Governo da Bahia lança seleção para quase 2 mil professores com salário de R$ 3,2 mil
Vagas são oferecidas por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e contemplam todas as modalidades de ensino

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, nesta quarta-feira (18), o edital de abertura do processo seletivo simplificado para a contratação de 1.906 professores da Educação Básica. As inscrições devem ser feitas pela internet, entre os dias 30 de junho e 20 de julho de 2025, exclusivamente no site.
As vagas são oferecidas por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e contemplam todas as modalidades de ensino, incluindo, pela primeira vez, oportunidades exclusivas para a Educação do Campo. Os interessados precisam possuir licenciatura plena na área de atuação. O edital completo, com todos os requisitos e orientações, está disponível no Portal da Educação.
Contrato de 36 meses
O processo de seleção será realizado em etapa única, com aplicação de prova objetiva prevista para o dia 14 de setembro deste ano. Os candidatos aprovados terão contrato inicial de 36 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período. A carga horária será de 20 horas semanais, com remuneração total de R$ 3.256,70, incluindo vencimento básico e gratificação de função.
A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, destacou os esforços do governo para suprir a demanda por docentes. “Nós publicamos no Diário Oficial desta quarta (18) um processo seletivo para professores em regime especial. Convocamos professores do último concurso, zeramos o cadastro reserva de efetivos, mas a gente ainda precisa de mais profissionais da Educação”, afirmou.
O edital reserva 23 vagas imediatas para a Educação do Campo, aceitando candidatos com licenciatura em qualquer ênfase da área. Além disso, será formado cadastro reserva para atuação em todos os municípios baianos. O prazo de validade do edital é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois. A homologação do resultado final está prevista para o dia 24 de outubro de 2025.
Bahia lidera escolarização de adolescentes
A Bahia alcançou em 2024 a maior taxa de escolarização entre adolescentes de 15 a 17 anos do Brasil, com 95,9% dos jovens dessa faixa etária frequentando a escola. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC).
O resultado representa 662 mil adolescentes baianos matriculados e um crescimento de 6,6% em relação ao ano anterior. Em termos absolutos, foram mais 41 mil estudantes nas escolas em um ano. A Bahia, que em 2023 ocupava a sexta posição nacional, subiu cinco colocações e superou estados como São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rondônia.
A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, destacou que o desempenho é fruto de políticas de permanência escolar. “Os números do IBGE provam que as políticas públicas de permanência dos jovens na escola aplicadas pelo Governo do Estado têm apresentado resultado”, afirmou. Ela citou os investimentos em infraestrutura, alimentação escolar, ampliação das Escolas de Tempo Integral e programas como o Bolsa Presença.
Em complemento à fala, a secretária apontou que o conjunto de medidas tem um único objetivo: garantir que o estudante permaneça na escola. “Graças a todos esses esforços hoje nós comemoramos essa liderança da Bahia entre todos os estados do Brasil”, concluiu.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro