigor desde 2025, é desrespeitado

CNA reage à tarifa de Trump e defende diálogo urgente em prol do agro brasileiro
Confederação representa cerca de 5 milhões de produtores rurais e avalia que a nova tarifa prejudica as economias do Brasil e dos EUA

CNU atrai meio milhão de candidatos nos primeiros dias de inscrição; prazo vai até 20 de julho
Concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos e conta com taxa única de R$ 70