Governo anuncia que VLT de Salvador terá vagões adaptados para marisqueiras e ambulantes
Os trens, fabricados pela CAF, devem chegar ao Brasil em 2025
O Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (23), que solicitou que alguns vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) sejam adaptados para as necessidades do transporte de marisqueiras e ambulantes. Os vagões terão a parte interna alteradas para que as pessoas que vivem da pesca de mariscos possam transportar caixas térmicas e outros materiais utilizados na atividade, para assim assegurar a segurança e conforto destes trabalhadores e dos demais passageiros.
“Estamos confiantes com o avanço das frentes de trabalho e esse foi mais um pedido nosso. Queremos garantir segurança e conforto para as nossas marisqueiras e ambulantes. Então, quem leva seu isopor, seu cooler, sua caixa, terá um local apropriado no vagão, com segurança e conforto”, disse o governador Jerônimo Rodrigues (PT). O pedido de alteração foi feito nesta quarta-feira (23), durante reunião com a direção internacional da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF).
Os trens do VLT começaram a chegar esta semana na fábrica da CAF, empresa fabricante do equipamento, para realização de testes estáticos e restabelecimento técnico e operacional. Os estudos para adaptação para as necessidades de ambulantes e marisqueiras também serão feitos pela empresa e implementados no processo de revisão. Os modelos dos trens são os mesmos produzidos pela CAF na Espanha, que passaram por um implemento tecnológico.
“É um trem super atual, considerado o estado da arte em termos tecnológicos, e tudo que tiver sido melhorado será incorporado. Os trens, que serão recebidos pela Bahia, terão as mesmas condições de um trem novo, características idênticas de operação e manutenção”, declarou Renato Meireles, diretor-presidente da CAF Brasil.
A previsão é que os trens só cheguem ao Brasil no segundo semestre de 2025, com capacidade para 400 passageiros, sendo que 77 estarão sentados e 323 lugares em pé. De acordo com Ana Claudia Nascimento, diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), “a CTB se mantém comprometida em cumprir o cronograma estabelecido, com a expectativa de que, no início de 2026, já tenhamos o primeiro trecho, da Calçada até o Lobato, em operação assistida”.
Ainda segundo Ana Claudia, até 2028 o VLT já deverá estar em operação, com 100% da capacidade. Em setembro, os primeiros carregamentos de trilhos foram levados para a Calçada, onde as obras estão sendo realizadas. O VLT ligará Salvador e a Região Metropolitana (RMS), também fazendo ligações na capital baiana entre os bairros: Ilha de São João a Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras a Piatã.
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