Governo da Bahia define normas para expediente no São João; veja como fica

De acordo com a gestão, a iniciativa busca manter o equilíbrio entre a preservação das tradições culturais e o bom funcionamento da máquina pública


Redação
Redação 03/06/2025 09:32 • Cidades
Governo da Bahia define normas para expediente no São João; veja como fica - Thuane Maria/GOVBA

O Governo da Bahia publicou, na última segunda-feira (2), o Decreto nº 23.763, que define normas especiais para o expediente nas repartições públicas estaduais nos dias 20 e 23 de junho de 2025. As datas antecedem e sucedem os feriados de Corpus Christi, celebrado no dia 19, e o São João, tradicionalmente comemorado em 24 de junho.

Diferentemente do ponto facultativo, em que o expediente é suspenso sem necessidade de compensação, o decreto estabelece que os servidores públicos deverão compensar as horas não trabalhadas. A medida prevê a inclusão de uma hora extra na jornada diária, em dias úteis a serem definidos. A Secretaria da Administração (Saeb) será responsável pela regulamentação detalhada do procedimento.

De acordo com o governo, a iniciativa busca manter o equilíbrio entre a preservação das tradições culturais e o bom funcionamento da máquina pública, garantindo que o atendimento à população não seja prejudicado.

Serviços essenciais manterão funcionamento regular

O decreto ressalta que a regra não se aplica aos serviços públicos considerados essenciais, como saúde, segurança pública e outros setores cuja atividade é indispensável e ininterrupta. Nesses casos, o funcionamento continuará normalmente, sem alterações no expediente.

A fiscalização do cumprimento das medidas será de responsabilidade direta dos gestores de cada órgão estadual. Eles deverão garantir que a compensação de horas ocorra de forma organizada, realizando o controle da frequência dos servidores e ajustando a logística de funcionamento das repartições.

Lançamento oficial do São João da Bahia 2025

No último sábado (31), o município de Tanhaçu foi palco do lançamento oficial do São João da Bahia 2025. A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), secretários estaduais e lideranças locais, marcando o início simbólico dos festejos juninos no interior do estado.

A abertura da programação foi realizada na praça principal da cidade, com apresentações culturais típicas e o show do cantor Adelmário Coelho, ícone da música nordestina. O evento também incluiu a apresentação de quadrilhas juninas, que reforçaram o clima tradicional da festa.

Durante a cerimônia, o governador destacou o compromisso do Estado com a promoção de uma festa democrática, acessível e segura, que valoriza as tradições culturais e fortalece a economia local.

Estado anuncia investimentos em segurança, saúde e cultura

Jerônimo Rodrigues anunciou novos investimentos para reforçar a segurança pública, garantir ações de saúde e ampliar a programação cultural nos municípios que realizam os festejos. Ele destacou a importância da valorização dos pequenos municípios, que a cada ano ganham mais visibilidade com a ampliação da programação junina.

“Aqui na região de Tanhaçu há muitos atrativos, como cachoeiras e belezas naturais. Autorizei recursos para que a Polícia Militar esteja presente, garantindo segurança, além de ações na área da saúde e uma programação cultural diversa, com bandas consagradas e artistas locais”, afirmou o governador.

Críticas a ACM

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), alfinetou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), durante a gravação do podcast Fala, Jero!, exibido na noite desta segunda-feira (2). A provocação ocorreu após o petista receber de uma seguidora um chapéu de vaqueiro, que ele utilizou para ironizar o líder da oposição ao afirmar que “teve gente que usou um chapéu nessa semana sem ser vaqueiro. Quis ser vaqueiro de playground. Não cola não, irmão. Pra ser vaqueiro, tem que ser de verdade”.

A crítica de Jerônimo foi direcionada à participação de ACM Neto na Vaquejada de Lagoa Real, realizada no último fim de semana. Na ocasião, o ex-prefeito esteve no município do Sertão Produtivo, onde posou para fotos com moradores usando um colete e o tradicional chapéu de couro sertanejo, em um gesto que repercutiu nas redes sociais e motivou a provocação do governador.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Projeto de Arthur Lira eleva faixa de isenção do IRPF e pode beneficiar milhões de brasileiros -
Política 23/06/2025 às 22:00

Projeto de Arthur Lira eleva faixa de isenção do IRPF e pode beneficiar milhões de brasileiros

Nova proposta aprovada na Câmara representa passo importante para correção da tabela e redução de desigualdades


Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA -
Internacional 23/06/2025 às 21:10

Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA

Suspensão do tráfego aéreo é uma medida preventiva diante dos 'desdobramentos na região' e está sendo acompanhada de forma contínua pelas autoridades locais


Geraldo Júnior visita São João na Chapada Diamantina e destaca impacto social e econômico das ações do Governo -
Cidades 23/06/2025 às 20:20

Geraldo Júnior visita São João na Chapada Diamantina e destaca impacto social e econômico das ações do Governo

Vice-governador também destacou o modelo de gestão do São João da Bahia, voltado para o cuidado com as pessoas, com ações coordenadas nas áreas de saúde e segurança


Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira -
Cultura 23/06/2025 às 19:30

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira

Cantora terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; ingressos começam a ser vendidos em julho


Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina -
Cidades 23/06/2025 às 18:40

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina

Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local


Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje -
Cidades 23/06/2025 às 17:50

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje

Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros


São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa -
Cultura 23/06/2025 às 17:00

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa

Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino


Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus -
Cultura 23/06/2025 às 16:10

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus

Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano


Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira -
Saúde 23/06/2025 às 15:20

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira

A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União


STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado -
Política 23/06/2025 às 14:30

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado

A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes


Vixe