Governo da Bahia abre inscrições para qualificação gratuita de mototaxistas em 47 cidades; saiba como participar
Iniciativa prevê qualificar 6.500 profissionais em 75 municípios da Bahia entre 2025 e 2027

As inscrições para o projeto Condução Decente, que oferece qualificação gratuita para mototaxistas e motofretistas, estarão abertas entre 20 e 25 de maio. O cadastro deve ser feito pelo formulário disponível no site da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no site. A iniciativa prevê qualificar 6.500 profissionais em 75 municípios da Bahia entre 2025 e 2027.
Na primeira fase do projeto, serão oferecidas 2.395 vagas em 47 municípios. A inscrição não garante matrícula automática, pois os interessados precisam atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo programa.
Entre os critérios, destacam-se o exercício de atividade remunerada com motocicleta, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A por no mínimo dois anos e ter idade mínima de 21 anos.
Além disso, é necessário não possuir curso especializado obrigatório vigente ou ter o certificado expirado, não estar cumprindo suspensão da CNH, nem ter cassação decorrente de crime de trânsito ou impedimento judicial para exercer direitos. A renda familiar do candidato deve ser de até dois salários mínimos.
Cursos e benefícios
Os participantes que confirmarem a matrícula poderão optar entre o curso de Especialização, com 30 horas (25h online e 5h práticas), e o curso de Atualização, com 10 horas (7h online e 3h práticas). Os alunos que obtiverem 100% de aproveitamento receberão kits de proteção individual, diferenciados para mototaxistas e motofretistas, incluindo capacetes, antenas de proteção, coletes e, no caso dos motofretistas, bag térmica.
Além da qualificação, os beneficiados terão acesso a financiamento com juros abaixo do mercado para aquisição de motocicletas zero km de fabricação nacional, podendo financiar até 90% do valor do veículo.
Municípios atendidos e parcerias
Nesta primeira etapa, o projeto contemplará 47 municípios, entre eles Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna, Porto Seguro, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Camaçari e Lauro de Freitas, além de cidades do interior como Juazeiro, Guanambi, Brumado, Seabra, Valença, Alagoinhas, Itacaré e Santo Amaro.
A iniciativa é coordenada pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), Desenbahia e Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (FUNDESE).
Festival de Economia Solidária movimenta mais de R$ 3 milhões
Mais de R$ 3,3 milhões foram movimentados durante os cinco dias do Brasil Nordeste – 1º Festival de Economia Popular e Solidária, realizado no Centro de Convenções de Salvador entre os dias 7 e 11 de maio. O evento reuniu mais de 40 mil visitantes e contou com feira de produtos, painéis temáticos, apresentações culturais e shows musicais, promovendo a integração entre iniciativas da economia solidária da região.
A iniciativa foi uma realização do Consórcio Nordeste em parceria com o Governo da Bahia, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Desenvolvimento Econômico (SDE). Participaram mais de 500 empreendimentos de todos os nove estados nordestinos, com destaque para a representação dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Os expositores comercializaram produtos como alimentos, bebidas, artesanato, vestuário e acessórios, com foco na valorização da produção local.
Durante o festival, foram realizados oito painéis com apresentação de pesquisas acadêmicas e ações de governos e organizações sociais. Os debates resultaram na elaboração de documentos síntese que vão subsidiar o Plano Estadual de Economia Solidária e outras políticas públicas no âmbito do Consórcio Nordeste, com a participação de 86 delegados.
Outro destaque foi a entrega da versão preliminar do Plano Nordeste de Transformação Ecológica a um representante do Ministério da Fazenda. O documento será integrado ao Plano Nacional de Transformação Ecológica, que será apresentado pelo Governo Federal na COP-30, em outubro, em Belém. Mais de 50 entidades participaram da construção coletiva da proposta.
Mais Lidas
Cidades
Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Tragédia em SC: queda de balão deixa 8 mortos no sul do país
Últimas Notícias

Clássico brasileiro no Mundial de Clubes: Palmeiras e Botafogo duelam por vaga nas quartas
Times se enfrentam neste sábado nos Estados Unidos após campanhas instáveis na fase de grupos; Flamengo e Fluminense também disputam classificação

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula