Governo descarta retorno do horário de verão em 2025 e garante segurança energética no país
Segundo ministro Alexandre Silveira, o país possui segurança energética completa, garantida pelo planejamento do setor e pelos níveis de chuva dos últimos anos
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, nesta terça-feira (14), que o Brasil não precisará do horário de verão em 2025. Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, Silveira disse que o país possui segurança energética completa, garantida pelo planejamento do setor e pelos níveis de chuva dos últimos anos. As informações são da Agência Brasil.
“Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, disse o ministro.
Segundo Silveira, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente para avaliar a segurança energética e a modicidade tarifária. Ele afirmou que o planejamento e os índices pluviométricos permitem descartar o retorno do horário de verão.
A declaração foi dada após o apagão que atingiu oito estados, incluindo Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, deixando 16% dos consumidores baianos sem energia durante a madrugada.
Brasil depende de hidrelétricas
Na ocasião, o ministro lembrou que o Brasil depende das hidrelétricas e que o governo lançará um leilão de térmicas e de baterias para armazenar energia solar e eólica. “Elas nos dão segurança energética e dependem das nossas térmicas. Por isso, estamos implementando e vamos, na próxima semana, lançar o leilão das térmicas”, apontou.
Energia renovável e leilões de baterias
Durante o programa, Alexandre Silveira destacou que o Brasil possui grande capacidade de geração de energias renováveis, embora intermitentes. Para lidar com a variabilidade, o governo investe no armazenamento de energia por baterias, permitindo, por exemplo, que a energia solar seja utilizada até às 22h.
“São energias ainda intermitentes. Por isso, estamos com expectativa de lançar ainda este ano nosso leilão de bateria. O vento será armazenado através das baterias”, explicou. Ele ressaltou que esse modelo estabiliza o sistema e garante o fornecimento para o país, mesmo em situações de oscilações pontuais.
O ministro citou apagões recentes na Península Ibérica, em Portugal e Espanha, para exemplificar que a intermitência das energias renováveis é um desafio global.
Apagão de madrugada não indica falta de energia
O apagão, registrado na madrugada desta terça-feira, começou às 0h32 após incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou a linha de 500 kV e interrompeu a interligação entre Sul e Sudeste. Cerca de 10 mil megawatts de carga foram afetados, impactando 16% dos consumidores da Bahia. Em outros estados, o fornecimento foi interrompido por até 20 minutos.
“É importante que a população entenda que não é falta de energia, é um problema na infraestrutura que transmite a energia”, destacou Silveira, lembrando que a falha foi pontual e solucionada rapidamente pelo ONS, que restabeleceu quase todo o fornecimento em até uma hora e meia.
A concessionária Neoenergia Coelba informou que o serviço foi totalmente normalizado em duas horas e quarenta minutos. O ministro reforçou que o sistema brasileiro é robusto e que o investimento em novas linhas de transmissão, de cerca de R$ 70 bilhões, aumentou a segurança do fornecimento.
Mais Lidas
Cidades
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)